Piloto Promax Bardahl garantiu lugar no pódio da disputa realizada em Interlagos, em São Paulo, após terminar na segunda posição nas três baterias na decisão da competição

Pedro Aizza durante a prova (Foto: Eni Alves)

O Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, foi palco no sábado (14) da décima e última etapa da Copa São Paulo Light de Kart. Na disputa pelo título da júnior, em que contam os resultados de seis das dez rodadas da competição, Pedro Aizza (Promax Bardah/GM Motorsport) garantiu o segundo lugar da etapa, restando agora a homologação oficial do resultado por parte da organização para comemorar, ou não, o título de mais uma categoria em 2019. Pedro já havia vencido a CODASUR Júnior, em setembro deste ano.

Na etapa final, Pedro Aizza foi segundo colocado nas três baterias, todas elas vencidas pelo seu principal adversário na briga pelo título, o piloto Gabriel Gomez, que assim subiu no lugar mais alto do pódio na etapa. Antes da disputa, Aizza e Gomez tinham 51 e 48 pontos somados (com o descarte de um resultado) de acordo com a classificação do Interlagos Motor Clube. Assim, com a vitória, Gomez somaria 17 pontos, 16 da vitória e um extra pela volta mais rápida na bateria 2, enquanto Aizza soma 14, pela segunda colocação. Caso os dois atinjam 65 pontos, no desempate o piloto Promax Bardahl será o campeão, por ter vencido três etapas, contra duas do adversário.

“Nossa estratégia para a decisão foi montada após percebermos que o Gomez tinha um carro melhor do que o nosso nas baterias desta etapa. Por isso, focamos em garantir o segundo lugar e brigar pelos pontos extras de melhor volta nas três baterias. Na última, eu tinha a volta mais rápida, até que o Henrique Manhani conseguiu cravar o mesmo tempo que o meu. Ainda falta a organização divulgar o resultado, mas o campeão será definido no desempate ou por um ponto. Isso mostra o quanto a etapa e a competição são bastante equilibradas”, explicou Pedro Aizza, dono do kart #35.

Pedro Aizza foi o quarto mais rápido na tomada de tempo, realizada no início da manhã de sábado, em que Júlia Ayoub foi a mais veloz. Na corrida 1, com 15 voltas, terminou 1seg920 atrás de Gomez, com Júlia em terceiro. Na seguinte, com 18 voltas, a diferença foi menor, 0seg381, terminando em segundo lugar, à frente de Lucas Favaro. Na terceira bateria, 20 voltas, a distância foi também próxima da anterior, 0seg360, com Henrique Manhani fechando no top 3.

Resultados em 2019 – Pedro Aizza concluiu 23 provas neste ano, com dez vitórias. Suas três últimas disputas foram na Copa São Paulo Light, com um P1 e dois P2, nas etapas 8, 9 e 10. Antes, competiu em Le Mans (FRA), no Mundial. Os torneios disputados anteriormente haviam sido a Copa Brasil, com o quinto lugar, e a Copa SPR Light, em que teve um sexto lugar na segunda prova como destaque. A quinta posição na Copa São Paulo Light, em Interlagos, garantiu a Pedro o título da CODASUR Júnior e a vaga para o SKUSA. O triunfo na decisão do Sul-Brasileiro, em Londrina (PR), logo após obter a segunda colocação na quinta etapa da Copa SP Light, em Aldeia da Serra (SP), completam os resultados mais recentes do piloto.

Antes disso, garantiu dois top 5 na primeira fase do Brasileiro, um P5 e um P4, em Cascavel (PR). Aizza chegou à competição nacional em alta, após conquistar cinco vitórias consecutivas entre maio e junho: Metropolitano de Kart de Cascavel; Sul-Americano, em Nova Santa Rita (RS); quinta etapa da Copa SP Light, em Aldeia da Serra; a segunda de três provas do Sul-Brasileiro, em Xanxerê (SC), e o Open do Brasileiro, em Cascavel.

Pedro havia sido vice-campeão na segunda etapa da Copa SPR Light, em Penha (SC), antes de fazer a “quina”. O paranaense competiu também nas quatro corridas anteriores da Copa SP Light, onde conquistou uma vitória na segunda etapa, além de somar uma segunda, uma terceira e uma oitava colocações. Aizza esteve também nas aberturas da Copa Interlagos de Kart (CIK) e do Campeonato Sul-Brasileiro, em Nova Santa Rita, ambas vencidas por ele, em fevereiro e abril, respectivamente.

Por Doro Jr e Gustavo Coelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Guki Toniolo conquista o título de vice-campeão Paranaense de Kart

Visando a preparação para o Campeonato Brasileiro, o piloto gaúcho segue nesta semana para…