Principal Matérias Velocidade no Asfalto Pedro Aizza busca liderança de minitorneio na etapa de Tarumã (RS) da GT Sprint Race

Pedro Aizza busca liderança de minitorneio na etapa de Tarumã (RS) da GT Sprint Race

Líder da classificação geral de sua categoria, a PROAM, piloto curitibano tenta no Rio Grande do Sul subir para a liderança da Special Edition, disputa com três etapas na temporada

Pedro Aizza (Luciano Santos / SigCom)

A etapa de Tarumã (RS) da GT Sprint Race chega nesta semana, entre sexta e domingo (13 a 15) com boas perspectivas para o piloto Pedro Aizza (Promax Bardahl/GM Motorsport/Acesso Peças). Primeiro colocado na classificação geral da PROAM, o curitibano de 16 anos – o mais jovem da categoria -, vai em busca da liderança da Special Edition, minitorneio que soma a pontuação de três das nove provas da competição na temporada.

Na classificação geral da PROAM, Pedro Aizza lidera com 177 pontos, contra 148 de Francesco Franciosi. Já na Special Edition, que soma pontos em Goiânia, Tarumã e Juiz de Fora, Aizza é o segundo, com 58 pontos, atrás apenas da dupla formada por Raphael Teixeira e Kleber Eletric, com 60. Adalberto Baptista vem logo atrás, com 57. Na etapa, serão 86 pontos em jogo para os vencedores na tabela de classificação: a tomada de tempos vale 25 pontos ao pole, a primeira e a segunda corrida recebem uma bonificação, 18 pontos cada, e embate final serão mais 25 pontos.

“Posso estar sonhando alto, mas minha evolução é forte e crescente no campeonato. Se eu trabalhar muito bem, é possível ser campeão dos três campeonatos em jogo, geral, Special Edition e Brasil. Vou focar demais, dar meu máximo, porque quero ser campeão nas três. Temos essa possibilidade e sei que tenho que dar valor a todas as provas até o fim da temporada”, avalia Aizza, dono do carro #35.

Outro fato interessante da etapa gaúcha do evento é que desde 2015 o Autódromo Internacional de Tarumã (AIT), localizado em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, não recebe uma rodada da competição. Assim, o percurso com extensão total de 3.039 metros, com 11 curvas, de altíssima, média e baixa velocidades, e um cotovelo em descida, a chamada “Curva do Tala-Larga”, que exige grande perícia e sangue-frio dos pilotos, será novidade para grande parte dos pilotos. Assim, a promessa é de uma disputa ainda mais equilibrada.

Aizza em seu carro #35 (Luciano Santos / SigCom)

“Estou bem animado para esta etapa. Não conheço Tarumã, mas tenho a sensação de que os demais concorrentes também não são familiarizados com o circuito. Esta será, até o atual momento, a corrida com maior condição de igualdade entre os pilotos. São seis anos sem provas lá, ou seja, os adversários da PROAM, provavelmente, não conhecem muito o traçado. Há outros circuitos que temos provas todos os anos, o que ajuda os mais experientes”, comenta Pedro Aizza.

“Fiz vários treinos no simulador e me sinto otimista por vir de uma etapa, em Cascavel, que eu obtive uma vitória na classificação geral da etapa. É uma pista de alta velocidade, e por isso uma das mais ‘perigosas’ do Brasil. Vou mais uma vez para cima. Tenho boas lembranças de competir em Tarumã, por ter vencido lá o campeonato gaúcho, ainda quando competia no kart”, finaliza.

Programação em Tarumã – As atividades da quarta etapa da GT Sprint Race começam na sexta-feira, com a realização do treino extra entre 12h30 e 13h15 e o primeiro treino oficial a partir das 14h55. No sábado, o segundo treino será às 9h, enquanto a definição do grid acontece às 13h. A corrida do sábado terá largada às 16h05. Já no domingo terão as largada da segunda corrida, às 9h20, e a terceira corrida, às 12h30.

Transmissão ao vivo – Todas as corridas da GT Sprint Race têm transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal oficial da categoria (youtube.com/gtsprintrace) e no programa Acelerados (youtube.com/acelerados), no Motorsport.com, e, pela TV, no BandSports. Durante a semana, após cada etapa, também terão exibição no programa Acelerados (Band), no Programa Na Faixa com National Sports Channel (COM Brasil TV). A geração de imagens é da MasterTV/Catve, com narração de Luc Monteiro e comentários de Eduardo Serratto.

Mais informações:
Blog: https://blog.bardahl.com.br/

Doro Jr. e Gustavo Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Quem são os concorrentes ao prêmio milionário da Stock Series em 2024

Novo grid da categoria de acesso tem adolescentes a partir de 15 anos, vários talentos vin…