Principal Matérias Velocidade no Asfalto Clássicos de marcas lendárias se enfrentam nas 1000 Milhas Históricas Brasileiras

Clássicos de marcas lendárias se enfrentam nas 1000 Milhas Históricas Brasileiras

Os MG estão sempre presentes (MG Club do Brasil)

A três semanas da largada, a lista provisória de inscritos para as 1000 Milhas Históricas Brasileiras permite antever um verdadeiro desfile de carros clássicos. Os paulistanos poderão vê-los de perto no estacionamento do Shopping Center Iguatemi no dia 17 de maio a partir das 16:00, quando serão entregues os kits de participação e os adesivos com os números dos concorrentes. Para quem estiver na região de São Carlos, o raid de regularidade, integrante do calendário da FIVA (Federação Internacional de Automóveis Antigos), acontecerá entre os dias 18 e 22 de maio, sempre tendo como ponto de partida e retorno o Santa Clara Eco Resort, em Dourado.

Raids de carros clássicos como as 1000 Milhas Históricas Brasileiras permitem aos fãs ver de perto diversos modelos de marcas lendárias. Até o momento, estão inscritos modelos MG, Alfa Romeo, Bentley, BMW, Ferrari, Ford, Jaguar, Mercedes Benz, Porsche, Triumph e Willys. O carro mais antigo é um Jaguar 1948; o mais novo, que participará na classe Turismo, é um Mercedes SLC 300 2017.

Os Mercedes formam até agora o contingente mais numeroso, com sete carros inscritos. MG, BMW e Porsche vêm a seguir, com três unidades. Entre os nacionais, destaque para o Willys Interlagos, modelo esportivo baseado no Alpine A108 francês. Lançado em 1962, o Willys Interlagos marcou época entre os fãs de carros esporte. A unidade inscrita nas 1000 Milhas Históricas é de 1966, sendo uma das últimas a terem sido fabricadas pela Willys Overland do Brasil.

Mercedes formam o grupo mais numeroso até o momento (MG Club do Brasil)

Para incentivar a participação de automóveis de qualquer ano de fabricação e equlibrar a disputa, o MG Club do Brasil aplica um sistema de handicap. Modelos até 1950 têm fator zero – ou seja, são classificados de acordo com os pontos perdidos por atraso ou adiantamento na passagem pelos postos secretos na estrada. De 1951 a 1957, o número de pontos perdidos é acrescido em 15%; de 1958 a 1964, 20%; de 1965 a 1971, 25%; de 1972 a 1978, 30%; de 1979 a 1985, 40%; de 1986 a 1992, 55%; e de 1993 a 1999, 70%. Automóveis modelos 2000 em diante participam à parte, na categoria Turismo, fora da classificação oficial das 1000 Milhas Históricas Brasileiras.

Sobre as 1000 Milhas Históricas Brasileiras

Disputada pela primeira vez em 2011, a 1000 Milhas Históricas Brasileiras estreia neste ano um novo formato, com o evento centralizado no Santa Clara Eco Resort. Cada dia de prova terá um percurso diferente, sempre com largada e chegada no Santa Clara e um passeio integrando a programação. Entre esses passeios, estão uma visita ao Museu Mario Fava, em Bariri (que conta a história de uma viagem de carro de ida e volta entre São Paulo e Nova York, iniciada em 1928 e encerrada dez anos depois); um passeio no barco turístico NM Homero Kränenbühl, que navega em um trechos mais belos do rio Tietê, incluindo passagem pela eclusa de Barra Bonita e almoço a bordo depois de um serviço de canapés no convés do barco; e visitas a duas coleções particulares de veículos clássicos, uma delas a do Museu Agromen.

As inscrições para as 1000 Milhas Históricas Brasileiras estão abertas e informações a respeito podem ser obtidas pelo site www.mgcbr.com.br ou pelo whatsapp (11) 94161-2326.

Sobre o MG Club do Brasil

Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.

O clube organiza raids de regularidade e passeios como as 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Raid de Campos do Jordão e Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses raids percorrem boas estradas, paisagens agradáveis e incluem visitas a pontos de interesse cultural e histórico.

Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta.

Siga o MG Club do Brasil
www.mgcbr.com.br
https://www.instagram.com/mgcbr/
https://www.facebook.com/mgclubdobrasil

Fonte:  Luiz Alberto Pandini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

“Um gostinho especial”: brasileiro detalha primeira vitória no FIA WEC em Ímola

Mais experiente do trio formado por Sean Gelael e Darren Leung, Augusto Farfus detalhou o …