Na pontuação das três corridas, o piloto paulista fechou a etapa na nona colocação, entre os dez melhores da categoria Cadete.

Francisco Rocha (KMCom / DarkSide Karts)

Neste último fim de semana, tivemos a décima e última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, corrida disputada na pista do Kartódromo Ayrton Senna. A prova voltou a Interlagos, após ser sediada no traçado de Aldeia da Serra, nas últimas três etapas (7ª, 8ª e 9ª). Na pista, pilotos de quinze categorias na luta pelo título da etapa e da temporada, em cada uma delas. O piloto paulista Francisco Rocha estava na briga pelo pódio na categoria Cadete. Ele que é o atual vice-campeão Brasileiro de Kart, na categoria Rotax Micro Max.

Francisco Rocha só conseguiu fazer sua estreia na sétima etapa da temporada 2023, do Paulista Light. No início do ano, sofreu um acidente e ficou afastado das pistas, mas em sua volta, esteve presente em todas as provas que foram realizadas em Barueri, na pista de Aldeia da Serra, e garantiu um pódio na corrida anterior, quando chegou à quinta colocação. No traçado mais famoso do kart brasileiro, Interlagos, Francisco fazia sua estreia.

Francisco Rocha (KMCom / DarkSide Karts)

Na sexta-feira (8), tivemos a tomada de tempo, que definiu o grid de largada para a primeira bateria dos pilotos da categoria Cadete. Francisco Rocha fez a marca de 59 segundos e 7 milésimos e alinharia abrindo a sexta fila na largada do sábado (9), dia das provas.

Antes das provas, o clima mudou sobre São Paulo e trouxe uma chuva fina na região de Interlagos. Com a pista úmida, a primeira bateria reservou muita emoção e disputas acirradas, com cada centímetro de pista sendo brigado pelos pilotos. Francisco conseguiu boas ultrapassagens e cruzou a linha de chegada na sétima colocação.

Na corrida dois, o piloto do kart 408 seguiu na luta por posições mais à frente. Ele recebeu a bandeirada em quinto, mas recebeu um acréscimo no tempo final, o que o fez cair para o nono lugar.

Francisco Rocha (KMCom / DarkSide Karts)

Na última bateria do dia, Francisco Rocha foi excelente durante toda a prova, fazendo ultrapassagens, e conseguiu, uma a uma, chegar ao quarto lugar, mas na última volta teve problemas com seu kart e acabou finalizando a corrida em décimo quinto. Na pontuação das três corridas, o piloto paulista fechou a etapa na nona colocação, entre os dez melhores da categoria Cadete.

“Foi um dia complicado, com a pista úmida. Fizemos a segunda bateria com pneu de chuva e a pista ficou seca no final. Na última bateria, consegui um bom rendimento durante toda a prova e estava em quarto quando tive problema com meu kart. Mas valeu demais ter participado desta etapa. Ano que vem vamos vir mais fortes, se Deus quiser”, disse Francisco Rocha ao final da etapa do Paulista Light.

O piloto paulista não vai ter muito tempo de descanso, já que no próximo fim de semana volta à pista de Interlagos para a disputa da V11 Challenge. Prova com 50 quilômetros para as categorias Mirim e Cadete, que vão largar juntas, na próxima sexta-feira (15). Na semana seguinte, Francisco Rocha tem um novo compromisso, desta vez com as 50 Milhas da Granja Viana, prova que vai fazer parte das preliminares da famosa 500 Milhas, disputada na pista do Kartódromo da Granja Viana, em Cotia.

 

Texto por Kako Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Giovana Marinoski fica a três pontos da liderança da Rotax Max na Granja

Mesmo em um sábado complicado, a kartista paranaense sai no lucro do Kartódromo da Granja …