Rafael assumiu a vice-liderança da competição, apenas oito pontos atrás do líder da Cadete. Guilherme segue no quarto lugar na classificação da categoria

Equipe dos irmãos Busato (KMCom / DarkSide Karts)

Fim de semana em alta velocidade na Copa São Paulo Light, na 8ª etapa da temporada de 2023, disputada neste sábado (16), no traçado da Aldeia da Serra, em Barueri-SP. Nas dezenove categorias que disputaram a prova, a Cadete era uma das mais concorridas, com dezenove pilotos alinhando para a largada. Entre eles, os irmãos Guilherme e Rafael Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum), do Paraná, que chegaram com o intuito de fazer outra grande exibição no ano. Eles conseguiram, com Rafael ficando com o título da etapa, enquanto Guilherme subiu ao pódio na quarta colocação.

Ainda na sexta-feira (15), dia dos treinos classificatórios, os Busato perceberam que não teriam vida fácil em mais essa etapa da Copa São Paulo Light de Kart. Guilherme conseguiu fazer um bom tempo e assegurou sua posição na segunda fila, no terceiro posto do grid de largada. Já para Rafael, as dificuldades foram ainda maiores, ficando apenas na sétima colocação, abrindo a quarta fila de largada.

Guilherme Busato 57 e Rafael Busato 97 (KMCom / Gilmar Rose)

No sábado, a Copa São Paulo Light de Kart mostrou por que é o regional mais difícil e disputado do Brasil. Na primeira bateria, Guilherme acabou sendo tocado por outro adversário, saiu da pista e cruzou a primeira volta na última colocação. Em uma grande recuperação, conquistou onze posições e recebeu a bandeirada em sétimo lugar. Por outro lado, Rafael teve um início de prova espetacular, saindo do sétimo para a liderança na primeira volta e mantendo-se assim durante toda a corrida. Ele chegou a receber a bandeirada em primeiro, mas, segundo os comissários, teria tocado no adversário na última curva da bateria e, por isso, perdeu uma posição.

Na segunda bateria da etapa, os irmãos Busato deram outro show de pilotagem. Rafael, que largou em terceiro, na primeira volta já era o líder. Enquanto isso, Guilherme largou em sétimo, mas assumiu a vice-liderança na metade da corrida e continuou assim até o final, “protegendo” o irmão até a linha de chegada, em mais uma dobradinha dos pilotos do Paraná.

“Depois que fiquei para trás na primeira bateria, lutei bastante para chegar ao pódio. Sabia que não dava mais para vencer a etapa, por isso fiquei em segundo, apenas seguindo meu irmão até a linha de chegada. Foi um trabalho em equipe que deu certo”, comentou Guilherme Busato, logo depois de sair do parque fechado.

Guilherme Busato 57 e Rafael Busato 97 (KMCom / DarkSide Karts)

“Foi um grande resultado para a gente no campeonato. Acho que agora estou em segundo na Light e, faltando duas etapas, podemos brigar pelo título, se Deus quiser”, avaliou Rafael, já com o troféu de campeão da 8ª etapa da Copa São Paulo Light.

Como disse Rafael, os irmãos seguem firmes na luta pela conquista da temporada de 2023 da Light, já que, pelas contas da equipe, Rafael assumiu a vice-liderança da competição, apenas oito pontos atrás do líder da Cadete. Guilherme segue no quarto lugar na classificação da categoria.

Os irmãos Busato agora arrumam as malas para embarcar para a Itália, onde encaram duas provas da Rok Cup Vortex, na Itália. Entre os dias 5 e 8 de outubro, na Rok Cup Euro Trophy, e ainda na Rok Cup Superfinal, entre 11 e 14 de outubro. As duas provas serão realizadas no Circuito de South Garda, na cidade de Lonato, Região da Lombardia, na velha bota italiana.

 

Texto por Kako Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Equipe Karteiros vence “Nations Cup” no Mundial de Kart Rental da KWC no Kartódromo Granja Viana

Time capitaneado por Johnny Silva venceu prova de endurance com 5 horas e 50 minutos e que…