Principal Matérias Velocidade no Asfalto Eli Steinbruch estreia na Fórmula 4 Espanhola, em Barcelona, com foco na temporada 2027

Eli Steinbruch estreia na Fórmula 4 Espanhola, em Barcelona, com foco na temporada 2027

Piloto de Bragança Paulista (SP) participará como estreante da sétima etapa do campeonato, no Circuit de Barcelona-Catalunya

Fotos: Divulgação

02 de novembro de 2026 – O piloto Eli Peres Steinbruch, de Bragança Paulista (SP), dará um passo importante em sua trajetória no automobilismo entre os dias 6 e 8 de novembro, quando competirá pela primeira vez em uma etapa da Fórmula 4 Espanhola. Aos 15 anos, o paulista participará como estreante da sétima etapa da temporada do Campeonato Espanhol de Fórmula 4, no Circuit de Barcelona-Catalunya, na região da Catalunha. A participação faz parte de sua preparação para a temporada 2027, quando pretende disputar o Espanhol de F4 com foco no desenvolvimento técnico e na adaptação à nova categoria.

 

Em sua primeira experiência competitiva em um carro de fórmula no automobilismo europeu, Eli defenderá a equipe DriveX, com apoio do coach Leandro Gomez, em um dos principais campeonatos de formação de jovens pilotos do continente, voltado à transição de jovens pilotos do kart para os monopostos segundo as diretrizes da FIA.

 

Além da oportunidade de vivenciar de perto a dinâmica de uma categoria internacional, a experiência também faz parte do processo de desenvolvimento do piloto, que busca ampliar sua bagagem técnica e competitiva para os próximos passos de sua carreira.

 

Em 2026, a competição utiliza chassis Tatuus F4-T421 de segunda geração, equipados com motores Abarth e pneus Hankook, com grid limitado a 36 carros por etapa. Cada rodada reúne treinos livres, duas sessões classificatórias e três corridas: duas provas mais longas, com duração aproximada de 28 a 30 minutos, e uma sprint de cerca de 18 minutos. A pontuação considera o desempenho nas corridas e contempla também critérios relacionados à classificação e às voltas mais rápidas.

 

Trajetória e primeiros passos nos monopostos

 

Natural de São Paulo, Eli iniciou sua trajetória no kartismo em 2019, na Escola do Seninha, com Tuka Rocha. No ano seguinte, começou a disputar corridas e passou a participar de competições oficiais da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

 

Ao longo da carreira, esteve presente em seis edições do Campeonato Brasileiro de Kart, entre 2020 e 2025, além de quatro edições da Copa do Brasil de Kart. Ele ainda participou do Skusa Super Nationals, em Las Vegas (EUA), assim como do Campeonato Mundial de Kart da FIA, realizado anualmente na Itália.

 

Eli também teve sua primeira experiência em monopostos neste ano, em duas etapas do Lucas Oil Formula Car Winter Race Series – campeonato organizado pela Lucas Oil School of Racing, com fornecimento de carros idênticos, suporte técnico e mecânicos –, voltado para jovens talentos do kart e pilotos amadores. Nesta competição, conquistou uma pole position e um segundo lugar.

 

“Estou muito animado. Sei que vou competir pela primeira vez em um carro de fórmula, em uma pista e em um campeonato que ainda não conheço na prática. Mas não tenho medo de encarar novos desafios e procuro tirar o máximo de cada oportunidade”, afirma Eli.

 

O projeto do piloto é construir uma carreira nos monopostos e avançar progressivamente pelas categorias de formação do automobilismo internacional. Entre seus objetivos futuros está chegar à FREC (Formula Regional European Championship), considerada uma etapa importante no caminho rumo às categorias de acesso à Fórmula 1.

 

“Quero aproveitar ao máximo essa oportunidade em Barcelona, aprender com a equipe, entender melhor o funcionamento do carro e ganhar experiência em uma categoria internacional. Meu foco é evoluir a cada sessão, absorver o máximo de conhecimento e utilizar tudo o que aprender nessa estreia para continuar me desenvolvendo nos monopostos”, finaliza.

 

Texto: Práxis Mídia e Conteúdo

Comentários estão fechados.

Veja também

Dudu Salamonde retoma testes na Europa e intensifica preparação para a F4 em 2027

Piloto paulista volta à pista em Mugello (ITA) em nova etapa da sua transição para os mono…