Etapa classificatória teve seletiva nas categorias Mini 2T, OK Júnior e OK FIA

OK Júnior teve grid cheio no Speed Park
(Darkside Karts)

Em duelos cheios de emoção, a Regional Cup de Kart Brasil conheceu neste sábado (8) mais 11 finalistas, que disputarão o título inédito da competição, em julho, no Circuito Internacional Paladino, no Conde (PB).

A etapa classificatória deste sábado aconteceu dentro da 3ª edição do Troféu Ayrton Senna de Kart, no kartódromo Speed Park, em Birigui (SP).

Na Mini 2T, que teve sua primeira classificatória, Rafael Guimarães dominou: fez a pole, venceu as duas baterias e a Final. Davi Honório, segundo colocado, e Vinicius Gabriel da Silva, terceiro, também carimbaram seus passaportes para a Final da Regional Cup.

“Foi um campeonato muito bom. O kart estava muito rápido, consegui fazer a pole, venci as duas corridas e ganhei a Final. Nunca corri no Paladino, mas a expectativa está muito boa. Vou me dedicar muito para ganhar”, comentou o mineiro Rafael Guimarães, de apenas 10 anos.

Vice-campeão no Speed Park, Davi Honário também comemorou a vaga na Regional Cup. “Foi uma ótima experiência. Também nunca corri no Paladino, mas vou treinar bastante para tentar ser o primeiro lá”, disse o piloto.

Na OK Júnior, que realizou sua segunda classificatória para a Regional Cup, Theo Salomão também não deu chance aos adversários. Dominou a tomada, baterias e ficou com a vitória na decisão do Troféu Ayrton Senna.

A categoria selecionou mais três pilotos para a Final da Regional Cup: Pedro Lima, Léo Ramires e Francisco Camilo. Os quatro se juntam aos classificados da primeira seletiva, realizada no mês passado, em Londrina (PR): Guilherme Moleiro, Rafael Busato, Marcelo Tortato e Nicolas Guth.

Bicampeão brasileiro de kart, um dos títulos conquistados justamente no Paladino, o goiano Theo Salomão, de 12 anos, celebrou a vitória no Speed Park e a chance de ganhar uma vaga para o Mundial da FIA, uma das premiações para os vencedores na categoria OK Júnior na Regional Cup.

“Achei a competição muito legal, valendo essa vaga para o Mundial. Nos treinos, eu já estava muito bem. Na tomada, fiz a pole com dois décimos de vantagem, ganhei as classificatórias e a Final”, contou.

“Já corri no Paladino, onde conquistei um título Brasileiro, então, estou bem confiante. Vamos para cima”, completou o piloto, que já disputou o Mundial em 2023.

Na OK FIA, o mineiro Lucas Moura foi o vencedor no Speed Park, com Murilo Fiore, em segundo, Heitor Farias, em terceiro e o multicampeão do kartismo nacional André Nicastro, em quarto.

Os quatros estarão na Final da Regional Cup, que também já tem como confirmados na decisão da OK os pilotos Gustavo Galvão, Gabriel Moura e Nicollas Loretti, classificados em Londrina.

“As baterias classificatórias foram muito disputadas, mas conseguimos ter um bom ritmo e vencer a Final”, analisou o mineiro Lucas Moura, de 15 anos, que foi campeão brasileiro de kart no ano passado na categoria Júnior.

“Já corri no Paladino em 2022 no Brasileiro e a expectativa é sempre boa, de buscar a vitória”, continuou o piloto, que celebrou a chance de correr um novo campeonato, valendo um título inédito e também a premiação para o Mundial.

“Achei um campeonato muito bom, uma oportunidade para quem quer correr fora do Brasil e quer conseguir uma vaga, com toda essa ajuda e esses benefícios. Já corri o Mundial no ano passado, é uma competição muito difícil, principalmente para quem sai do Brasil e só vai pra lá correr o Mundial. Então, ter uma Regional Cup aqui incentiva muito”, completou Moura.

Organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e apoiada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a 1ª edição da Regional Cup terá sua próxima etapa classificatória no dia 16, no Kartódromo Internacional Aldeia da Serra / Barueri (SP), com a segunda seletiva para a Mini 2T.

A terceira classificatória da OK Júnior e OK FIA acontecerá no dia 22, no kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). No total, serão 16 finalistas na OK FIA, 16 na OK Júnior e 12 na Mini 2T.

Além de brigarem pelo título inédito da Regional Cup, na OK Júnior e OK FIA os pilotos também concorrerão a uma premiação especial.

Os brasileiros mais bem colocados em cada uma delas passarão a integrar a Academia CBA de Pilotos e receberão como prêmio a isenção na taxa de inscrição e todos os equipamentos (chassis, motor e mecânico da equipe italiana Parolin) para correr o Mundial de Kart, em setembro, na Inglaterra, custeados pela CBA.

Além disso, após as Finais, também haverá a disputa da Seletiva OK N, para os pilotos que ficarem entre o segundo e o nono lugar na OK FIA, valendo duas vagas para a Copa do Mundo OK N, que será realizada junto com o Mundial. Os dois melhores brasileiros na seletiva também farão parte da Academia CBA e receberão os prêmios (isenção na inscrição e equipamentos da Parolin para o campeonato internacional).

Confira o calendário das próximas etapas classificatórias e Final da Regional Cup Brasil:

Classificatórias OK e OK Júnior

3ª Classificatória
22/06 – Kartódromo Granja Viana / Cotia (SP) 4 vagas por categoria
Inscrições: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/3a-class-1o-reg-cup-br-2024-3a-classificatoria-1o-regional-cup-brazil-2024

4ª Classificatória
21/07 – Circuito Internacional Paladino / Conde (PB) 4 vagas por categoria
Inscrições: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/copa-brasil-de-kart-2024-25o-copa-brasil-de-kart-2024

Classificatórias Mini 2T

2ª Classificatória
16/06 – Kartódromo Internacional Aldeia da Serra / Barueri (SP) 2 vagas
Inscrições: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/class-m2t-1o-reg-cup-br-2024-classificatoria-mini-2t-1o-regional-cup-brazil-2024

3ª Classificatória
13/07 – Circuito Internacional Paladino / Conde (PB) 3 vagas
Inscrições: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/campeonato-do-nordeste-2t-2024-campeonato-do-nordeste-2t-2024

4ª Classificatória
27/07 – Circuito Internacional Paladino / Conde (PB) 4 vagas
Inscrições: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/copa-brasil-de-kart-2024-25o-copa-brasil-de-kart-2024

Finais OK FIA, OK Júnior FIA e Mini 2T
29 a 31/07 – Circuito Internacional Paladino / Conde (PB)
Inscrições: Quando abertas, as inscrições deverão ser feitas no site da CBA (www.cba.org.br) e serão exclusivas para os pilotos que obtiverem a vaga nos eventos Classificatórios ou de acordo com outro critério da CBA divulgado em tempo hábil.

Programação das Finais: https://cba.org.br/upload/downloads//761/programacao-oficial-1-karting-regional-cup-brazil-2024-versao-i-.pdf

Regulamento completo da Regional Cup de Kart: https://www.cba.org.br/campeonato/downloads/334/758/2024

Mais informações, acesse: www.cba.org.br 

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Kartódromo de Itu será palco para o 1º Endurance Husqvarna no final de julho

Prova terá duração de três horas e um motor Husqvarna como prêmio para a equipe campeã O 1…