Principal Matérias Velocidade no Asfalto Sperafico é homenageado com o Troféu Moura Brito

Sperafico é homenageado com o Troféu Moura Brito

A premiação foi quarta-feira à noite no Graciosa Country Clube, prestigiada por quase uma centena de empresários e desportistas

Milton Sperafico recebe o troféu Moura Brito das mãos do jornalista Alexandrino Bispo Neto e do desportista Celso Pavia

O ex-piloto Milton Sperafico foi homenageado quarta-feira à noite no Graciosa Country Clube, em Curitiba, com o Troféu Moura Brito. Esta foi a 12ª edição da premiação, que tem a finalidade de valorizar e resgatar a história de personalidades que contribuíram para o crescimento do automobilismo paranaense, nas categorias Piloto, Preparador e Incentivador. Alem de Milton Sperafico, de Toledo, este ano também foram premiados Miguel Beux, de Cascavel, como Incentivador; e Danilo Afornali, de Morretes, como Preparador.

O Troféu Moura Brito tem promoção e organização do desportista Celso Pavia e do jornalista Alexandrino Bispo Neto. Os homenageados só são conhecidos durante a solenidade de premiação. É surpresa até mesmo para os laureados. Todos os anos são convidados inúmeras pessoas para uma “festa de gala”, com a cobrança que cada um doe cinco quilos de alimentos a serem doados ao Instituto Vó Durvina. O mestre de cerimônia começa a ler o currículo de alguém que está presente e a platéia vai tentando adivinhar quem é o homenageado. Sperafico foi fácil. Bastou o locutor anunciar que ele pertencia a uma família de 10 pilotos.

Ao agradecer a premiação, Milton Sperafico disse sentir-se honrado com a láurea, por estar diante de ilustres pessoas que muito fizeram pelo automobilismo, destacando o apoio que sempre recebeu da esposa e dos filhos.

Currículo de Milton Sperafico
– Milton Sperafico começou sua carreira como piloto de Motovelocidade, em 1975, nos autódromos de Cascavel e Curitiba.
– Participou de provas da Motovelocidade até 1979, conquistando o título de campeão Regional nas categorias 50 e 125cc.
– De 1980 a 1982, correu de kart, participando de provas nos campeonatos Paranaense e Paulista.
– Em 1982 participou do motocross, correndo provas no Paraná e no Mato Grosso do Sul.
– Em 1982, iniciou no automobilismo, participando do Campeonato Paranaense de Velocidade, na Divisão 3, ficando em 3º lugar no campeonato.
– Em 1983, sagrou-se Campeão Paranaense da Divisão 3.
– Em 1984, foi campeão Paranaense da Hot Car, categoria que substituiu a Divisão 3 no estado.
– Em 1985, começou a correr no Brasileiro de Fórmula Ford, onde ganhou uma prova no Rio de Janeiro, na 5ª etapa, em Jacarepaguá, recebendo o troféu das mãos do saudoso Ayrton Senna.

– De 1986 a 1989, disputou das provas do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford.
– Em 1990 e 1991, disputou os Campeonatos Paranaense e Gaúcho de Fórmula Ford.
– Em 1992, passou a competir nos Campeonato Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula 3.
– Em 1993, sagrou-se campeão dos Campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula 3 “B”.
– Como dirigente do Esporte a Motor, Milton Sperafico atuou como presidente do Automóvel Clube de Toledo. Foi vice-presidente da Federação Paranaense de Automobilismo; e vice-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, mandato encerrado no início deste ano.
– Nesse período, como piloto e dirigente, acompanhou o desenvolvimento das carreiras de todos os seus sobrinhos, em provas no Brasil, Europa e Estados Unidos.
– Acompanhou todo o desenvolvimento da carreira de piloto do seu filho Guilherme desde o Kart, passando por Stock Car Light e Brasileiro de Turismo.
– O legado da Família Sperafico no Automobilismo Mundial começou em 1973, com o irmão mais velho Dilso Sperafico, que fez sucesso em provas da Divisão 3, no Paraná e pelo Brasil afora.
– De 1973 para até os dias de hoje, a Família Sperafico revelou 10 pilotos para o Automobilismo Brasileiro e Mundial, participando ativamente, nas mais diversas categorias e nos principais autódromos do Mundo.
– Este ano, a Família Sperafico completa 44 anos ininterruptos de participação em provas de automobilismo, o que por si só já justifica esta homenagem do Troféu Moura Brito a Milton Sperafico e alusivos a todos o pilotos do “Clã Sperafico”.

Apoios
O 12º Troféu Moura Brito 2017 contou com o patrocínio do Autódromo Internacional de Curitiba, Helisul Taxi Aéreo, Renault do Brasil e Link Monitoramento, e apoio da Star News BMW, Sincodiv-PR, Centauro-On Seguros, Bana Pneus, Barranco Ferro e Aço e Hipervisão.

Texto: Luiz Aparecido da Silva

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

FPrA homologa classificação do Paranaense de Turismo

Também foram homologados os campeões do Campeonato de Metropolitano de Velocidade de Londr…