Principal Matérias Velocidade na Terra Rally RN 1500 percorre mais de 1000 km entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba

Rally RN 1500 percorre mais de 1000 km entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba

Evento movimenta comboio de quase 900 pessoas em mais de 30 cidades

A passagem do Rally pelas cidades impacta positivamente diversos setores. Foto: Joa~o Dijorge/ Dfotos.

Rally RN 1500 está prestes a iniciar sua 26ª edição, prometendo emocionar os aficionados por velocidade e aventura, além de impulsionar a economia e encher de entusiasmo as comunidades por onde passa. Com um percurso que atravessa mais de 30 municípios nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, o evento deve alcançar uma população aproximada de 600 mil habitantes, entre os dias 15 e 20 de abril de 2024.

O organizador do evento, Kleber Tinoco, destaca o papel crucial que o Rally RN 1500 desempenha na economia local. “São aproximadamente 50 equipes, 200 competidores, chegando a um total de quase 900 pessoas envolvidas no comboio que irá cruzar os dois estados. A passagem do Rally pelas cidades impacta positivamente diversos setores, movimentando hotéis, restaurantes e pequenos negócios. Especialmente nas cidades-sede e suas circunvizinhas, como São Miguel do Gostoso (RN), Touros (RN), Guamaré (RN) , Acari (RN) e Patos (PB), podemos observar um aumento significativo na atividade econômica”, ressalta Tinoco.

A programação deste ano reserva momentos de pura adrenalina e competição, com os participantes encarando desafios em diferentes paisagens e terrenos nas seguintes cidades: Touros (RN), São Miguel do Gostoso (RN), Pedra Grande (RN), São Bento do Norte (RN), Caiçara do Norte (RN), Galinhos (RN), Guamaré(RN), Jandaíra (RN), Pedra Preta (RN), Lajes (RN), Cerro Corá (RN), Currais Novos (RN), Frei Martinho (PB), Acari (RN), Jardim do Seridó (RN), Caicó (RN), São José do Seridó (RN), Cruzeta (RN), Florânia (RN), São Vicente (RN), Parelhas (RN), Ouro Branco (RN), Santana do Seridó (RN), São José do Sabugi (PB), Várzea (PB), Santa Luzia (PB), São José das Espinharas (PB), São Mamede (PB), Quixaba (PB) e Patos (PB).

O Rally é dividido em seis dias e quatro etapas:

– O dia 15/04 é dedicado às vistorias das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) no Condomínio Vela Santo Cristo, a casa do RN 1500 entre as cidades de Touros e São Miguel do Gostoso.

– No dia 16/04 são realizados os shakedowns das motos, quadriciclos, UTVs e carros, seguido pelo prólogo, briefing médico e da abertura oficial e briefing geral da 26ª edição do RN 1500.

– No dia 17/04 tem início a 1ª etapa do Rally, com saída de São Miguel Do Gostoso e destino a Guamaré. Esse trecho especial é chamado de “Rota das Navegações” e conta com um deslocamento inicial de 33 km, especial de 185 km e deslocamento final de 0 km.

– No dia 18/04 acontece a 2ª etapa, de Guamaré a Acari. O deslocamento inicial conta com 30 km, o trecho especial, intitulado  “O mar vai virar sertão” terá 244 km, e o deslocamento final é de 0 km.

– A 3ª etapa acontece no dia 19/04, partindo de Acari, percorrendo mais cinco cidades do Seridó e retornando a cidade de origem no roteiro nomeado “Sertão de Pedras”. Serão 82 km de deslocamento inicial, 186 km de especial e mais 7 km de deslocamento final.

– O dia 20/04 marca o final do evento, com saída de Acari e chegada em Patos, em um percurso chamado “Ribeira do Seridó”, com um deslocamento inicial de 9 km, trecho especial de 186 km, e deslocamento final de 11 km.

Chuvas e segurança

Devido às chuvas que estão ocorrendo na região, é importante ressaltar que mudanças podem ser realizadas no percurso. No entanto, a organização do evento está atenta às condições das estradas, percorrendo os trajetos diariamente para garantir a segurança de todos os envolvidos. É o que revela o Coordenador de Segurança do Rally RN 1500, Augusto Andrade:

“Estamos totalmente preparados para lidar com as condições variáveis que podem surgir devido às chuvas na região, mantendo uma vigilância constante sobre as condições das estradas, realizando inspeções diárias nos trajetos planejados. Nossa prioridade é sempre a segurança dos participantes, da população que vive pelas cidades que percorremos e estamos comprometidos em tomar as decisões adequadas para garantir um evento seguro e bem-sucedido”.

Sobre o Rally RN 1500

O 26° Rally RN 1500 é uma realização da KTC Produções com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (Fpa/Faep) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (Femorn/Fmp).

Apoio: Governo do RN, Emprotur, Governo da Paraíba, Prefeitura de Touros, Prefeitura de São Miguel do Gostoso, Prefeitura de Guamaré, Prefeitura de Acari, Prefeitura de Patos.

Parcerias especiais: Vela Incorporadora, Sebrae RN, Dafonte Polaris, Trajano Reboques, Aquacoco, Patos Shopping, Amortecedores Off Shox, Brasifort, Baja TT Extremadura.

Apoio institucional: Prefeitura de Galinhos,  Prefeitura de Lajes, Prefeitura de Cerro Corá, Prefeitura de Frei Martinho, Prefeitura de Várzea, Prefeitura de Santa Luzia e Prefeitura de São Mamede.

Suporte: Escola e Escritório, Armação Propaganda, Grupo Gestus Soluções em Gestões, RádioCom, Ibitu Gostoso, Sidy’s TV, Imperial Filmes, DFotos, AEGostoso.

Por: Larissa Cavalcante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Velocidade na Terra está de volta a Ponta Grossa

Também fará parte da programação a festa de premiação aos campeões de 2023, que será neste…