Principal Matérias Velocidade no Asfalto Novos campeões brasileiros: Berlanda e Freitas conquistam títulos na Turismo Nacional

Novos campeões brasileiros: Berlanda e Freitas conquistam títulos na Turismo Nacional

Eles confirmaram por antecipação os títulos das classes A e B, respectivamente. No domingo, Fernando Trennepohl e Bruna Dias decidem quem será campeão da Rookie

A Turismo Nacional viveu um sábado de campeões na última etapa de 2023 (Duda Bairros/Vicar)

O Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), foi o palco de um sábado (2/12) marcante em que a Turismo Nacional conheceu os campeões das categorias A e B na temporada 2023. Juninho Berlanda, catarinense de 30 anos, conquistou o título da categoria dos carros mais vendidos do Brasil depois de um dia de quatro vitórias em quatro provas disputadas na classe A. O piloto do Toyota Yaris da Pein Competições abriu vantagem suficiente para garantir o campeonato com duas corridas de antecipação. Quem igualmente soltou o grito de campeão nesta tarde foi o também catarinense Augusto Freitas. Com 47 anos, o competidor da Fast Competições faturou seu primeiro título brasileiro no automobilismo depois de faturar quatro triunfos na categoria B a bordo do seu Chevrolet New Onix.

Além dos títulos, Berlanda e Freitas conquistaram uma premiação adicional. Os campeões vão receber também um novo Kit Audace (conjunto de motor 2.0 e câmbio paddle-shift, fornecidos pela empresa), inscrição e seis pneus em cada etapa Sprint. O prêmio será válido para uso na temporada 2024 da temporada Sprint. Para tal, os pilotos deverão estar inscritos para as disputas das etapas do campeonato Overall, composta pelos eventos de corridas mais curtas e também das provas Endurance.

Juninho Berlanda alcançou estatísticas impressionantes em 2023: 18 vitórias, nove poles, 19 voltas mais rápidas e um total de 100% das provas no top-5: 34. Números de campeão: “A sensação é de felicidade e de alívio. Fizemos um ano maravilhoso, mas fomos surpreendidos pelo Ernani Kuhn no Velopark, onde ele venceu as seis corridas. A cabeça ficou mexida. Mas mantivemos os pés no chão e a cabeça no lugar. Tinha certeza que seria rápido aqui, nos aplicamos durante as classificações, conquistamos todas as poles e vencemos as quatro corridas também. Conquistar o título no sábado nos deixa mais tranquilos e com a certeza que vamos nos divertir neste domingo”.

Sábado marcante de Turismo Nacional no Autódromo Internacional Zilmar Beux (Magnus Torquato/Vicar)

Augusto Freitas também teve um ano muito forte em sua classe. O piloto venceu 17 corridas na B, sendo três delas no geral, marcou 12 poles e foi ao top-5 em 30 oportunidades. O criciumense enalteceu seu chefe de equipe, Fabiano Cardoso. “O sabor de ser campeão brasileiro é único. Impossível explicar. Saboroso também é dedicar o título ao Fabiano Cardoso, um cara que sempre me ensinou muito, me cobrou em alto nível. Eu me desafio todos os dias, e ele elevou demais minha régua. Devo tudo a ele. Mas muitas pessoas me ajudaram a chegar aqui: minha esposa, que me acompanhou em todas as provas; meu irmão, Thiago; toda a equipe Fast Racing. Indescritível. Eu não desisti e estou aqui”, vibrou.

Com a jornada deste sábado, a Turismo Nacional agora tem definidos os campeões das categorias A e B em 2023, além das classes Sênior A — conquistada pelo piloto cearense Beto Pontes —, e da Sênior B, que tem como campeão o paulista radicado em Goiânia Ewerson Dias.

