Principal Matérias Kart Gael Rampazzo testa kart Shifter durante preparação para o final da temporada

Gael Rampazzo testa kart Shifter durante preparação para o final da temporada

Piloto maranhense teve primeira experiência com equipamento com marchas, mas segue a preparação para compromissos decisivos.

Gael Rampazzo
(KMCom / Divulgação)

Em meio à preparação para os compromissos finais da temporada de 2025, a piloto maranhense Gael Rampazzo (A Promo / Mark Representação / Equipe: Evolution Motor Sport / Coach: Fran Di Mauro) viveu uma experiência marcante ao guiar pela primeira vez um kart da categoria Shifter, equipado com câmbio. O teste aconteceu no Kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri, e representa um novo desafio na trajetória do piloto do Maranhão.

A sessão de treinos com o novo equipamento proporcionou a Gael sensações completamente diferentes das categorias em que compete habitualmente, a Cadete e Mini. Os karts Shifter são conhecidos pela complexidade técnica e pela exigência de coordenação entre aceleração, frenagem e trocas de marchas, características que tornam a categoria uma das mais desafiadoras do kartismo.

“Eu nem acreditei quando vi o kart montado com as carenagens feitas pra mim. Fiquei super empolgada com essa novidade. É muito legal poder experimentar algo diferente”, conta Gael Rampazzo, que juntamente com sua equipe busca novos aprendizados no esporte.

Nesta reta final da temporada 2025, Rampazzo tem pela frente compromissos importantes. O primeiro deles é a quinta e última etapa da Copa Beto Carrero, que servirá como Open do Brasileiro, programada para a pista do Balneário de Penha, no litoral norte catarinense. A competição representa uma oportunidade valiosa de preparação para a competição nacional que ainda está por vir.

Outro compromisso no calendário é a 9ª edição do Campeonato Brasileiro Rotax, com a final programada para o próximo dia 1º de novembro, na pista da Granja Viana, em Cotia (SP). A disputa promete reunir os principais nomes da categoria e será mais uma chance para a piloto maranhense mostrar sua evolução ao longo da temporada.

O grande compromisso da temporada, porém, será no final de novembro, quando Gael encara o 60º Campeonato Brasileiro de Kart, na pista de Beto Carrero, em Santa Catarina. Nesta competição nacional, o foco não estará no Shifter, mas sim nas categorias Cadete e Mini, onde a piloto maranhense busca resultados expressivos para encerrar o ano em grande estilo.

Enquanto aguarda essas competições, Rampazzo não vai ficar parado. O piloto seguirá com treinos habituais e seu novo kart Shifter, buscando dominar as técnicas específicas da categoria e ampliar seu repertório de habilidades no comando dos equipamentos de alta performance.

“É um kart muito rápido. Tem que trocar as marchas para reduzir e depois subir as marchas de novo na aceleração. Tem partes que a gente faz com uma mão só no volante, mas é tudo muito legal”, explica a piloto.

Com uma agenda cheia de desafios e a experiência recente com o kart Shifter agregando conhecimento técnico, Gael Rampazzo segue trilhando seu caminho no kartismo brasileiro, sempre em busca de evolução e de novos aprendizados que possam contribuir para seu desenvolvimento como competidor.

Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria

Comentários estão fechados.

Veja também

Pensando no Brasileiro, Firás Fahs disputa a Final da Copa Beto Carrero

Atual campeão da Copa Brasil na categoria OK-N, Firás Fahs se prepara para brigar pelo tít…