A primeira Competição do Campeonato Europeu de Karting FIA – KZ & KZ2 e o Troféu FIA Karting Academy terminou no circuito de Adria (ITA) após um excelente dia de corridas. Com tempo ensolarado e quente, as últimas Eliminatórias de Qualificação precederam as três Finais no domingo, 16 de agosto de 2020. O piloto sueco Gustavsson dominou a Final KZ2, assim como o jovem americano Zilisch dominou a Final da Academia. O resultado foi mais acirrado na KZ, antes do italiano Irlando garantir a vitória depois de liderar toda a corrida.

 

Dando continuidade ao combate ao Coronavírus com a aplicação do protocolo sanitário da FIA, a Competição em Adria teve altas temperaturas, além de alto padrão de desempenho. A bela pista do Adria Karting Raceway, no entanto, não facilitou a ultrapassagem. As posições quase não mudaram nas voltas, o que não desmerece a conquista dos vencedores. Apesar do calor, os pneus Vega fizeram um bom trabalho nesta pista, que é conhecida por ser exigente neste ponto.

 

Irlando lidera a Final KZ do início ao fim

 

Alessandro Irlando (ITA – Birel ART / TM Racing / Vega) mostrou determinação ao vencer a terceira e última Eliminatória de Qualificação, mas Simo Puhakka (FIN – Tony Kart / Vortex / Vega) manteve-se no topo da classificação. Apesar de estar na pole position, o finlandês teria que lidar com dois italianos no início da final. Irlando passa para a frente imediatamente, seguido por Matteo Vigano (ITA – Birel ART / TM Racing / Vega). Os três homens estariam juntos por 22 das 24 voltas da corrida. A chegada parecia muito difícil quando Vigano apreendeu a menos de duas voltas do fim. Puhakka lutou para evitá-lo, mas conseguiu levar o 2º lugar não muito longe do vencedor Irlando. Riccardo Longhi (ITA – Birel ART / TM Racing / Vega) completou o pódio, enquanto Marijn Kremers (NLD – Ricciardo Kart / TM Racing / Vega) foi 4º e Fabian Federer (ITA – Maranello / TM Racing / Vega) subiu seis posições para 5 ª.

 

Classificação provisória do Campeonato Europeu de Karting FIA 2020 – KZ após a primeira competição em Adria.

 

1- Alessandro Irlando – 34 pontos

2- Simo Puhakka – 30 pontos

3- Riccardo Longhi – 21 pontos

4- Marijn Kremers – 21 pontos

5- Noah Milell – 13 pontos

 

 

Gustavsson o mestre de KZ2

 

Viktor Gustavsson (SWE – Birel ART / TM Racing / Vega) começou o dia nas melhores circunstâncias ao vencer as duas baterias de qualificação, que lhe garantiram a pole position para a final à frente de Simone Cunati (ITA – Birel ART / TM Racing / Vega ), Giuseppe Palomba (ITA – Birel ART / TM Racing / Vega) e Paavo Tonteri (FIN – Tony Kart / Vortex / Vega). A final foi para confirmar a mesma hierarquia. Gustavsson foi o mais rápido e venceu com as cores do Leclerc pela equipe Lennox Racing com uma vantagem substancial de mais de seis segundos e a volta mais rápida da corrida. A diferença entre Cunati, Palomba e Tonteri diminuiu conforme a corrida se aproximava do final, mas as posições na linha permaneceram inalteradas. Cunati foi, portanto, o italiano melhor colocado. Tom Leuillet (FRA – Praga / TM Racing / Vega) completou os cinco primeiros na frente de Davide De Marco (ITA – KR / IAME / Vega). O piloto Danilo Albanese (ITA – KR / IAME / Vega) chegou atrasado ao grid e não teve autorização para largar.

 

Classificação provisória do Campeonato Europeu de Karting FIA 2020 – KZ2 após a primeira competição em Adria.

 

1- Viktor Gustavsson – 35 pontos

2- Simone Cunati – 29 pontos

3- Giuseppe Palomba – 24 pontos

4- Paavo Tonteri – 20 pontos

5- Leonardo Marseglia – 15 pontos

 

Zilisch voa na final da Academia

 

Connor Zilisch (EUA) começou a fazer a diferença em sua última bateria de qualificação na manhã de domingo. A vitória de Zilisch levou-o ao topo da classificação e dividiu a primeira linha da Final com Maxime Furon Castelain (LUX). Embora este último tenha caído para a 5ª posição logo após a largada, Zilisch teve um bom desempenho até a linha de chegada, que cruzou como um forte vencedor com uma vantagem de mais de quatro segundos e a volta mais rápida. A luta foi feroz atrás dele. Furon Castelain alcança o 2º lugar, na frente de Jonathan Weywadt (DNK), Macéo Capietto (FRA) em 4º e Rafael Modonese (PER) em 5º. 11º na bandeira quadriculada, o italiano Matteo De Palo foi 20º após as penalidades serem aplicadas.

 

Classificação provisória do Troféu 2020 FIA Karting Academy após a primeira competição em Adria.

 

1- Connor Zilisch – 35 pontos

2- Maxime Furon Castelain – 29 pontos

3- Jonathan Weywadt – 24 pontos

4- Macéo Capietto – 19 pontos

5- Alex Powell – 14 pontos

 

As três categorias se encontrarão em três semanas para a conclusão do Campeonato Europeu de Karting FIA – KZ & KZ2 e a segunda das três competições de Troféu da Academia de Karting da FIA.

 

Os resultados completos da competição Adria podem ser encontrados no aplicativo oficial do Campeonato de Karting da FIA para dispositivos móveis iOS e no site www.fiakarting.com.

 

Fonte: FIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

SM Kart Competition termina primeiro campeonato com sucesso absoluto

Cerca de 200 pilotos em apenas quatro etapas atestam o sucesso Em um ano atípico em virtud…