Entretanto, a definição do título dos Rookies ainda está em jogo. O gaúcho Fernando Trennepohl e a mineira Bruna Dias estão na luta pela taça de campeão entre os estreantes. Os dois travaram grande duelo na volta final da corrida 4 em Cascavel, em que Bruna levou a melhor na linha de chegada e terminou na frente por apenas 0s067. 55 pontos separam Trennepohl de Bruna, com 90 tentos ainda em jogo no campeonato.

O campeonato se encerra com duas corridas neste domingo de coroação dos campeões. A quinta prova do calendário está marcada para 11h20, enquanto a sexta e última disputa do calendário tem largada prevista para 14h10. A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo a partir de sábado no canal oficial da categoria no YouTube e também na Twitch da Tribo do Gaules e no canal do streamer Victor Ludgero, também na Twitch.

Foram quatro corridas em um dia quente e de belos pegas em Cascavel (PR) (Duda Bairros/Vicar)

Manhã de grandes corridas — As duas primeiras provas do fim de semana em Cascavel mostraram por que Berlanda e Freitas foram os nomes da temporada. Ambos largaram da pole position nas classes A e B e lideraram praticamente de ponta a ponta para vencer as corridas 1 e 2 e somaram 80 pontos cada. Foi uma manhã de belíssimos pegas, como entre Edu Cavalli e Pablo Alves, dono de grande recuperação depois de ter largado em 14º, além das batalhas entre Rogério Santos Neto e Ewerson Dias, que também lutou com Gui Sirtoli e Edu de Paula.

Ernani Kuhn terminou em segundo nas duas corridas no primeiro período e seguiu para a tarde ainda com chances matemáticas de título depois de ter somado 66 pontos pela manhã. Célio Vinícius enfrentou problemas e somou apenas 24 tentos, vendo a possibilidade de conquistar o campeonato na categoria B ainda mais distante.
A disputa pelo título entre os Rookies esquentou depois do revés sofrido por Fernando Trennepohl, que abandonou a primeira corrida e sequer largou na disputa seguinte. Em contrapartida, Bruna Dias conquistou um segundo lugar e uma vitória na classe.

Tarde de campeões — Os principais nomes da temporada fizeram valer a posição de honra do grid e mantiveram a dianteira das suas classes. Mesmo com o título encaminhado, Freitas lutou com Ernani pelo segundo lugar geral ao mesmo tempo em que também era pressionado por Pablo Alves, que vinha em terceiro na categoria A.

Mas as colocações de pista entre os primeiros colocados se mantiveram: Berlanda e Augusto Freitas triunfaram pela terceira vez em três corridas no fim de semana. Restava um triunfo para cada um deles confirmar o título.

Os dois sustentaram a liderança na largada da última corrida do dia e foram seguidos pelos segundos colocados das suas classes: Ernani Kuhn vinha logo atrás, enquanto Célio Vinícius reagiu depois de um começo de sábado complicado e ficou só atrás de Augusto na B.

A prova também teve outros destaques: a batalha entre Pablo Alves e Arthur Scherer, que disputam também o terceiro lugar do campeonato, e o embate direto entre os principais concorrentes da categoria B: Célio Vinícius lutou até o fim com Augusto Freitas.

No fim das contas, o sábado foi de confirmação de dois campeões da Turismo Nacional: com vitória, Juninho Berlanda assegurou matematicamente o título na categoria A, enquanto Augusto Freitas consolidou mais um triunfo e enfim conseguiu soltar o grito de campeão da classe B.

A corrida ainda teve um desfecho eletrizante na luta entre competidores que lutam pelo título entre os Rookies: Bruna Dias venceu a batalha com Fernando Trennepohl na linha de chegada e terminou na frente por somente 0s067.

