Equipe participa da competição com 13 duplas nas categorias Master, Graduado e Turismo

O calendário 2020 começou movimentado para a GS Racing. Após vencer o Cerapió, a equipe parte para a 26ª edição do Transparaná, competição que vai passar pelas cidades de Guarapuava, Imbituva, Castro e Curitiba. A GS Racing participa do campeonato com 13 duplas nas categorias Master, Graduado e Turismo. Em 2019 a equipe venceu as três categorias da competição.

O Transparaná tem direção de prova de Vander Hirt, mais conhecido no mundo do rally regularidade como Fritão, e deve reunir mais de 50 veículos na edição deste ano. A competição acontece entre os dias 5 e 8 de fevereiro, mas já na terça-feira, dia 4, os competidores serão recepcionados em Guarapuava, cidade que sedia a largada nos dois primeiros dias de prova.

Briga de campeões na categoria Master

A GS Racing chega na categoria Master com sete duplas de peso. Entre os destaques estão os campeões do Transparaná do ano passado pela categoria Master, o piloto Flávio Roberto Kath, o Poder, de Blumenau (SC), e o navegador Rafain Walendowsky, de Brusque (SC). A dupla já participou de 16 edições da competição e são os atuais tricampeões. “Participamos do primeiro em 2004 e até hoje vencemos cinco vezes no total e fomos vice-campeões outras cinco. Vencemos os três últimos eventos. O Transparaná é simples, mas é ótimo”, comenta Flávio.

Para pegar fogo na categoria Master, a GS Racing conta com mais seis duplas na disputa do título da categoria. Entre elas estão os últimos campeões do Sertões, Transcatarina, Mitsubishi Motorsports, Copa Troller, Cerapió, Campeonato Catarinense, Copa Scherer 4×4 Carbon Free e Rally Trancos RS. “O Transparaná é pra mim a prova mais disputada do Brasil. Os melhores pilotos e navegadores estão não competição, é uma prova muito técnica e quase sempre a chuva dá uma apimentada. Além disso, temos um diretor de prova que também participa de rally pelo Brasil, então ele sabe o que precisa para se fazer uma boa prova”, comenta o navegador atual campeão do Transcatarina e do Mitsubishi Motorsports, Jhonatan Ardigo.

O Transparaná é um dos campeonatos preferidos pelos competidores. Prova disso é a quantidade de vezes que pilotos e navegadores marcam presença no evento ao longo da carreira. O navegador Enedir da Silva Júnior, o Bolacha, de Chapecó (SC), já perdeu as contas de quantas vezes participou. “Já estive em 17 ou 18 edições do Transparaná. Fui três vezes campeão e várias vezes vice, uma vez terceiro, enfim, sempre beliscando o pódio. É uma prova ímpar, excelente de andar. Principalmente nas últimas com o Fritão de diretor, pois ele vem fazendo umas provas fantásticas tecnicamente. Além disso, as disputas estão muito acirradas e as duplas afiadas”, afirma o navegador.

Bolacha compete ao lado de Gustavo Schmidt, o Guga, de São José (SC), que vai participar pela primeira vez do Transparaná como piloto. “Já participei de umas três como navegador e é uma prova extremamente técnica, rápida, e muito difícil de ganhar. É um sonho ser campeão”, afirma Guga.

Campeões e estreantes na Graduado

A categoria Graduado também conta com nomes de peso como o piloto Aurélio Bilhalva, de Pelotas (RS), e o navegador Rafael Pinto, de Curitiba (PR), que são os atuais campeões do Sertões. A GS Racing também tem estreantes na categoria. O piloto José Andrade Júnior e o seu filho, o navegador Bernardo Schafer Andrade são de Piratuba (SC) e foram a sensação de 2019 vencendo a competição na categoria Turismo em sua primeira participação no Transparaná.

“Foi uma grande experiência, pois foi a primeira vez na competição, mas como já participo desse esporte há anos fiquei muito satisfeito com o que encontrei lá. A prova tem médias justas, muita trilha e pouco deslocamento. Os resultados de prova saem rápido e sempre fazemos novas amizades, que é o mais importante”, comenta Junior. “Participei somente de uma edição, mas as impressões foram ótimas. Até os mínimos detalhes foram pensados, médias altas, trilhas ótimas e apuração rápida”, destaca Bernardo.

Já para o piloto da Graduado, Ivan Laidens, de Curitiba (PR), o Transparaná é um superintensivo de quatro dias de prova. “É uma competição que exige muito do piloto, do navegador e do carro. Cada dia é um tipo de terreno diferente com reflorestamentos, pedreiras e plantações de soja, cana e milho. Quando chove o terreno fica muito liso e quando tem sol a poeira maltrata”, detalha Ivan.

Estreia na Turismo

A GS Racing também conta com estreia na competição. O piloto Rodrigo Tolezano e o navegador Renan Toguchi são de Ribeirão Pires (SP) e vem participar pela primeira vez do Transparaná.

Confira o time completo da GS Racing no 26º Transparaná:

MASTER
Flávio Roberto Kath (Poder) (Blumenau-SC) e Rafain Walendowsky (Brusque-SC)
Leandro Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
Leandro Pereira Moor (Apucarana-PR) e Cláudio Roberto Flores (Bilu) (Itajaí-SC)
Gustavo Schmidt (Guga) (São José-SC) e Enedir da Silva Júnior (Bolacha) (Chapecó-SC)
Olair Fagundes (Cuiabá-MT) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
Everton Gratt (Capizal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
Roberto Ardigo e Jhonatan Ardigo (Apucarana-PR)

GRADUADO
Julio Schlindwein Junior (Kuka) e Ivo Renato Mayer (Brusque-SC)
Ivan Roberto Laidens (Curitiba-PR) e Leonardo Menarin (Castro-PR)
André Lenger (Chapecó)
Aurélio Bilhalva (Pelotas-RS) e Rafael Pinto (Curitiba-PR)
José Andrade Júnior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)

TURISMO
Rodrigo Tolezano e Renan Toguchi (Ribeirão Pires-SP)

Acompanhe a GS Racing

Quem quiser acompanhar as provas da GS Racing pode seguir o Facebook (fb.com/racinggs) e Instagram (@gsracing) da equipe. As notícias também são publicadas no site https://www.gs4x4performance.com.br, além da imprensa em geral e dos principais sites especializados em off-road. No 26º Transparaná a GS Racing conta com o patrocínio master de Pneus Yokohama, GS 4×4 Performance, Rallye Design e Trilha SC.

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Rally RN1500: Após segunda etapa, Accert Competições mantém vice liderança

Cristiano Rocha e Anderson Geraldi largam neste sábado para 3º dia de prova E o segundo di…