Principal Matérias Velocidade no Asfalto McLaren anuncia Gabriel Bortoleto em seu Programa de Desenvolvimento de Pilotos

McLaren anuncia Gabriel Bortoleto em seu Programa de Desenvolvimento de Pilotos

Brasileiro de 18 anos sagrou-se campeão do FIA F-3 em setembro

Gabriel ao lado de uma das McLarens e Ayrton Senna (McLaren Racing | Divulgação)

A McLaren Racing, umas das escuderias mais tradicionais do automobilismo mundial, anunciou hoje que Gabriel Bortoleto, campeão do FIA F-3 de 2023, juntou-se ao Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. Gabriel trabalhará sob a mentoria do ex-piloto de testes da McLaren, piloto de Fórmula 1 e vencedor de Le Mans, Emanuele Pirro, que lidera o programa.

Integrante da KTF Sports desde a sua fundação, em 2018, Gabriel fez sua estreia em monopostos em 2020 no Campeonato Italiano de F4, onde venceu nas etapas de Monza e Mugello. Ele então passou para Fórmula Regional European by Alpine – FRECA em 2021 e 2022, antes de garantir um lugar na Fórmula 3 com a equipe Trident.

O Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren foi criado em abril, com o objetivo de apoiar jovens pilotos em seu desenvolvimento, desde o kart até a profissionalização facilitando a progressão de talentos emergentes para a Fórmula 1.

Gabriel, Emanuelle Pirro com profissionais da McLares (McLaren Racing | Divulgação)

O jovem de 18 anos do São Paulo junta-se ao piloto da Arrow McLaren na F-Indy, Pato O’Ward, ao piloto reserva da McLaren Formula 1 Team em 2024, Ryo Hirakawa, e ao Jovem Piloto da McLaren, Ugo Ugochukwu.

Emanuele Pirro, Diretor do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren:

“Estou feliz em dar as boas-vindas para Gabriel ao Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. Conheço ele bem desde o início de sua carreira no automobilismo e ele tem tudo o que é necessário, tanto na pista quanto fora dela, para ser uma estrela. Ele também se encaixa muito bem com nossa cultura de equipe na McLaren. Estou ansioso para trabalhar com Gabriel e ajudá-lo a se desenvolver em sua carreira no automobilismo. Ele se junta à nossa talentosa equipe de pilotos com quem estaremos trabalhando em seu desenvolvimento individual, dando-lhe as ferramentas de que precisa para progredir em sua carreira.”

Gabriel Bortoleto disse:

“Estou empolgado por fazer parte do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. Sou grato à McLaren e ao Emanuele por esta oportunidade. Já estive no MTC para um tour e para conhecer a equipe, o que foi uma experiência inesquecível. Estou ansioso para continuar trabalhando no meu desenvolvimento ao lado de uma ótima equipe.”

Divulgação (McLaren Racing | Divulgação)

Sobre a McLaren Racing

A McLaren Racing foi fundada pelo piloto Bruce McLaren há 60 anos, em 1963. A equipe participou de sua primeira corrida de Fórmula 1 em 1966. Desde então, a McLaren conquistou 20 campeonatos mundiais de Fórmula 1, 183 grandes prêmios de Fórmula 1, as 500 Milhas de Indianápolis três vezes e as 24 Horas de Le Mans em sua primeira tentativa.

A McLaren Racing compete em cinco categorias. A equipe compete no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA com os pilotos da McLaren F1, Lando Norris e Oscar Piastr;, na NTT INDYCAR SERIES com os pilotos da Arrow McLaren, Pato O’Ward, Alexander Rossi e David Malukas; no Campeonato Mundial de Fórmula E FIA com os pilotos da NEOM McLaren Formula E Team, Jake Hughes e Sam Bird e, finalmente, no Campeonato Extreme E com os pilotos da NEOM McLaren Extreme E Team, Emma Gilmour e Tanner Foust. A equipe também compete no Campeonato F1 Esports Pro como McLaren Shadow, tendo vencido os Campeonatos de Construtores e Pilotos de 2022.

A McLaren é uma defensora da sustentabilidade no esporte e signatária do Compromisso Esportivo das Nações Unidas para a Ação Climática. Compromete-se a atingir zero emissões líquidas até 2040 e promover uma cultura diversificada e inclusiva na indústria do automobilismo.

 

Jornalista Responsável: Flávio Quick

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Piloto Antonella Bassani, patrocinada pela Volda, assume a liderança da categoria Sprint Challenge da Porsche Cup

Antonella conquistou a 1ª posição na terceira etapa da temporada na categoria Sprint Chall…