 

“Sensação de felicidade e alívio”, comemorou campeão Juninho Berlanda (Duda Bairros/Vicar)
“Eu não desisti e estou aqui”, vibrou o novo campeão brasileiro, Augusto Freitas (Duda Bairros/Vicar)

Turismo Nacional, etapa 6, Cascavel
Corrida 1

1º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 13 voltas em 17min08s258
2º – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 4s139
3º – Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 6s484
4º – Gui Sirtoli/Velho Vamp (A, Chevrolet Onix), a 12s197
5º – Ewerson Dias (B, Sênior, Chevrolet New Onix Sedan), a 12s494
6º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 12s835
7º – Rogério Santos Neto/Beto Pontes (A, Sênior, Chevrolet New Onix), a 14s298
8º – Edu de Paula (A, Chevrolet New Onix), a 14s426
9º – Tiago Takagi/Raphael Teixeira (A, Chevrolet New Onix), a 18s358
10º – Eduardo Cavalli (A, Citroën C3), a 18s810
11º – Rafael de Paula (B, Volkswagen Polo), a 19s512
12º – Alexandre Frankenberger/Thiago Guinzelli (A, Volkswagen Gol), a 20s031
13º – Arthur Scherer (A, Fiat Argo), a 20s615
14º – Dudu Berlanda (A, Chevrolet New Onix), a 21s157
15º – Rafael Corrêa (B, Chevrolet Onix). A 25s854
16º – Junior Helte (B, Chevrolet New Onix), a 26s177
17º – Dorivaldo Gondra (A, Volkswagen Gol), a 46s432
18º – Bruna Dias (B, Chevrolet New Onix Sedan), a 1 volta
19º – Célio Vinícius (B, Chevrolet New Onix), a 4 voltas

Não completaram
Fernando Trennepohl (B, Chevrolet New Onix), a 6 voltas
Fernando Jr. (A, Volkswagen Gol), a 10 voltas
Ezequiel Dall’Asta/Junior Niju (A, Chevrolet New Onix), a 11 voltas

Vencedor categoria B: Augusto Freitas
Vencedor categoria Sênior: Ewerson Dias
Vencedor Rookie: Rafael de Paula

Corrida 2
1º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 11 voltas em 16min19s581
2º – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 1s143
3º – Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 1s432
4º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 2s073
5º – Edu de Paula (A, Chevrolet New Onix), a 2s764
6º – Gui Sirtoli/Velho Vamp (A, Chevrolet Onix), a 4s710
7º – Ewerson Dias (B, Sênior, Chevrolet New Onix Sedan), a 5s044
8º – Rogério Santos Neto/Beto Pontes (A, Sênior, Chevrolet New Onix), a 5s489
9º – Alexandre Frankenberger/Thiago Guinzelli (A, Volkswagen Gol), a 7s732
10º – Arthur Scherer (A, Fiat Argo), a 9s050
11º – Dudu Berlanda (A, Chevrolet New Onix), a 10s270
12º – Rafael Corrêa (B, Chevrolet Onix), a 11s755
13º – Junior Helte (B, Chevrolet New Onix), a 12s365
14º – Dorivaldo Gondra (A, Volkswagen Gol), a 14s224
15º – Tiago Takagi/Raphael Teixeira (A, Chevrolet New Onix), a 49s078
16º – Eduardo Cavalli (A, Citroën C3), a 1 volta
17º – Bruna Dias (B, Chevrolet New Onix Sedan), a 2 voltas

Não completaram
Célio Vinícius (B, Chevrolet New Onix), a 4 voltas
Rafael de Paula (B, Volkswagen Polo), a 5 voltas
Ezequiel Dall’Asta/Junior Niju (A, Chevrolet New Onix), a 9 voltas
Fernando Jr. (A, Volkswagen Gol), a 9 voltas
Fernando Trennepohl (B, Chevrolet New Onix), não largou

Vencedor categoria B: Augusto Freitas
Vencedor categoria Sênior: Ewerson Dias
Vencedora categoria Rookie: Bruna Dias

