Principal Matérias Velocidade no Asfalto Público elege André Negrão como melhor piloto do mundo no Endurance

Público elege André Negrão como melhor piloto do mundo no Endurance

Desempenho do brasileiro encantou os fãs, desbancando nomes de peso como os ex-F-1 Sebastien Buemi e Brendon Hartley

NEGRAO André (bra), Alpine Elf Team, Alpine A480 – Gibson, portrait , during the 1000 Miles of Sebring, 1st round of the 2022 FIA World Endurance Championship on the Sebring International Raceway from March 16 to 18, in Sebring, Florida, United States of America – Photo Frederic Le Floch / DPPI

Foi uma luta de David contra Golias – só que dessa vez o gigante venceu, quando os carros mais modernos da Toyota conseguiram superar no final do ano o único Alpine do grid. Mesmo assim, a excepcional campanha de André Negrão à frente da equipe francesa, na luta pelo título da temporada 2022 do Mundial de Endurance (WEC), foi coroada com o reconhecimento dos fãs. Em uma eleição recente, o competidor da Alpine venceu o pleito que apontou o melhor piloto de Endurance do ano, em uma promoção do site especializado Grande Prêmio.
Como aconteceu na pista, os principais concorrentes do brasileiro na eleição foram pilotos do time japonês: o neozelandês Brendon Hartley, o suíço Sebastien Buemi (ambos ex-pilotos de Fórmula 1) e o japonês Ryo Hirakawa, além do sueco nascido no Reino Unido Tom Blomqvist, campeão no IMSA a bordo de um Acura ARX-05 da equipe Meyer Shank.

36 NEGRAO André (bra), LAPIERRE Nicolas (fra), VAXIVIERE Matthieu (fra), Alpine Elf Team, Alpine A480 – Gibson, action during the 6 Hours of Spa-Francorchamps 2022, 2nd round of the 2022 FIA World Endurance Championship on the Circuit de Spa-Francorchamps from May 5 to 7, 2022 in Francorchamps, Belgium – Photo Paulo Maria / DPPI

Liderança – Ao final do pleito, valeu a façanha de ter liderado o Mundial da primeira à última etapa do campeonato, quando o Alpine de Negrão e dos franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere finalmente foi superado por um dos Toyota híbridos. Na eleição, André somou 39,7% do total de votos, deixando nas posições seguintes os pilotos do trio que foi campeão do WEC pela Toyota no carro #8.
Com duas vitórias em 2022, nas 1000 Milhas de Sebring e nas 6 Horas de Monza, o trio Negrão/Lapierre/Vaxiviere surpreendeu ao brigar pelo título do WEC contra carros mais modernos, dotados de motorização híbrida (que economiza combustível) e tração integral (gasta menos pneus e oferece mais tração). O trio da Alpine terminou como vice-campeão de 2023, com 144 pontos, apenas cinco a menos que os pilotos da Toyota (Hartley/Buemi/Hirakawa). Mas terminou o ano com muita moral, como mostrou a eleição do site Grande Prêmio. Confira o resultado:

Piloto, País, Equipe, Carro, Votação
1) André Negrão, Brasil, Alpine, Alpine A480, 39,7%
2) Sébastien Buemi, Suíça, Toyota Gazzo Racing, Toyota GR010 Hybrid, 29,2%
3) Brendon Hartley, Nova Zelândia, Toyota Gazzo Racing, Toyota GR010 Hybrid, 16,4%
4) Tom Blomqvist, Inglaterra, Meyer Shank, Acura ARX-05, 9,2%
5) Ryo Hirakawa, Japão, Toyota Gazzo Racing, Toyota Toyota GR010 Hybrid, 5,5%

Contatos
Rodolpho Siqueira / Gabriel Lima / Estela Craveiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Jones Jacobi é bicampeão do GP de Arrancada de Tratores

Bicampeão, Jones Jacobi é o único representante de Cascavel com vitória no GP de Arrancada…