Principal Matérias Velocidade no Asfalto HISTÓRICA! No mais literal dos sentidos. Assim pode ser descrita a primeira prova oficial da Fórmula Fusca Brasil.

HISTÓRICA! No mais literal dos sentidos. Assim pode ser descrita a primeira prova oficial da Fórmula Fusca Brasil.

Era uma vez um sonho — o sonho de ter uma competição de Fuscas que ultrapassasse os limites regionais. Um desejo que atravessou gerações, sobreviveu a dezenas de tentativas e, até então, jamais havia se concretizado de forma efetiva.

Por LUCIANA FLORES

 

Pois bem, nesta história de realizações, era preciso uma “fada madrinha” — e ela atendeu pelo nome de Fórmula Truck. Por intermédio do seu proprietário, Gilberto Hidalgo, e do CEO, Roberto Cirino, que abriram as portas e abraçaram o projeto da criação da Fórmula Fusca Brasil. E assim, neste domingo, 18 de maio de 2025, foi dada a largada para a primeira corrida oficial da categoria.

Somente o início da categoria já seria motivo suficiente de celebração para organizadores, pilotos, patrocinadores e demais envolvidos. No entanto, o fim de semana ainda reservaria momentos, coincidências e disputas que ninguém poderia imaginar.

A programação começou na quinta-feira, com uma recepção especial no estilo “encontro de carros antigos”. Grupos de Fuscas de Cascavel reuniram seus veículos para receber os carros da Fórmula Fusca. O evento, promovido pela Speedmax Pneus, movimentou o centro de Cascavel com música, confraternização, prêmios e sorteios.

Com as inscrições confirmadas, concretizou-se a aguardada miscigenação no grid: pilotos estreantes disputando sua primeira prova oficial, talentos de apenas 16 anos dividindo pista com um decano de 78; profissionais com mais de 30 anos de carreira, campeões em outras categorias — um grid tão democrático quanto a história do Fusca, o carro mais popular do mundo.

No mesmo fim de semana da aposentadoria da lenda Pedro Muffato, aos 83 anos, a Fórmula Fusca celebrava seu nascimento. E, agora, abriga o piloto mais longevo em atividade no automobilismo nacional: Neno Oliveira, com 78 anos.

Na pista, a abertura da prova foi marcada por uma emocionante homenagem ao “velho e amado Fusquinha”. Carros do encontro de quinta-feira escoltaram os veículos de corrida na volta de apresentação, arrancando aplausos e lágrimas do público.

A primeira bateria foi de tirar o fôlego. Enzo Ranieri e Maicon Tumiate travaram um duelo histórico, com mais de dez trocas de posição sem qualquer toque ou incidente. A chegada foi uma das mais apertadas da história do automobilismo brasileiro: Enzo venceu por apenas 0s038 — cerca de 30 centímetros de vantagem. Um final digno de roteiro de cinema.

Na segunda bateria, os pegas foram ainda mais acirrados. Enzo Ranieri venceu novamente na categoria AP, seguido por Marcelo Tizzot. Na geral, Cristiano Canto terminou em terceiro e foi o vencedor da categoria EA. Logo atrás, Rodrigo Baldibia e Cristiano Casagrande protagonizaram uma última volta eletrizante, decidida apenas com a ajuda da cronometragem oficial.

RESULTADOS:

Primeira bateria – Categoria AP:

1º Enzo Ranieri

2º Maicon Tumiate

3º Robson Magaiver

Primeira bateria – Categoria EA:

1º Neno Oliveira

2º Gustavo Bonesi

3º Cristiano Canto

Segunda bateria – Categoria AP:

1º Enzo Ranieri

2º Marcelo Tizzot

3º Rodrigo Baldibia

Segunda bateria – Categoria EA:

1º Cristiano Canto

2º Ruderson Silva

3º Neno Oliveira

Assim, repleta de boas histórias, a Fórmula Fusca Brasil realizou sua prova inaugural. A próxima etapa será em Campo Grande, no dia 15 de junho, novamente ao lado da Fórmula Truck.

A Fórmula Fusca Brasil tem o patrocínio de: Speedmax Pneus. Apoios de Bateria Impact, Brazilian Racing e Starling Design.

Por Fabio H Greco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Velopark recebe terceira etapa do Endurance Brasil 2025 com disputas acirradas entre supercarros

Categoria retorna ao Rio Grande do Sul após dois anos com liderança indefinida nas quatro …