Principal Matérias Velocidade na Terra Lucas Moraes entra no top-3 do Mundial de Rally Raid após participação no Ruta 40

Lucas Moraes entra no top-3 do Mundial de Rally Raid após participação no Ruta 40

Brasileiro finalizou etapa argentina em quinto lugar, garantindo pontos para se colocar entre os três primeiros no campeonato

Desafio Ruta 40 terminou com Lucas Moraes em quinto lugar
(TGR)

Lucas Moraes encerrou sua participação no Desafio Ruta 2024 nesta sexta-feira (07/06), com a quinta colocação geral do rally. O piloto do carro oficial da equipe Toyota Gazoo Racing, ao lado do navegador Armand Monléon, viveu momentos de glória e dificuldade na etapa argentina, a penúltima do Campeonato Mundial de Rally Raid. Os resultados ao longo dos cinco dias de competição ajudaram Lucas a se colocar em terceiro na tabela de pontos do Mundial.
Lucas iniciou o rally com dificuldades após ter uma de suas rodas atingidas por uma pedra no prólogo, obrigando o piloto a largar na última posição. Porém, o bicampeão do Rally dos Sertões conseguiu se impor na desafiadora serra argentina e finalizou a primeira especial em terceiro. No dia seguinte, em uma performance satisfatória, venceu a especial mais longa da etapa.

Mais problemas e recuperação efetiva — O terceiro dia de atividades trouxe um desempenho ainda satisfatório, com o quarto lugar na especial. Já a quarta rodada do rally foi desafiadora. A suspensão traseira direita do carro de Moraes e Monléon quebrou, colocando a dupla em uma situação difícil: finalizaram em 17º e caíram de terceiro para sétimo na classificação geral.
Restando apenas uma especial, o desafio para terminar o Ruta 40 em uma boa colocação aumentou. Mas a experiência falou mais alto e Moraes conseguiu fechar a especial, que saiu de La Rioja em direção a Córdova em um trajeto de 218 km cronometrados, com o quarto lugar. Foram 04min36s de diferença para os líderes, a dupla Yazeed Al Rajhi e Timo Gottschalk, da Overdrive Racing, que finalizaram em 2h34min40s.
Na classificação geral, Lucas conseguiu terminar em quinto lugar, com 1h13min03s de diferença para Al Rajhi e Gottschalk, que venceram o Desafio Ruta 40 com 17h38min21s. O resultado ajudou a impulsionar Lucas Moraes na tabela do mundial, onde ele agora ocupa a terceira posição com 103 pontos. O catari Nasser Al-Attiyah lidera com 156, enquanto o saudita Yazeed Al Rajhi é o segundo com 131 tentos.
Lucas Moraes compete o Mundial de Rally Raid com apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley, Zapalla – além de ter levado a marca brasileira de pneus SpeedMax a patrocinar a equipe Toyota, atual campeã. A próxima etapa, o Rally do Marrocos, é a última do campeonato e acontece entre os dias 5 e 11 de outubro.

Top-5 da 5ª especial, de um total de 5, La Rioja até Córdova, 218 km
1º Yazeed Al Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE) – Overdrive Racing – 2h34min40s
2º Nasser Al-Attiyah (CAT) / Edouard Boulanger (FRA) – Nasser Racing by Prodrive, +27s
3º Seth Quintero (EUA) / Dennis Zenz (ALE) – Toyota Gazoo Racing, +3min47s
4º Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, +4min36s
5º Sebastian Halpern (ARG) / Bernardo Graue (ARG) – X-Raid Mini JCW Team, +9min19s

Top-5 geral após a 5ª especial
1º Yazeed Al Rajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE) – Overdrive Racing – 17h38min21s
2º Nasser Al-Attiyah (CAT) / Edouard Boulanger (FRA) – Nasser Racing by Prodrive, +40s
3º Sebastian Halpern (ARG) / Bernardo Graue (ARG) – X-Raid Mini JCW Team, +46min16s
4º Denis Krotov (KGZ) / Konstantin Zhiltsov (ISR) – Overdrive Racing, +1h02min29s
5º Lucas Moraes (BRA) / Armand Monleon (ESP) – Toyota Gazoo Racing, +1h13min03s

Top-5 do Campeonato Mundial de Rally Raid
1º – Nasser Al-Attiyah (CAT), 156 pontos
2º – Yazeed Al Rajhi (SAU), 131 pontos
3º – Lucas Moraes (BRA), 103 pontos
4º – Carlos Sainz (ESP), 100 pontos
5º – Guerlain Chicherit (FRA), 69 pontos

Contatos
Rodolpho Siqueira / Ana Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Brasileiro de Rally abre temporada 2024 em Antonina, litoral do PR

A programação começa nesta quinta-feira. Prova engloba tradicionais trechos da Serra da Gr…