Principal Matérias Velocidade no Asfalto Cascavel recebe etapa da Copa Truck com equipe do piloto Fábio Fogaça buscando desempate no primeiro lugar na categoria Super

Cascavel recebe etapa da Copa Truck com equipe do piloto Fábio Fogaça buscando desempate no primeiro lugar na categoria Super

Equipe FFMotorsport, patrocinada pelas marcas Foxlux e Famastil, está empatada com a de Evandro Camargo, ambas com 113 pontos na categoria

Legenda: Equipe FFMOTORSPORT busca desempate do primeiro lugar. Foto: Divulgação

Se ver uma corrida de carro já é emocionante, imagina então assistir a uma corrida de caminhões? É isso que as famílias de Cascavel poderão aproveitar no primeiro domingo de julho (2), quando a cidade recebe a etapa 5 da Copa Truck. O evento, que acontecerá no Autódromo de Cascavel, promete muitas emoções para os amantes da competição, uma vez que os dois primeiros lugares da categoria Super estão empatados com 113 pontos ambos.

“Nossas expectativas para as próximas etapas são muito altas. Desde que montamos a equipe estamos numa crescente e neste momento, em que estamos na liderança do campeonato, queremos melhorar ainda mais o caminhão pra entregar resultados melhores”, prospecta o piloto Fábio Fogaça, filho de uma das maiores lendas da Copa Truck, o também piloto da categoria Pro, Djalma Fogaça, conhecido como “O Monstro”. A Copa Truck acontece desde 2017 e em 2023 tem o maior grid da história, com mais de 30 caminhões correndo. Na competição, são duas categorias: a Pro, em que correm aqueles pilotos com mais tempo de pista, como “O Monstro”, e a Super, em que correm pilotos que entraram após 2017 e da qual Fábio Fogaça está na cabeça de chave.

Foto: Divulgação

A equipe, que é patrocinada pelas empresas do grupo paranaense Vellore, Foxlux e Famastil, possui como diferencial um caminhão feito sob medida, sem apoio de montadoras. “Muitas equipes são chamadas de equipes de fábrica, que são aquelas apoiadas por grandes montadoras e que estão o tempo todo fazendo melhorias de última ponta em seus caminhões sem gastos. Nós, como equipe independente, temos que investir na montagem e na construção do caminhão. Isso poderia ser visto como uma desvantagem, mas de qualquer maneira, a gente se mostra competitivo e esse primeiro lugar mostra que um bom trabalho não depende disso, mas sim de bons apoiadores e muita técnica”, disse o piloto.

O Autódromo de Cascavel, Zilmar Beux, é considerado como uma pista de dificuldade média, mas com particularidades que deixam a competição mais emocionante. “Tem uma curva muito difícil e temida, que é o famoso ‘bacião’, a curva 1 do circuito, que é uma freada em descida. Os caminhões chegam em alta velocidade e a curva também tem um raio longo, o que se torna um risco. Uma curiosidade dessa etapa é que apenas uma curva é à direita em todo o autódromo, e com isso, muitas equipes privilegiem o acerto do caminhão pra fazer curva melhor do lado esquerdo”, conta ele.

Fábio compete na Copa Truck desde 2018, mas somente em 2022, após um hiato das pistas, o renomado Djalma Fogaça voltou para a competição. Desde então, a equipe, que é composta por seis pessoas, incluindo a mãe de Fábio e esposa de Djalma Fogaça, vem se destacando nas competições. “Este ano a nossa equipe se encontra na melhor forma da nossa história. A cada nova corrida evoluímos um pouco mais e queremos manter essa liderança até a final”, disse Fábio.

Foto: Divulgação

Ao todo são nove etapas, e, após Cascavel, Goiânia (GO) e Tarumã (RS) é que serão palco da competição. A super final da Copa Truck, que estava prevista para o mês de agosto, recentemente teve sua data alterada para 10 de dezembro em razão de obras na pista do Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos.

Apoio paranaense

A equipe da família Fogaça é uma das mais conhecidas da modalidade, e contou com o retorno do renomado Djalma Fogaça em 2022. Há 3 anos a equipe conta com o apoio das empresas Famastil e Foxlux, ambas do Grupo Vellore, empresa sediada em Pinhais e que vê no esporte uma forma de aproximar o público com um esporte de aventura como esse. “O apoio da Foxlux e da Famastil veio em uma ótima hora, pois estávamos num momento de mudança grande dentro da equipe. Com certeza não estaríamos onde estamos hoje sem esse apoio”, disse Fogaça.

“A FF Motorsport vem crescendo a cada etapa, a equipe tem em seu DNA algo muito parecido com o Grupo Vellore e suas marcas: são apaixonados pelo trabalho e focados nos melhores resultados. Tanto empenho e dedicação começaram a aparecer logo nas primeiras etapas do ano e para Cascavel a expectativa é de uma grande performance e consequentemente resultado do Djalma e do Fábio. Acreditamos que é possível alcançarmos liderança isolada”, conta Eloir Padilha, diretor de marketing do Grupo.

Serviço

Etapa 5 da Copa Truck
Datas: 2 de julho – domingo
Horário: a partir das 08h
Endereço: Rod. Br 277 Km 592 A 595, 1250 – Cascavel Velho
Valores: os preços variam de acordo com o local. Para mais informações, clique aqui.

Sobre o Grupo Vellore

O Grupo é uma empresa sediada em Pinhais (PR), e que possui em seu guarda-chuva as marcas Foxlux, que comercializa materiais elétricos e de iluminação, e Famastil, conhecida marca de ferramentas, além da Vellore Ventures, aceleradora de startups. O Vellore possui hoje mais de 200 colaboradores e conta com uma fábrica com mais de 7 mil m² e um centro de distribuição com 10 mil m². Recentemente, a marca ficou na 10ª posição das empresas paranaenses com maior faturamento entre empresas atacadistas e distribuidores, chegando a faturar R$ 264 milhões em 2022.

 

Texto por Ana Luísa Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Piloto Antonella Bassani, patrocinada pela Volda, assume a liderança da categoria Sprint Challenge da Porsche Cup

Antonella conquistou a 1ª posição na terceira etapa da temporada na categoria Sprint Chall…