Principal Matérias Velocidade no Asfalto Padron/Ohashi dão show e vencem em meio prova chuvosa e dramática em Interlagos

Padron/Ohashi dão show e vencem em meio prova chuvosa e dramática em Interlagos

Porsche confirmou triunfo na última volta na GT3, enquanto trio Bertuccelli/Landi/Pedrosa venceu pela primeira vez na GT4

Padron e Ohashi deram show na estratégia e venceram pela primeira vez com Sigma
(Bruno Terena/MS2 Comunicação)

Um drama do início ao fim: assim foi a segunda etapa do Endurance Brasil em 2025, disputada neste domingo (11) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A prova teve pista seca, úmida e molhada, vencedores inéditos, vitórias decididas ou confirmadas na última volta e doses acentuadas de emoção e adrenalina durante as 3h20min de duração da disputa.

Os grandes vitoriosos do dia foram Emílio Padron e Fernando Ohashi. A dupla conquistou sua primeira vitória a bordo de um protótipo Sigma P1 G5, naquela que foi a primeira conquista da equipe Tech Force. Pela GT3, o Porsche 911 GT3 R de Ricardo Maurício/Marçal Müller/Marcel Visconde confirmou a varrida do fim de semana na última volta. A Stuttgart Motorsport confirmou o domínio entre os GTs com triunfo também na GT4, onde Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa venceram pela primeira vez.

 

Gentlemen drivers brilham com estratégia perfeita na P1

Vencedores entre os protótipos, Emílio Padron e Fernando Ohashi tiveram uma atuação memorável. Eles entraram nos boxes logo na primeira volta para tirar os pneus de chuva e colocar os slicks para aproveitar a secagem acelerada da pista. Pouco depois, a chuva voltou e Padron chegou a rodar, mas sem bater. Na reta final da prova, Ohashi foi certeiro: como o regulamento previa que a prova durasse três horas, 20 minutos e uma volta, ele esperou o cronômetro zerar para cruzar a linha de chegada e receber a placa de última volta, reduzindo a duração da prova em uma volta e economizando combustível suficiente para vencer.

A vitória foi emblemática, pois ambos são considerados gentlemen drivers, ou seja, sem formação profissional de pilotagem. Padron também é um dos pilotos aptos ao Troféu Legends, para pilotos com graduação Bronze e mais de 60 anos de idade. “Esse é o nosso ‘Japa Tsunami’! Fazia tempo que batíamos na trave, o carro quebrava… mas agora deu tudo certo. Estamos em primeiro lugar!”, comemorou Padron. O duelo pela vitória foi marcado por uma batalha tática e de protótipos nacionais, entre o Sigma e o AJR de Sarin Carlesso/Matheus Morgatto, que chegou no segundo lugar.

 

GT3: Fim de semana 100% da Stuttgart se confirma na última volta

A batalha na GT3 foi cheia de alternativas. Com as inúmeras alternâncias da pista nas condições molhada e seca na primeira metade da corrida, a batalha pela vitória foi imprevisível entre Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2 (Galba Accioly Fº/Guilherme Salas), Mercedes AMG GT3 (Reginaldo Nappi/Danilo Dirani) e Porsche 911 GT3 R (Marcel Visconde/Ricardo Maurício/Marçal Müller). Na última volta, uma pane seca do Mercedes garantiu a vitória e os 100% da Stuttgart Motorsport no fim de semana.

“Não estava prevista essa segunda vitória. Ela aconteceu”, destacou Marcel Visconde. “Eu já estive do outro lado e sei como é, em uma volta, mudar o cenário. Essa é a beleza do Endurance. Se tiver chance, tem que ir até o fim, sem tirar o pé, pois tudo pode acontecer. A gente sabe muito bem como são as coisas no dia a dia e essa categoria pode muito bem proporcionar coisas assim imprevisíveis”, frisou.

