Principal Matérias Velocidade no Asfalto KTF Sports levou dois carros ao Top10 em Goiânia

KTF Sports levou dois carros ao Top10 em Goiânia

Em corrida marcada por acidentes, Felipe Baptista e Cacá Bueno fizeram provas de recuperação

Cacá Bueno (Rodrigo Guimarães | KTF Sports)

O Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, recebeu no último domingo as disputas da sétima etapa da Stock Car Pro Series. A principal competição do automobilismo da América Latina reuniu seus 31 carros para as disputas que, num fim de semana de muito calor, abriram a segunda metade da temporada 2023.

Representada pelos pilotos Cacá Bueno #0, Digo Baptista #3, Guilherme Salas #85 e Felipe Baptista #121 a KTF Sports teve uma rodada marcada por muita dificuldade de performance. A pista utilizada nesta rodada utilizou o anel externo da pista Goiana e, com isso, o baixo rendimento dos motores acabou por determinar todo o desempenho da equipe durante as atividades.

Desde o shakedown, passando pelas duas sessões de treinos livres, pilotos, engenheiros e mecânicos trabalharam de forma super intensa em busca de soluções capazes de melhor a velocidade final dos carros. Porém, nem toda a expertise do time colocada em ação foi suficiente para devolver aos carros as boas atuações vistas nas últimas etapas que aconteceram em Interlagos e no Velocittà.

Felipe Baptista (Rodrigo Guimarães | KTF Sports)

Na sessão classificatória, realizada na tarde de sábado, Felipe Baptista foi o melhor carro classificado da equipe tendo garantido apenas a 22ª colocação no grid de largada a uma diferença de quase meio segundo para o pole-position. Digo Baptista ficou com a 24ª colocação, Cacá Bueno com a 28ª e Guilherme Salas com a 29ª.

“Infelizmente numa pista de menos de 3.000 metros com apenas duas curvas o desempenho do motor faz toda a diferença. Trabalhamos muito desde o shakedown em busca de algo que melhorasse a performance, chegamos a trocar o motor do Cacá, mas nosso prejuízo de velocidade para os mais velozes é em média de 7 km/h nas retas. Vamos focar nas estratégias para amanhã e, naturalmente, pensando em melhores colocações na segunda corrida”, avaliou Guilherme Ferro, diretor técnico da KTF.

Num domingo de muito calor a largada para as provas foi autorizada as duas da tarde. Os pilotos da KTF começaram bem e foram, cada um dentro de suas possibilidades na pista, buscando ganhar posições. Felipe Baptista, com o melhor ritmo dos quatro, foi quem conseguiu avançar mais e, junto a um pit-stop perfeito concluiu a primeira prova em 16º. Cacá Bueno terminou em 21º, Guilherme Salas em 25º e Digo Baptista, tocado por um adversário, não concluiu a primeira corrida.

Guilherme Salas (Rodrigo Guimarães | KTF Sports)

Na segunda prova, com o carro 100% abastecido e um ritmo melhor que o visto em todas as demais sessões, Felipe voltou a fazer um grande trabalho. Com inteligência e aproveitando cada centímetro da pista o piloto do carro #121 avançou mais sete posições recebendo a bandeirada final na nona colocação. Cacá Bueno, também muito bem, ganhou várias posições e mesmo tendo sido envolvido em um grave acidente, conseguiu concluir a corrida com apenas três rodas, no décimo lugar. Digo Baptista foi o 15º e Salas, após uma forte batida na primeira volta, não conseguiu concluir a prova.

Passadas as sete primeiras etapas do Campeonato Felipe Baptista é o melhor classificado dentre os pilotos da KTF na oitava colocação, com 127 pontos. Guilherme Salas é o 13º com 120, Cacá Bueno o 24º com 75 e Digo Baptista o 29º, com 20 pontos conquistados. Dentre as equipes a KTF Racing (Felipe e Guilherme) ocupa a 5ª colocação com 247 pontos. A KTF Sports (Cacá e Digo) é a 14ª colocada com 95 pontos.

A Stock Car Pro Series retoma seu calendário daqui a três semanas no Rio Grande do Sul. No Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, a oitava etapa da temporada será disputada entre os dias 15 e 17 de setembro.

 

Jornalista Responsável: Flávio Quick

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Piloto Antonella Bassani, patrocinada pela Volda, assume a liderança da categoria Sprint Challenge da Porsche Cup

Antonella conquistou a 1ª posição na terceira etapa da temporada na categoria Sprint Chall…