Principal Matérias Velocidade no Asfalto Sérgio Sette foi punido na segunda etapa da Fórmula-E

Sérgio Sette foi punido na segunda etapa da Fórmula-E

Competição foi realizada no início da tarde desta sexta-feira, na Arábia Saudita

RIYADH STREET CIRCUIT, SAUDI ARABIA – JANUARY 26: Sergio Sette Camara, NIO 333 FE Team during the Diriyah ePrix I at Riyadh Street Circuit on Thursday January 26, 2023 in Riyadh, Saudi Arabia. (Photo by Carl Bingham / LAT Images)
O circuito de rua da cidade de Diriya, na Arábia Saudita, recebeu nesta sexta-feira a segunda etapa do Campeonato Mundial da Fórmula-E. Competindo pela equipe chinesa NIO333 Racing o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara concluiu a prova na 15ª colocação após sofre uma punição com a perda de três posições no grid de largada.

As atividades oficiais de pista deste fim de semana foram iniciadas na noite de ontem. No deserto do Oriente Médido os pilotos aceleraram os velozes carros GEN3 da categoria durante o primeiro treino livre. Com a marca de 1m11s119 Sette Câmara registrou o 13º tempo da sessão. Apesar do resultado parecer ruim o piloto não estava decepcionado. “Estamos com um bom ritmo. Fui atrapalhado nas minhas duas voltas mais rápidas da sessão e, certamente, poderia ter encerrado a sessão no Top3”, explicou.

RIYADH STREET CIRCUIT, SAUDI ARABIA – JANUARY 27: Sergio Sette Camara, NIO 333 FE Team, NIO 333 ER9 during the Diriyah ePrix I at Riyadh Street Circuit on Friday January 27, 2023 in Riyadh, Saudi Arabia. (Photo by Sam Bagnall / LAT Images)
Neste sábado a pista foi aberta novamente para a segunda sessão de treinos. Após os 30 minutos estabelecidos para a atividade Sérgio ficou com o 7º tempo ao registrar a melhor marca com 1m10s758. Duas horas mais tarde os carros retornaram a pista para a sessão de tomada de tempos. No momento da decisão do grid de largada para a corrida os pilotos levam suas máquinas ao limite. Com a estratégia de fazer duas entradas na pista para registrar seus tempos o brasileiro, em sua volta de desaceleração para voltar aos boxes, acabou atrapalhando um concorrente que vinha em volta rápida. Deste modo a organização acabou o punindo com a perda da melhor volta do quali. Assim, com o tempo válido de 1m10s598 Sette se garantiu apenas na sétima fila do grid, na 14ª colocação.

Em um belíssimo espetáculo de luzes e fogos de artifício a corrida foi iniciada as 20 horas pelo horário local (14 horas de Brasília). Em largada conservadora Sérgio conseguiu desviar de um acidente logo na primeira curva e seguiu para a sua prova de recuperação. Ao final da primeira volta ele já ocupava o 12º lugar e neste posto seguiu até a 10ª volta, quando ativou pela primeira vez o modo ataque. Passados os dois minutos da primeira ativação o brasileiro voltou à área de ativação e, de forma subsequente, ativou o segundo tempo de dois minutos de modo ataque. A esta altura ele estava muito rápido e estabeleceu inclusive a melhor volta da corrida até aquele momento. Sérgio seguiu disputando as posições do pelotão intermediário até a 20ª volta. Na segunda parte da prova, porém, com um consumo de energia um pouco maior que o das demais equipes, os dois carros da equipe NIO333 perderam algumas posições. Ao final das 39 voltas Sette Câmara recebeu a bandeirada no 15º lugar.

“Infelizmente os retrovisores nesses novos carros GEN3 ficaram muito ruins e praticamente não conseguimos ver quem vem atrás. Infelizmente atrapalhei meu adversário, logicamente sem querer. Por outro lado, o pessoal da equipe poderia ter me informado que vinha um carro em volta rápida atrás e acabaram não fazendo isso. Enfim, fui punido. Durante a corrida fizemos uma estratégia de realmente buscar um ritmo mais forte na primeira parte e, como a chance de Safety-car era grande, tentar economizar bateria na segunda metade da corrida. Acabou que a corrida foi inteira de pé embaixo e, com isso, tivemos de economizar bateria no final. Vou analisar os dados com o pessoal da equipe e buscar a melhor solução possível para a corrida de amanhã”, concluiu o piloto de 24 anos.

Neste sábado (28), pelo horário de Brasília, as atividades começam as 7:30hs. da manhã com o treino livre. As 9:40hs. será realizada a tomada de tempos e o e-Prix tem sua largada prevista para as 14 horas. Tanto o Quali como a corrida terão transmissão, ao vivo, pela BAND.

Assessoria de Comunicação do piloto Sérgio Sette Câmara
Jornalista Responsável: Flávio Quick

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Copa Joy ACDelco entrega corridas noturnas emocionantes

Peppe e Eber vencem na Extreme. Ricardo Filho e Magno vencem na Sport. A quinta etapa da t…