Campeão da Copa Brasil, piloto da equipe Fábio Veiga/Mega Kart foi um dos destaques nas baterias finais, ultrapassando mais de 20 concorrentes na F4 Júnior

O piloto João Alécio (Fábio Veiga Kart Team / Mega Kart / Clínica Concept / B1ST / San Marino / FCKart / Práxis Mídia / Kart Machine) superou uma série de adversidades para poder cruzar a linha de chegada entre os dez primeiros colocados na 58ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart (Grupo 1), finalizada no último sábado (14), no Circuito Internacional Techspeed (novo nome do Kartódromo Velopark), em Nova Santa Rita (RS). Ele terminou em oitavo lugar, dentre 34 pilotos presentes na final da categoria F4 Júnior, um dos maiores grids da competição.

Atual campeão da Copa Brasil de Kart – primeiro título nacional conquistado pelo piloto, no último dia 29 de julho, em Penha (SC) –, Alécio também foi um dos destaques no Brasileiro ao conseguir reverter uma situação que parecia incontornável. Sem ter feito nenhum treino na pista sede da maior competição nacional, o jovem piloto de Paulínia (SP) teve de se adaptar rapidamente ao complexo e longo traçado do Circuito Techspeed, enfrentar os desafios de diferentes condições climáticas e ainda sofreu com diversas falhas nos motores, que são sorteados a cada prova.

Após fazer excelente treino antes da tomada, na quarta-feira (11), cravando o 10º melhor tempo, ainda com pista seca, Alécio viu seu desempenho decair durante a sessão de classificação, já com chuva e pista enxarcada. Conseguiu apenas o 30º melhor tempo, muito abaixo do esperado.

Nas duas classificatórias, na quinta (12), largando sempre de 30º, com problemas no motor e uma trinca no chassi, avançou apenas três posições e se classificou para a pré-final em 27º. Na prova que definiu o grid da Final, na sexta-feira (13), João Alécio foi um dos grandes destaques, superando 18 adversários em pista e cruzando a linha de chegada em 9º lugar (13º após punição de painel frontal).

Já na grande Final, no sábado (14), o piloto fez outra bela exibição. Após largar de 13º, superou sete concorrentes e chegou a estar na sexta posição, a um passo do pódio, faltando duas voltas para terminar, quando foi tocado por outro piloto e encerrou a prova em 8º lugar, sua melhor colocação em Brasileiros até o momento (foi 19º em 2022). Alécio ainda cravou a segunda melhor volta entre os nove primeiros colocados, com o tempo de 1min02s984.

“Estou muito feliz por ter conseguido corrigir alguns erros e superar as dificuldades quando tudo parecia que ia dar errado. Estar entre os dez melhores pilotos do Brasil é uma grande conquista para mim. Foi uma semana de muito aprendizado. Só tenho a agradecer à minha equipe Fábio Veiga, do chefe Canjica, que mesmo sem a gente ter treinado no Velopark conseguiu deixar o kart voador. Obrigado também à Mega Kart e a todos os meus apoiadores”, disse João Alécio.

“O João se superou num campeonato muito difícil, com condições adversas e sem conhecimento prévio da pista. Aprendemos muito nesse Brasileiro e vamos para a próxima mais fortes”, comentou o chefe de equipe Fábio Veiga.

Na temporada 2023, Alécio subiu ao pódio em nove das 13 provas disputadas ao longo do ano – Copa São Paulo Light, V11 Aldeia Cup, Copa Brasil e Brasileiro –, conquistando duas vitórias, uma pole position e um título de campeão nacional.

João Alécio conta com o apoio técnico de fábrica da Mega Kart, uma das maiores fabricantes nacionais de karts, peças e acessórios para o kartismo. Ele também conta com o apoio de Clínica Concept Saúde e Bem-estar, B1ST (Be First), Kartódromo Internacional San Marino, Equipe FCKart, Práxis Mídia e Conteúdo e Kart Machine Peças e Acessórios.

 

Fotos: Leonardo Dias

Fonte: Práxis Mídia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Giovana Marinoski fica a três pontos da liderança da Rotax Max na Granja

Mesmo em um sábado complicado, a kartista paranaense sai no lucro do Kartódromo da Granja …