Principal Matérias Motovelocidade Hard Enduro: Husqvarna PowerHusky/Itaminas encara as montanhas e pedras de Barão de Cocais (MG) neste fim de semana

Hard Enduro: Husqvarna PowerHusky/Itaminas encara as montanhas e pedras de Barão de Cocais (MG) neste fim de semana

O heptacampeão brasileiro (Gold) Rigor Rico compete em casa na 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro. Na Silver a equipe conta com Benê Coser e Guilherme Costa

Rigor lidera o campeonato na Gold
(Alberto Barbosa)

Abril de 2024 – Conhecida também como a capital nacional do hard enduro, a cidade mineira de Barão de Cocais recebe neste fim de semana, 20 e 21, a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro (BRHE). A Husqvarna PowerHusky/ Itaminas está preparada para mais uma disputa que promete muita competitividade e adrenalina. Entre os destaques do time para a 6ª edição do BarãoManiacs está o heptacampeão brasileiro Rigor Rico #1, que lidera o campeonato na Gold e vai competir em casa.

“Essa etapa será uma prova praticamente internacional com muitos pilotos de fora e com nível altíssimo. Estou bem feliz, preparado e motivado para tentar um bom resultado, agora, em casa e vindo da vitória da primeira etapa”, afirma Rigor que em março conquistou mais um título para o Brasil, o de campeão latino-americano de Hard Enduro na 5ª edição do Rodeo Hard Enduro, na Costa Rica com uma Husqvarna TE250i. Já no Campeonato Brasileiro compete com a TE300. “Estou cada dia mais encaixado com a moto, muito bem mesmo e vou aproveitar que conheço algumas trilhas da região para garantir mais pontos para o campeonato. E será demais competir com a torcida da família e amigos”, completa o atleta de 34 anos, nascido em Barão de Cocais.

O paulista Benê Coser #121 também lutará por mais um pódio e se preparou para isso. “O treino foi forte e estou cada vez mais adaptado a TE300. Será uma etapa muito dura, pois é uma prova respeitada com trilhas brutas, o pessoal da região anda forte e tem o diferencial das pedras que para os mineiros que estão acostumados será mais fácil e nem tanto para nós, mas estamos preparados”, diz o piloto de Socorro, 35 anos, que compete nesta temporada pela Silver e garantiu o quinto lugar no pódio em Morungaba (SP), em março. Coser finalizou a temporada 2023 no Top4 do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro (Gold).

Competindo também na categoria Silver, Guilherme Costa #117 está animado. “As trilhas de Barão de Cocais são desafiadoras e com nível elevado, mas fico confortável para correr na região, pois é o quarto ano que participo do BarãoManiacs. Tenho treinado com intensidade e me sinto preparado para encarar essa etapa, ainda mais com a TE300 que vem pronta para acelerar”, explica o mineiro de 33 anos que reside em Itabirito.

O atual vice-campeão brasileiro de Hard Enduro na Gold, Eduardo Furtado, 24 anos, se recupera de uma lesão e não poderá competir nesta etapa. “Infelizmente ainda não vou conseguir competir e me recuperar para voltar 100% para o campeonato. Estarei com a PowerHusky nos bastidores”, explica o piloto que também é de Barão de Cocais. O paulista Bruno Gonzalez #220 (Bronze) também não competirá nesta segunda etapa.

“Nesta temporada estreamos no campeonato com um time muito competitivo. Além do Motocross e Enduro, nossa intenção é buscar pódios e resultados expressivos também no Hard Enduro e, para isso, os pilotos estão se adaptando muito bem a TE300. O BarãoManiacs é uma prova desafiadora e já tradicional na região e a equipe está preparada para encara as trilhas da região”, destaca  Maurício Fernandes, chefe de equipe e sócio-diretor da Husqvarna no Brasil. Como piloto tem uma longa trajetória no motociclismo off-road, no Hard Enduro já disputou o Red Bull Romaniacs (Romênia), Red Bull Erzbergrodeo (Áustria) e no Brasil, o Red Bull Minas Riders.

A prova – A BarãoManiacs, 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro, promete ser uma das mais exigentes da temporada, pois Barão de Cocais possui uma topografia diferenciada, com terrenos extremos que vão testar técnica e preparação dos pilotos e das motocicletas. Será uma prova em linha de aproximadamente 65km com trilhas abertas nas montanhas da região. São sete categorias em disputa: Gold (nível profissional), Silver (nível avançado), Bronze (nível intermediário), Over 40 Bronze (nível intermediário e pilotos acima de 40 anos), Air Cooled Bronze (nível intermediário e motos refrigeradas a ar), Iron (nível iniciante) e Air Cooled Iron (nível iniciante e motos refrigeradas a ar). Mais informações no site da BRHE

A equipe Husqvarna PowerHusky/Itaminas conta com patrocínio da Husqvarna Brasil, Itaminas, S3 Brasil, Goldentyre Brasil, Ride 100% e Grupo 2W Motors.

Mais informações no site da PowerHusky (clique aqui)  e Instagram @ powerhuskymotorcycles e @husqvarna_motorcycles_br

2ª Etapa Campeonato Brasileiro de Hard Enduro (BRHE)
20 a 21 de abril – 6º BarãoManiacs
Paddock: Praça da Lagoa (R. São Vicente de Paula – Barão de Cocais/MG)

Sábado, 20/04
10h: Volta de apresentação dos pilotos pela cidade
11h às 11h20: Treino Cronometrado categoria GOLD
11h30 às 11h50: Treino Cronometrado categoria SILVER
12h às 12h20: Treino Cronometrado categoria BRONZE
12h30 às 12h50: Treino Cronometrado categoria OVER 40 BRONZE
13h às 13h20: Treino Cronometrado categoria AIRCOOLED BRONZE
13h30 às 13h50: Treino Cronometrado categoria IRON
14h às 14h20: Treino Cronometrado categoria AIRCOOLED IRON
16h30 às 16h45: Corrida categoria AIRCOOLED IRON
16h45 às 17h: Corrida categoria IRON
17h às 17h15: Corrida categoria AIRCOOLED BRONZE
17h15 às 17h30: Corrida categoria OVER 40 BRONZE
17h30 às 17h45: Corrida categoria BRONZE
17h45 às 18h: Corrida categoria SILVER
18h15 às 18h30: Corrida categoria GOLD

Domingo, 21/04
7h: Comboio de largada dos pilotos
8h: Largada do primeiro piloto

P.S. – Programação sujeita a alterações

Campeonato Brasileiro de Hard Enduro 2024
 Etapa 1 – 8 a 10/março – Morungaba (SP)
Etapa 2 -19 a 21/abril – Barão de Cocais (MG)
Etapa 3 – 17 a 19/maio – Osório (RS)
Etapa 4 – 14 a 16/junho – Poços de Caldas (MG)
Etapa 5 – 16 a 18/agosto- Socorro (SP)
Etapa 6 – 20 a 22/setembro- Cuiabá (MT)

MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Granado retoma disputa do Mundial de MotoE

Mais de um mês após a etapa de abertura em Portugal, brasileiro da LCR E-Team disputa na F…