Principal Matérias Velocidade na Terra Rally Internacional da Educação é o mais novo braço social do maior rally do planeta e integra o Sertões Cultural

Rally Internacional da Educação é o mais novo braço social do maior rally do planeta e integra o Sertões Cultural

Da iniciativa da equipe Ello Motorsports – AI Chico Tecnologia, em parceria com o Instituto Alpha Lumen, nasce o Rally Internacional da Educação que, junto com o Sertões, levará conhecimento, tecnologia e conexão as regiões mais inóspitas do Brasil. Expectativa é impactar mais de 400 mil crianças

Equipe Ello Motorsports e o Instituto Alpha Lumen lançam o Rally da Educação (Divulgação)

A equipe Ello Motorsports – AI Chico Tecnologia, em parceria com o Instituto Alpha Lumen, lançou recentemente o Rally Internacional da Educação, uma iniciativa social que tem o objetivo de incentivar a educação e a inovação, conectar comunidades e facilitar o acesso da tecnologia a crianças e adolescentes de diversas regiões do Brasil, sobretudo, dos locais mais inóspitos.

O Rally Internacional da Educação é um meio divertido de levar a transformação pelo Brasil adentro, com propostas de atividades educacionais que identificam alunos de talentos múltiplos e que não podem ficar esquecidos. Mas ainda, atinge toda uma cadeia de pessoas que serão beneficiadas com as ações deste projeto.

Para tanto, a união deste projeto com o Sertões – o maior rally das Américas – traz a garantia de sucesso nesta empreitada. Além da parte desportiva, o evento (que tem na essência visitar o sertão brasileiro), desenvolve uma série de ações sociais para tais populações e já transformou a vida de milhares de pessoas. Agora, terá mais esse braço e se tornará ainda maior.

No ano em que o Sertões comemora 30 anos e homenageia o bicentenário da independência, o Rally Internacional da Educação pega carona para exercer a sua missão ao longo de mais de 10 mil quilômetros, que passarão pelas cinco regiões em 15 dias. O evento acontecerá de 26 de agosto a 10 de setembro, entre Foz do Iguaçu (PR) e Salinas (PA).

O propósito está em inspirar jovens e crianças por meio da educação e, além disso, entender mais sobre a cultura do sertão brasileiro e enxergar as suas necessidades educacionais.

Olímpiadas do Conhecimento 

O Rally Internacional da Educação é voltado para estudantes dos 4º e 5º anos do Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio das escolas públicas e particulares. O desafio para promover a inteligência e a criatividade desses jovens talentos foi nomeado de Olímpiadas do Conhecimento, que reconhecerá os campeões espalhados pelo Brasil.

A competição terá três fases: atividade na própria escola; atividades on-line; e a prova final de forma presencial na Vila Sertões para as equipes classificadas (quando o evento chegar à cidade anfitriã). As equipes inscritas serão formadas por seis pessoas, sendo: piloto, navegador, chefe de equipe, mecânico, marketing e um professor como mentor.

De acordo com o coordenador do Rally Internacional da Educação, Rodolfo Matos, o processo completo atingirá mais de 430 mil alunos, ao longo das 14 cidades anfitriãs do Sertões, a partir de julho. “As atividades propostas unem o lado lúdico e cognitivo, desde as primeiras fases, utilizando de testes para o desenvolvimento do projeto, através de cálculos e práticas”, explica Matos.

As seletivas também incluem quiz com perguntas e respostas que envolvem caraterísticas das regiões do roteiro do Sertões (geografia, flora e fauna, e cultura popular). “Os participantes desenvolverão ‘veículos’ para a prova de velocidade, com ferramentas e exigências que respeitarão o nível pedagógico de cada série”, completou. Todos os participantes receberão medalhas e certificados.

Após o evento, o Instituto Alpha Lumen continuará acompanhando as escolas e alunos por meio de uma plataforma online. “O Rally da Educação não é algo pontual, mas sim uma ferramenta para despertar o conhecimento e trazer essas crianças para o mundo tecnológico, com apoio e suporte curricular. Não nos levantaremos só poeira, vamos deixar um legado”, encerra Matos.

 

Informações à imprensa:

Liberdade de Ideias – Jornalismo e Comunicação Integrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Velocidade na Terra inaugura o Autódromo de Telêmaco Borba

Com uma grande festa, Telêmaco Borba inaugura autódromo com a 3ª etapa do Campeonato Paran…