Corrida 3
1º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 11 voltas em 17min24s901
2º – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 1s023
3º – Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 4s733
4º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a  6s617
5º – Ewerson Dias (B, Sênior, Chevrolet New Onix Sedan), a 8s776
6º – Célio Vinícius (B, Chevrolet New Onix), a 9s075
7º – Eduardo Cavalli (A, Citroën C3), a 9s723
8º – Raphael Teixeira/Tiago Takagi (A, Chevrolet New Onix), a 12s688
9º – Arthur Scherer (A, Fiat Argo), a 12s923
10º – Edu de Paula (A, Chevrolet New Onix), a 14s491
11º – Junior Niju/Ezequiel Dall’Asta (A, Chevrolet New Onix), a 16s148
12º – Thiago Guinzelli/Alexandre Frankenberger (A, Volkswagen Gol), a 26s281
13º – Fernando Trennepohl (B, Chevrolet New Onix), a 26s364
14ª – Bruna Dias (B, Chevrolet New Onix Sedan), a 26s717
15º – Beto Pontes/Rogério Santos Neto (A, Sênior, Chevrolet New Onix), a 27s088
16º – Dorivaldo Gondra (A, Volkswagen Gol), a 27s531
17º – Junior Helte (B, Chevrolet New Onix), a 33s200
18º – Velho Vamp/Gui Sirtoli (A, Chevrolet Onix), a 33s225
19º – Fernando Jr. (A, Volkswagen Gol), a 1min17s200

Não completou
Rafael Corrêa (B, Chevrolet Onix), a 8 voltas

Excluídos
Rafael de Paula (B, Volkswagen Polo)
Dudu Berlanda  (A, Chevrolet New Onix)

Vencedor categoria B: Augusto Freitas
Vencedor categoria Sênior: Ewerson Dias
Vencedora categoria Rookie: Bruna Dias

Corrida 4:
1º – Juninho Berlanda (A, Toyota Yaris), 13 voltas em 17min06s765
2º – Ernani Kuhn (A, Chevrolet New Onix), a 3s401
3º – Augusto Freitas (B, Chevrolet New Onix), a 4s316
4º – Célio Vinícius (B, Chevrolet New Onix), a 5s004
5º – Edu de Paula (A, Chevrolet New Onix), a 16s015
6º – Eduardo Cavalli (A, Citroën C3), a 18s600
7º – Pablo Alves (A, Chevrolet New Onix), a 19s361
8º – Arthur Scherer (A, Fiat Argo), a 20s301
9º – Junior Helte (B, Chevrolet New Onix), a 25s974
10º – Fernando Jr. (A, Volkswagen Gol), a 26s466
11º – Junior Niju/Ezequiel Dall’Asta (A, Chevrolet New Onix), a 35s606
12º – Dorivaldo Gondra (A, Volkswagen Gol), a 35s746
13ª – Bruna Dias (B, Chevrolet New Onix Sedan), a 38s961
14º – Fernando Trennepohl (B, Chevrolet New Onix), a 39s028
15º – Beto Pontes/Rogério Santos Neto (A, Sênior, Chevrolet New Onix), a 45s347

Não completaram
Velho Vamp/Gui Sirtoli (A, Chevrolet Onix), a 10 voltas
Thiago Guinzelli/Alexandre Frankenberger (A, Volkswagen Gol), a 11 voltas
Ewerson Dias (B, Sênior, Chevrolet New Onix Sedan), a 13 voltas
Dudu Berlanda (A, Chevrolet New Onix), a 13 voltas
Rafael Corrêa (B, Chevrolet Onix), não largou

Excluídos
Rafael de Paula (B, Volkswagen Polo)
Raphael Teixeira/Tiago Takagi (A, Chevrolet New Onix)

Vencedor categoria B: Augusto Freitas
Vencedor categoria Sênior: Beto Pontes
Vencedora categoria Rookie: Bruna Dias

Programação em Cascavel
Domingo, 3/12

09h05 – TCR South America/TCR Brasil – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
09h40 – Visitação aos Boxes
11h20 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
12h35 – TCR South America/TCR Brasil – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
14h10 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)

Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Craques premiados: Stock Car e ArcelorMittal homenageiam profissionais da imagem

Grupo reconhecido internacionalmente foi destaque em evento especial na estreia da tempora…