Etapa de abertura que reúne 38 carros terá portões fechados e rígidos protocolos contra a COVID-19

Julio Campos acelera Mercedes AMG GT3 ao lado de Guilherme Figueroa (Bruno Terena/MS2)

O Império Endurance Brasil está de volta. Seguindo um rigoroso protocolo sanitário recomendado pelas organizações de saúde, a categoria que conta com os carros mais rápidos do Brasil realiza a sua primeira etapa da temporada 2020 neste final de semana, em Interlagos.

Entre os vários destaques da temporada, o principal deles é a estreia do Porsche 911 GT3 R da dupla Marcel Visconde e Ricardo Maurício. A máquina possui motor de 6 cilindros e 550 cavalos de potência. O câmbio é sequencial de seis marchas, com paddle shift no volante, e a embreagem tem controle elétrico-hidráulico, o que dispensa a necessidade de pedal.

Outra novidade em relação ao modelo anterior que foi campeão da categoria em 2017 é o ar condicionado com conectado diretamente ao assento e capacete do piloto, o que facilita bastante a vida de quem precisa tocar o Porsche ao longo de corridas que com várias horas de duração.

“Houve uma grande evolução técnica nos carros e a chegada do novo Porsche 911 GT3 R nos deixa bastante confiantes para a disputa desta temporada”, afirmou Ricardo Maurício.

O Porsche preparado pela Stuttgart Motorsport, inscrito na categoria GT3, irá duelar com outras máquinas igualmente poderosas, como as Mercedes AMG GT3 de Guilherme Figueroa/ Julio Campos e dos atuais campeões Xandy/Xandynho Negrão, e a Lamborghini Huracán de Chico Longo/Marcos Gomes.

Outra categoria de grande destaque nesta temporada do Império Endurance Brasil será a GT4, que irá reunir um grid de 11 carros. Entre as máquinas alinhadas para esta disputa estão modelos Mercedes AMG, Audi RS, McLaren 570 S e a campeã Ginetta G55.

Protótipo Ginetta, da categoria P1, é um dos destaques do grid (Bruno Terena/MS2)

A categoria P1 é outra que conta com disputas velozes e emocionantes. Em Interlagos a categoria terá 6 modelos AJR duelando contra a Ginetta G57 dos irmãos Fábio e Wagner Ebrahim e o modelo Sigma do trio Aldo Piedade Jr, Fábio Fogaça e Jindra Kraucher.

Os atuais campeões José Roberto Ribeiro e Nilson Ribeiro não estarão na disputa da primeira etapa. Mas a categoria trás para Interlagos alguns nomes importantes do automobilismo brasileiro, como Rafael Suzuki e Vitor Genz, ambos da Stock Car, Guga Lima, que até o ano passado também competia na Stock Car.

Mercedes AMG da dupla Xandy e Xandynho Negrão é uma das favoritas da GT3 (Bruno Terena/MS2)

Outros nomes da Stock que estarão presentes no grid de Interlagos são Guilherme Salas, que vai acelerar uma Mercedes GT4 ao lado de Alexander Auer, Átila Abreu, que estará ao lado de Léo Sanches também com um modelo Mercedes na GT4 e César Ramos, que disputa a GT4 com Henry Visconde e Felipe Steyer com uma BMW M3.

No total, o Império Endurance Brasil estreia em Interlagos com um grid de 38 carros divididos em sete diferentes categorias. A largada da prova que abre a temporada e contará com quatro horas de duração está marcada para as 11h30 deste sábado e será transmitida ao vivo pelo Sportv e pelo canal do Império Endurance Brasil no youtube.

Interlagos verá disputa de 6 protótipos AJR na P1 (Bruno Terena/MS2)

Saiba mais sobre o Império Endurance Brasil:

– O campeonato

O Império Endurance Brasil é uma competição que reúne cinco diferentes categorias: P1, P2, P3 (todas elas dedicadas a protótipos) GT3, GT4 (que reúne carros de Gran Turismo).

Além disso, também existe a categoria simbólica denominada Geral, que engloba todos os carros inscritos no campeonato.

– A forma de disputa

O campeonato deste ano será disputado em 7 etapas, cada prova conta com uma duração e número de “stints” diferentes. O campeão é aquele que somar mais pontos em todas as provas.

– A pontuação

Cada uma das cinco categorias em disputa conta com uma pontuação independente. Esta pontuação será crescente da primeira até a última etapa do campeonato. Nesta etapa de Interlagos pontual os 10 primeiros colocados de cada categoria da seguinte forma:

Primeiro colocado – 100

Segundo colocado – 80

Terceiro colocado – 65

Quarto colocado – 55

Quinto colocado – 50

Sexto colocado – 45

Sétimo colocado – 40

Oitavo colocado – 35

Nono colocado – 30

Décimo colocado – 25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Di Grassi leva bom histórico na Ásia para estreia da Fórmula E em Tóquio

Brasileiro é o piloto com o maior número de pódios da categoria nas pistas daquele contine…