A expectativa é grande para a volta do ronco dos motores na modalidade do motociclismo off-road que mais cresce no país

Caxopa, em busca de mais títulos em 2020 Brumel Neto

Os pilotos voltam a acelerar nos dias 6, 7 e 8 de março nas primeira e segunda etapas da temporada 2020 do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, que acontecem em Itapema-SC, com organização do Itapema Off-Road, supervisão e apoio da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM). Em 2020 serão sete etapas em 12 categorias (E1, E2, E3, EJ, E4, E35, E230, E40, E45, E50, EF e EA), além de 4 categorias Kids, que passarão pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Paraná.

O público terá entrada livre para ver os pilotos a partir das 20h de sexta-feira, 6 de março, na Praça da Paz de Itapema-SC, com o Super Prime, um circuito formado por obstáculos artificiais no centro da cidade do litoral catarinense. As disputas nos dias 7 e 8 de março, sábado e domingo, acontecem na sede do Itapema Off-Road. Os pilotos farão três voltas no circuito de 45 quilômetros, dando início às disputas do ano. No sábado, dia 7, o início está marcado para às 8h, com as categorias Kids, às 10h acontece a largada nas categorias principais. No domingo, dia 8, a categoria Kids também inicia às 8h, com largada dos dois primeiros pilotos das categorias principais agendada para às 9h. As inscrições estão limitadas em 150 pilotos e são realizadas pelo site www.brasileirodeenduro.esp.br ou diretamente no Itapema Off Road.

O objetivo do Enduro é testar a durabilidade, a confiabilidade das motocicletas e a habilidade dos pilotos, seguindo os padrões e regulamentos da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O piloto tem que ser rápido e regular, numa mistura de Enduro de Velocidade com Enduro de Regularidade. De acordo com Luiz Henrique, diretor técnico e chefe da equipe MXF Enduro Team, as etapas de Itapema são sempre muito técnicas e rápidas. “O terreno muda muito em caso de chuva, por isso os pilotos devem estar preparados para se adequarem em diversas situações”, alerta.

Em 2020, a MXF Enduro Team entra na disputa com dois pilotos: Anderson da Luz, conhecido como Caxopa, de 25 anos e natural de Chapecó-SC, atual campeão brasileiro de Enduro FIM na categoria E4 PRO. Esse ano Caxopa competirá na categoria E2. Já Fernando Juruna, de Belo Vale-MG, com 28 anos, traz na bagagem o título de campeão brasileiro de Enduro FIM na categoria E4-230. Neste ano tenta repetir o feito na categoria E4 PRO.

A MXF Motors usa as competições como laboratório para desenvolver seus produtos: as motos de competição 250cc e 300cc. “Após dois anos de muito trabalho e aprendizado desenvolvendo nossas motos MXF, com um vice-campeonato em 2018 e o título brasileiro em 2019 na categoria E4, este ano estamos com uma ótima estrutura e dois pilotos muito rápidos. O Caxopa vai pilotar uma MXF 250 TS de 2 tempos na categoria E2. Junta-se a equipe o piloto Fernando Juruna, que vem numa ascensão técnica muito grande e vai defender o título brasileiro na E4 PRO com sua MXF 250 RX, esclarece Luiz Henrique. “Esperamos e estamos muito bem preparados para lutar pelas primeiras posições nestas duas categorias. A MXF tem como meta ter seus dois pilotos entre os top 10 do resultado geral”, completa Luiz Henrique.

A MXF Motors agradece e destaca seus patrocinadores: Motobatt, GaiaMX, Borilli Racing, BMS Racing, Renova Grafix, Italian Braap, Ferzza, Xinic Repsol, Biker, Uai Racing Racetech, Parts 57, Belparts, Airoh, Acerbis.

 

Calendário de 2020 do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM

 

1ª e 2ª Etapas – Itapema – SC – 06, 07 e 08 de março

3ª e 4ª Etapas – Nova Bréscia – RS – 06 e 07 de abril

5ª e 6ª Etapas – Marzagão – GO – 23 e 24 de maio

7ª e 8ª Etapas – Carmópolis de Minas – MG – 20 e 21 de junho

9ª e 10ª Etapas – Aracruz – ES – 11 e 12 de julho

11ª e 12ª Etapas – Pinhais – PR – 08 e 09 de agosto

13ª e 14ª Etapas – Patrocínio – MG – 26 e 27 de setembro

 

Serviço da Prova

 

04/03 (quarta-feira)

Encerramento das inscrições

06/03 (sexta-feira) – Praça da Paz de Itapema-SC
17h30 – Briefing, salão de convenções Hotel Solis
19h – Lançamento MR Pro
20h – Super Prime na Praça da Paz

07/03 (sábado) – Itapema Off-Road
8h – Início da prova das categorias Kids
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Chegada/Pré-Finish no Paddock
16h20 – Condução das motos ao Parque Fechado
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia, Restaurante Osmari

08/03 (domingo) – Itapema Off-Road
8h – Início da prova das categorias Kids
9h – Largada dos dois primeiros pilotos
15h – Chegada/Condução das motos ao Parque Fechado
17h – Divulgação dos resultados oficiais do dia na sede do Itapema Off Road.

*A programação está sujeita a alterações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Aqueçam os motores para a abertura do Pro Tork Paranaense de Velocross

Evento acontece nos dias 17 e 18 de outubro, em Candói, seguindo rígido protocolo de segur…