Principal Matérias Kart Piloto brasiliense Dudu Oliveira estreia com vitória no cenário internacional do kart

Piloto brasiliense Dudu Oliveira estreia com vitória no cenário internacional do kart

Aos 10 anos, Dudu faz prova espetacular e vence etapa final do Campeonato Portugal Rotax 2025 em Bombarral

Dudu Oliveira
(KMCom / Alexandre Araújo)

Eduardo “Dudu” Oliveira (Rede Aqui Postos / Equipa: TPC Motorsport-BRA – Art Racing-PRT / Treinadores: Túlio Paiva-BRA – Lucas Araújo – BRA) escreveu seu nome na história do kartismo brasileiro ao conquistar uma vitória espetacular em sua estreia no continente europeu. O piloto de 10 anos, natural de Brasília, cruzou o oceano para disputar a última etapa do Campeonato Portugal Rotax 2025 e saiu vitorioso da pista do Kartódromo do Oeste, em Bombarral.

A conquista marca um momento importante para o piloto brasiliense, que pela primeira vez competiu fora do Brasil e logo na primeira competição subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria Rotax Micro Max. A performance impressionante de Dudu demonstra o talento precoce que vem sendo lapidado nas pistas brasileiras.

“Estou muito feliz com tudo que aconteceu. Foi difícil para mim a primeira prova, mas vencer é sempre muito bom”, declarou Dudu Oliveira.

Dudu, que no Brasil disputa as categorias Cadete e Mini 2T em competições como o Brasiliense de Kart e a Copa Beto Carrero, em Santa Catarina, representou as cores verde e amarela pela Equipe Art Racing, sob a orientação do coach Lucas Araújo, brasileiro com nacionalidade portuguesa que contribuiu muito com a participação do piloto na competição.

A tarefa não foi nada fácil para o piloto brasileiro, que enfrentou um fim de semana de condições climáticas instáveis sobre a pista de Bombarral. O tempo alternava entre chuva e pista seca, além de rajadas de vento forte que desafiaram todos os competidores durante os três dias da competição.

Após realizar treinos livres com tempos que o colocavam entre os primeiros colocados, Dudu Oliveira enfrentou seu primeiro grande desafio no treino classificatório deste sábado (27). Com a pista molhada após a chuva e sem ter testado previamente em condições de pista úmida, o brasileiro largou da quarta fila no grid da Final 1, primeira bateria da etapa.

Na corrida, porém, Dudu mostrou toda sua determinação e habilidade. Mesmo tendo rodado na primeira curva da prova e caído para as últimas posições do pelotão, conseguiu uma recuperação espetacular, ultrapassando os adversários até cruzar a linha de chegada na primeira colocação, ainda registrando a melhor volta da corrida.

Neste domingo (28), foram disputadas mais duas provas decisivas. Na Final 2, Dudu partiu da segunda fila, mas com muito vento dificultando a pilotagem e na intensa luta para manter sua posição de liderança, terminou a prova em terceiro lugar na Micro Max.

Já na Final 3, última bateria da etapa, o piloto brasileiro saiu da segunda fila e travou uma batalha épica pela vitória, fechando as treze voltas na segunda colocação. A regularidade demonstrada pelo brasiliense foi premiada com uma pontuação total de 138 pontos, garantindo o primeiro lugar geral da etapa e o lugar mais alto no pódio de Bombarral.

Já na Final 3, última bateria da etapa, o piloto brasileiro saiu da segunda fila e travou uma batalha épica pela vitória, fechando as treze voltas na segunda colocação. A regularidade demonstrada pelo brasiliense foi premiada com uma pontuação total de 138 pontos, garantindo o primeiro lugar geral da etapa e o lugar mais alto no pódio de Bombarral.

“Chegando pela primeira vez na competição, eu não esperava conseguir vencer, mas fiz o meu melhor possível e agora é hora de comemorar”, celebrou o brasileiro.

Após passar neste teste internacional com louvor, Dudu Oliveira confirmou junto com sua família e equipe uma decisão que pode mudar completamente sua carreira no automobilismo: em 2026, o piloto se mudará para Portugal para disputar as competições europeias em tempo integral.

O cronograma ambicioso inclui os campeonatos portugueses, o Campeonato Espanhol, algumas etapas do Campeonato Italiano de Kart, com foco especial no Mundial de Kart do próximo ano e o Champions of the Future, consolidando sua transição definitiva para o cenário internacional do automobilismo.

Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria

Comentários estão fechados.

Veja também

Vicente Capela conquista Bicampeonato Portugal Rotax 2025 com pilotagem brilhante

Piloto de Beja supera condições adversas em Bombarral e sagra-se campeão pela segunda vez …