Principal Matérias Velocidade no Asfalto NASCAR Brasil Series: Tarumã Recebe Quarta Etapa com Grid Invertido em Junho

NASCAR Brasil Series: Tarumã Recebe Quarta Etapa com Grid Invertido em Junho

Autódromo gaúcho será palco de disputas estratégicas com 75 pontos em jogo na temporada 2025

3ª Etapa da Nascar Brasil em Interlagos, 2025 (Carlos Rossi / Red Line Motor Sport)

A temporada 2025 da NASCAR Brasil Series se aproxima de mais um momento decisivo. Entre 13 e 15 de junho, o Autódromo Internacional de Tarumã, situado em Viamão na região metropolitana de Porto Alegre, receberá a quarta rodada do campeonato. O evento promete intensidade especial por adotar o formato de Inverse Race, que segundo o organizador Thiago Marques é aguardado pelos competidores “tanto pela emoção quanto pela estratégia“.

A disputa reunirá 26 pilotos distribuídos entre quatro equipes – Full Time, MX Vogel, Team RC e RMattheis – em uma etapa que oferece 75 pontos. Esta rodada representa importância dupla no calendário: vale simultaneamente como quarta das seis etapas do Campeonato Brasileiro e integra o Overall, competição que abrange as nove etapas totais da temporada.

O regulamento especial desta etapa estabelece particularidades no processo classificatório, que iniciará às 11h40. A sessão seguirá ordem inversa baseada no segundo treino oficial, organizando os participantes em grupos de três ou quatro carros. Após completarem duas voltas lançadas, os pilotos se classificam para a primeira corrida, com pontuação idêntica ao sistema das provas: primeiro lugar recebe 25 pontos, segundo lugar 20 pontos, terceiro 16 pontos, quarto 14 pontos, e assim sucessivamente até o décimo segundo colocado que ganha 1 ponto.

O sistema de grid invertido funciona da seguinte maneira na primeira prova: as posições de 7ª a 24ª do treino classificatório mantêm suas colocações, enquanto os seis melhores do Q1 têm posições invertidas. Desta forma, o primeiro colocado largará em sexto, o segundo em quinto, o terceiro em quarto, o quarto em terceiro, o quinto em segundo e o sexto colocado ganhará a pole position.

Para a segunda corrida, o procedimento se repete com base no resultado da primeira prova, invertendo novamente as seis primeiras posições.

A categoria conta com apoio da Petrobras, Karter, Pirelli e Frum como patrocinadores principais, além dos fornecedores oficiais Militec1, Servitec, Nano4you, Tecpads, Sparco, Zanoello e Graxa. As montadoras Chevrolet e Ford completam o conjunto de parceiros da competição.

Carlos Rossi – Kabé / Red Line Motor Sport

Jornalista | Repórter Fotográfico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

FIA WEC em Interlagos: tudo pronto para o Rolex 6 Horas de São Paulo

Etapa brasileira do Mundial de Endurance reúne 36 carros de 13 marcas, com atrações na pis…