Principal Matérias Velocidade no Asfalto Victor Manzini corre com André Bragantini Jr. na prova de endurance da Turismo Nacional neste fim de semana

Victor Manzini corre com André Bragantini Jr. na prova de endurance da Turismo Nacional neste fim de semana

A dupla de pilotos aposta em constância e estratégia para buscar bom resultado na corrida de três horas na manhã de domingo

André Bragantini e Victor Manzini em treino particular no Autódromo de Goiânia
Divulgação
Se há algo de que Victor Manzini está convicto é que a prova da Copa Endurance que decidirá o Campeonato Overall e encerrará a temporada 2024 da Turismo Nacional (TN) neste fim de semana, no Autódromo de Interlagos, será pegada. Quarto colocado da categoria B, ele dividirá o Peugeot 208 #117 da Equipe RMCP (Roberto Manzini Centro Pilotagem) com o piloto André Bragantini Jr. na prova de três horas mais uma volta que será disputada na manhã de domingo, 15. Ambos estão muito animados.
Esta será a segunda prova longa de Victor, que estreou em automobilismo na primeira etapa da Copa Endurance, em Goiânia. “Acho que vai ser uma corrida muito boa. A equipe está vindo bem preparada, é um circuito que a gente conhece muito bem. Estamos correndo em casa. Acho que vai ser uma corrida muito boa para nós”, diz o mais jovem piloto da TN, que completou 17 anos em julho.
Bragantini, que acaba de se tornar campeão da HRacing Cup, também aposta em boa performance. “Acredito que a gente tem um carro bem bom, bem bacana, que já mostrou competitividade. Tenho bastante fé de que vamos fazer uma boa etapa, usando bastante a cabeça, trabalhando bem nos treinos para desenvolver o carro. E quem sabe a gente consiga colher um resultado bom no final da corrida”, ele comenta .
Ao contrário de Victor, Bragantini é um piloto com vasta experiência. Aos 46 anos de idade, acumula três títulos de campeão brasileiro, três de campeão paulista e seis títulos de vice-campeão entre as categorias que disputou, incluindo Stock Car, a própria Turismo Nacional e a Endurance Brasil, ao longo de 30 anos de carreira no automobilismo.
Ele é autor do livro Ultrapassando Limites, parte de projeto que inclui palestras motivacionais, com base em no fato de ser portador da Síndrome de Tourette, caracterizada basicamente por espasmos musculares involuntários, desde os cinco anos de idade. Bragantini também atua como consultor de automobilismo e coach, inclusive de Victor, desde a metade desta temporada.
Em casa – Um dos fatores que motivam a boa expectativa dos dois pilotos é que ambos conhecem muitíssimo bem o circuito de Interlagos. Bragantini por já ter disputado lá muitas corridas de muitas categorias. E Victor por viver no autódromo desde sua infância, acompanhando o pai, Roberto Manzini, chefe da sua equipe e dono da Roberto Manzini Centro Pilotagem, escola de pilotagem esportiva e direção defensiva que é referência nacional.
“Interlagos é uma pista que eu já conheço desde pequeno, vivi dentro daquele autódromo, ainda vivo, quase toda semana trabalhando lá”, conta o piloto paulistano, que é instrutor estagiário na escola da família. “Vai ser muito bom poder correr em casa de novo pela terceira vez neste ano, e agora com o Bragantini, que é muito experiente, conhece muito de todos os tipos de carro, seja com tração dianteira, traseira… Ele conhece de tudo, é um piloto incrível!”
A longo prazo, a meta de Victor é disputar campeonatos como  FIA WEC e IMSA, e também por isso esta será uma corrida especial para ele. “É muito bom poder disputar uma prova de endurance na minha categoria, uma categoria em que eu estou começando, porque endurance é uma coisa que eu quero para a minha vida”, diz o piloto paulistano, que corre com patrocínio da Roberto Manzini Blindagens e da Personal Fruti.
Estratégia e constância – Sobre segredos para se dar bem uma corrida de longa duração, os dois pilotos dizem a mesma coisa: não existem. “A gente tem que encaixar uma boa estratégia e não ter percalços no meio da prova. A estratégia muitas vezes é mais importante do que a velocidade. Então, se tivermos um ritmo constante e uma boa estratégia, vamos conseguir um bom resultado no final”, Bragantini afirma. Victor concorda: “É uma corrida de endurance curta. A gente tem que pensar bastante na estratégia, principalmente de pits, e sermos o mais rápido possível dentro do tempo mínimo, que são cinco minutos de boxe”.
Programação – A Turismo Nacional irá à pista para três treinos livres na sexta-feira, 13, terá classificação no sábado, 14, e corrida com largada às 9 horas de domingo, 15, que poderá ser acompanhada ao vivo no canal da categoria no YouTube.
Super Final em Interlagos
Quinta-feira, 12 de dezembro
08:00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra Oficial
10:15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra Oficial
16:00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (etapa 6), 20 minutos + 1 volta
Sexta-feira, 13 de dezembro
07:30 – Stock Series – Shakedown
07:55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
08:45 – Stock Series – Treino Livre 1 (Rookies)
09:20 – Stock Car Pro Series – Shakedown
10:00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
10:50 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
12:05 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
12:45 – Stock Series – Treino Livre 2
13:15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
14:45 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
15:45 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
16:25 – Stock Series – Treino Livre 3
17:15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
18:00 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
Sábado, 14 de dezembro
08:00 – Stock Series – Classificação
08:45 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
09:40 – Stock Car Pro Series – Classificação
11:00 – Stock Series – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12:00 – Turismo Nacional – Classificação
14:10 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
16:00 – Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 15 de dezembro
09:00 – Turismo Nacional – Etapa Endurance, corrida (3 horas + 1 volta)
12:15 – E-Stock – Super Final
14:30 – Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
16:00 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
16:40 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
ASSESSORIA DE IMPRENSA DE ANDRÉ BRAGANTINI JR.
LOI Comunicação 
Loida Manzo
ASSESSORIA DE IMPRENSA DE VICTOR MANZINI
EC PRESS
Estela Craveiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Cristian Mohr sobe para principal categoria da Porsche Cup

Piloto competiu durante quatro anos na Sprint Challenge, categoria intermediária, e em 202…