Comandada pelo experiente piloto Leonardo Cruz, a equipe Punto Rosso Sports apresentou o curitibano Alfredo Ibiapina Filho, o Alfredinho, ao kartismo brasileiro em 2017. O piloto de 9 anos estreou em agosto na categoria Cadete do Campeonato Metropolitano de Kart de Curitiba e não demorou a mostrar potencial. Na segunda etapa do certame subiu no terceiro degrau do podium e venceu com maestria a primeira prova da última rodada realizada em outubro, no kartódromo de São José dos Pinhais-PR, ou kartódromo “do Gari”, como é conhecido, um dos traçados mais técnicos e difíceis do país. Concluindo seis provas em três etapas o piloto do kart número 8 sagrou-se vice-campeão do campeonato em seu ano alfa no esporte a motor.

Em dezembro, o desafio foi pela Cup Floripa, no kartódromo Internacional dos Ingleses, em Florianópolis-SC. Alfredinho conquistou a pole position da Cadete, venceu as duas baterias e conquistou o primeiro título de campeão com menos de seis meses de atuação. “Nos primeiros treinos nós percebemos a habilidade do Alfredinho ao pilotar o kart e nos impressionou a evolução dele no campeonato Metropolitano. O título na Cup Floripa corou o ano de estreia e confirmou que estamos no caminho certo. Ele participou ainda da última etapa do SPR, no Beto Carrero-SC e do Paranaense de Kart, em Londrina, que serviram de experiência para as competições na temporada 2018”, comentou o pai, Alfredo Ibiapina.

“Na prova final do Paranaense em Londrina, o Alfredinho chegou a ganhar 10 posições, superando pilotos mais experientes da categoria. Mas, infelizmente teve que abandonar a disputa faltando cinco voltas para o encerramento. Na Cup Floripa, presenciar o desempenho dele, que resultou no título de campeão, foi incrível! Mais uma vez ele mostrou determinação e tenho certeza que dará muito trabalho aos adversários nesta temporada”, enfatizou Leonardo Cruz, coach, piloto da Shifter, Bicampeão da Copa SPR Light (2016 e 2017), campeão paranaense em 2017, campeão Catarinense (2014) e piloto de testes da Sprint Race, categoria de acesso da Stock Car.

Alfredinho completará um ano em competições oficiais de kart e na Cadete, categoria destinada a pilotos de 9 a 11 anos, em 2018. A equipe Punto Rosso aposta no talento do jovem piloto, que volta aos treinos assim que as pistas de Curitiba e Região abrirem os portões. A primeira competição oficial da equipe será em fevereiro, na primeira etapa do Campeonato Paranaense Light, que servirá de Open para o Sul Brasileiro marcado para o final de março naquela mesma pista.

Texto e fotos: Eni Alves

Com o trofeu de vice-campeão do Metropolitano de Kart de Curitiba, em 2017
Comemorando com a equipe Embrasil o título da Floripa Cup no final de 2017
/alfredinho venceu as duas provas e ganhou o título de campeão da Floripa Cup 2017 pela categoria Cadete
O apoio dos pais é fundamental para conquistar vitórias e superar as adversidades
Podium da Floripa Cup em dezembro de 2017
Disputas no Metropolitano de Kart de Curitiba
Com pouco tempo de treino Alfredinho disputou as primeiras posições no Metropolitano de Kart de Curitiba
Metropolitano de Kart de Curitiba, kartódromo do Gari em São José dos Pinhais
Momento de descontração
Grid da última etapa do Metropolitano de Kart de Curitiba
Comemoração do vice-campeonato pela Cadete em Curitiba
Podium do Metropolitano de Kart de Curitiba com o pai e o mecânico da equipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

CBA divulga programação e abre inscrições para classificatória final da 2ª Regional Cup e 8º Campeonato Brasileiro de Kart Endurance no Maranhão

Competições, que serão realizadas em agosto no Kartódromo Internacional de Imperatriz, jun…