Categoria-escola inicia quinta temporada neste fim de semana em conjunto com as categorias que integram a FASP

Fórmula Academy inicia quinta temporada (Marcus Vinicius Pavan)

A Fórmula Academy Sudamericana inicia a quinta temporada de sua história neste fim de semana no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP). A categoria, que tem como objetivo ser o primeiro passo para jovens pilotos no automobilismo, realizará suas atividades em quatro fins de semana do ano com corridas em Interlagos, Cascavel e El Pinar (URU). O primeiro treino livre oficial acontece nesta sexta-feira (6), às 16h30 (horário de Brasília).

“Depois de alguns meses de trabalho intenso, vamos retornar às competições com expectativa de grid cheio no ano e mantendo nossa filosofia de dar todo o suporte para os pilotos que estão começando a carreira no esporte. Em cinco anos de atividades, formamos dezenas de pilotos na América do Sul que estão brilhando no automobilismo da região, nos Estados Unidos e também na Europa”, diz o promotor do campeonato, Gerardo ‘Tato’ Salaverría.

Nos últimos meses, a Fórmula Academy Sudamericana promoveu diversos treinos livres para novos pilotos nos autódromos de Interlagos e Londrina e os resultados foram muito bons. “Diversos pilotos testaram o carro e puderam compreender o nosso trabalho. Todos eles tiveram as orientações adequadas de nossa equipe técnica e aprenderam a ler os gráficos do sistema de aquisição de dados no computador”, complementa Salaverría.

O fim de semana será composto por dois treinos livres, a classificação e duas corridas. O pole position e o autor da volta mais rápida de cada prova recebem um ponto extra. Já a formação do grid para a segunda prova tem como critério o resultado da corrida 1 com os seis primeiros colocados em ordem invertida. (Soma) A pontuação segue o regulamento da Fórmula 1, ou seja, o vencedor leva 25 pontos, o segundo colocado, 18; o terceiro, 15; o quarto, 12; o quinto, 10; o sexto, 8; o sétimo, 6; o oitavo, 4; o nono, 2; e o décimo, 1 ponto.

 

O carro

Projetado e construído com padrões de tecnologia e segurança da FIA: chassi Signatech de fibra de carbono, bicos, gaiola, tanque de combustível, cintos, sistema de prevenção contra incêndios, todos feitos na Europa e nos EUA sob licença da FIA.

Motor

1.8 de 16 válvulas 160 HP, cárter seco, injeção eletrônica e acelerador eletrônico.

Câmbio

Câmbio SADEV de cinco velocidades sequencial.

Volante

O volante é semelhante ao das principais categorias mundiais, sensores de aquisição de dados de parâmetros de motor, força G, longitudinal e transversal, velocidade, posição do volante, posição do acelerador e pressão dos freios.

Freios

Marca Alcon – fabricação inglesa com discos ventilados nas quatro rodas.

 

Programação do fim de semana (horário de Brasília):

Sexta-feira (6)

16h30 – 1° Treino livre

Sábado (7)

7h30 – 2° Treino livre

12h50 – Treino classificatório

Domingo (8)

11h40 – Corrida 1 (20 minutos + 1 volta)

14h40 – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)

 

Calendário 2019:

1ª etapa – 8 de setembro – Autódromo José Carlos Pace / São Paulo (SP)

2ª etapa – 27 de outubro – Autódromo Zilmar Beux / Cascavel (PR)

3ª/4ª etapa – 2 de novembro – A confirmar

5ª/6ª etapa – 8 de dezembro – Autódromo Victor Borrat Fabini / Montevidéu (Uruguai)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Filippo Fiorentino venceu em Interlagos em sua estreia na Fórmula 4 Brasil

Piloto ítalo-brasileiro fez carreira no kart e disputa também a Fórmula 4 Espanhola Piloto…