 

Trio da Stuttgart estreia com vitória na GT4

A Stuttgart teve um fim de semana com 100% de aproveitamento também na classe GT4. Se na prova do sábado (10) o triunfo foi de Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, a conquista neste domingo foi de Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa, no outro Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport da equipe. Uma vitória inédita para o trio, que disputou seu primeiro fim de semana de competição.

“Estamos muito felizes. Deu tudo certo hoje, foi um fim de semana maravilhoso. O carro estava ótimo e só temos a agradecer a equipe e a todos”, destacou Bertuccelli. “Vencer em Interlagos, na nossa casa, em São Paulo… não tem como não ficar feliz. O Enrico, estreando, fez uma super tocada e está de parabéns”, completou Landi.

A próxima etapa do Endurance acontece no dia 21 de junho no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A disputa terá uma novidade: ocorrerá à noite, aproveitando do sistema de iluminação do circuito gaúcho.

 

Confira o resultado da prova deste domingo:

 

1) Emilio Padron*/Fernando Ohashi (#11 Sigma P1 /Tech Force – P1) – 111 voltas

2) Sarin Carlesso/Matheus Morgatto (#128 AJR/JLM Racing – P1) – a 11s029

3) Adriano Buzaid/Fernando Gorayeb (#88 Ligier JS P320/Foresti Sports – P1) – a 1min19s412

4) Flávio Abrunhoza*/André Moraes Jr./Daniel Lancaster (#22 Ligier JS P320/GForce Autosport – P1) – a 1min22s630

5) Marco Pisani/Gustavo Kiryla/Renan Guerra (#31 Ligier JS P320/GForce Autosport – P1) – a 1 volta

6) Fernando Poeta*/Andersom Toso/Claudio Ricci/Cole Loftsgaard (#18 Ligier JS P320/FTR Motorsport – P1) – a 2 voltas

7) Marcel Visconde*/Marçal Müller/Ricardo Maurício (#55 Porsche 911 GT3/Stuttgart Motorsport – GT3) – a 5 voltas

8) Reginaldo Nappi/Danilo Dirani (#10 Mercedes AMG GT3/GForce Autosport – GT3) – a 6 voltas

9) Giuliano Bertuccelli/Luiz Landi/Enrico Pedrosa (#44 Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport/Stuttgart Motorsport – GT4) – a 8 voltas

10) Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (#21 Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport/Stuttgart Motorsport – GT4) – a 8 voltas

11) Galba Accioly Filho/Guilherme Salas (#85 Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2/GForce Autosport – GT3) – a 9 voltas

12) Luiz Souza/Bruno Bonifácio/Márcio Mauro (#718 Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR/Stuttgart Motorsport – GT4) – a 9 voltas

13) Marcelo Figueiredo/Márcio Kumruian/Rogério Rodrigues* (#982 Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR/Stuttgart Motorsport – GT4) – a 10 voltas

14) Enzo Visconde/Kim Camelo (#64 BMW M4 GT4/Eurobike-MC Tubarão – GT4) – a 13 voltas

 

Não completaram:

15) Lucas Foresti/Victor Foresti/Rafa Martins (#42 Ligier JS P320/Foresti Sports – P1)

16) Ernani Kuhn/Sergio Jimenez (#26 AJR/Mottin Racing – P1)

17) Gaetano Di Mauro/Guilherme Bottura/Arthur Pavie (#117 Ligier JS P320/BTZ Motorsport – P1)

18) Henrique Assunção/Christian Rocha (AJR #75/FTR Motorsport – P1)

 

Não largaram:

David Muffato/Pedro Queirolo (#35 AJR/TMG Racing – P1)

Sérgio Ribas*/Guilherme Ribas (#63 Mercedes AMG GT3/Tech Force – GT3)

 

Texto: Geferson Kern

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Velopark recebe terceira etapa do Endurance Brasil 2025 com disputas acirradas entre supercarros

Categoria retorna ao Rio Grande do Sul após dois anos com liderança indefinida nas quatro …