A Copa SP do Interior de Kart de Guaratinguetá consagrou os campeões de quatro categorias infantojuvenis do kart no dia 17 de agosto

por: Lucca Pilan

 

Guaratinguetá, SP — No último sábado (17), o 34 Kartódromo de Guaratinguetá recebeu a 3ª Etapa da Copa SP do Interior de Kart para as categorias Cadete, Mirim e Kids, que abrangem pilotos de 6 a 11 anos de idade. Essas categorias competem juntas e no mesmo grid, utilizando motorização idêntica entre si (Honda GX160, fornecido pela Cuca Racing). A etapa também foi marcada pela estreia da categoria F4 Júnior, destinada a pilotos de 11 a 14 anos de idade, que utilizam chassis maiores e motores mais potentes (Honda GX390, fornecido pelo mesmo preparador).
O evento contou com a participação total de 84 kartistas, dividido em dez categorias: Kids, Mirim, Cadete, F4 Júnior, já mencionadas acima, além das categorias de adultos: F4 Novato, F4 Graduados, F4 Sênior, F4 Speed, e das categorias de rental: Graduado e Master (aluguel de karts). Neste sábado a Copa SP do Interior de Kart atingiu seu ápice de inscrições e ofereceu corridas emocionantes e disputas acirradas aos presentes.

Na categoria Cadete, o título de campeão da etapa foi conquistado pelo piloto Bruno Ryba (AGP Motorsport), de 10 anos. Residente no Rio de Janeiro/RJ, Bruno, que é natural da Polônia, mudou-se para o Brasil com a família no início deste ano e já participa de provas de kart em Guapimirim/RJ. Após a corrida deste sábado, o piloto destacou que o nível da competição foi superior ao da etapa anterior e que mais uma vez gostou muito de correr em Guaratinguetá. O segundo lugar ficou com Bruno Buzzo (JC Competições / Casas Buzzo / Buzzo Tecidos), também de 10 anos, residente em São José dos Campos (SP). Em terceiro, ficou Miguel Polly (HP Motorsport), de 11 anos, morador do Rio de Janeiro/RJ, seguido por seu companheiro de equipe Arthur Menegussi, de 10 anos, também residente na capital carioca. Fechando o pódio e em quinto lugar ficou o piloto Theo Ximenes (Irmão Competições / MM França), de 9 anos, de Niterói/RJ. Vale destacar que Arthur e Theo fizeram sua estreia em competições de kart profissional nesta etapa.

A categoria Mirim foi conquistada pelo piloto Jonas Garcia (JC Competições / RX Motorsport / Pão Lendário / Tomodashi Sushi Bar), residente em São José dos Campos/SP e com 9 anos de idade. Jonas teve um excelente desempenho no sábado, mostrando forte crescimento e que brigará por posições mais à frente no grid nas próximas etapas. O segundo lugar da Mirim foi para o piloto Gael Ramos (Hasten Motorsports / Loovi Seguros / Grupo Ribeiro e Viola Incorporadora / PA Implantes Odontológicos), de 8 anos e residente em Pouso Alegre/MG. Gael brilhou na competição com uma performance excepcional no sábado, elevando significativamente o nível da disputa no grid. O atual líder da Mirim, Eduardo Martini Mota (AGP Motorsport / Irmãos Martini / Guaporé Representações), residente em Barra Mansa/RJ, de 9 anos, ficou em terceiro lugar nessa etapa. Conhecido como Dudu, ele não conseguiu realizar uma boa classificação, teve complicações na primeira corrida e precisou se reencontrar na segunda bateria. “Foi uma etapa boa, dei o meu melhor. Não consegui ficar em primeiro, mas dei o máximo que eu pude. Na primeira bateria eu poderia ter me esforçado mais, não estava conseguindo me aproximar dos outros e isso me atrapalhou. Terminei em terceiro na Mirim. Na próxima etapa vou me concentrar mais e me esforçar mais vou brigar pela vitória.”, afirmou. O quarto lugar da Mirim foi para o piloto Murilo Silva (JC Competições), também de 9 anos e residente em São José dos Campos/SP.

Na categoria Kids, o piloto Felipe Saddi (Velo Kart / Luna Fiber / Tecnotermo / Altec), de 6 anos e morador de Atibaia/SP brilhou e conquistou o título de campeão. O segundo lugar na categoria ficou com o piloto Enzo Valente (Irmão Competições / MM França), de 7 anos e morador de Niterói/RJ. Sendo que esta foi a primeira corrida do Enzo com motores mais potentes. Pela terceira vez os pilotos da Kids foram um dos destaques do sábado no kartódromo, e mostraram habilidade e determinação ao enfrentar os pilotos das categorias Mirim e Cadete sem se intimidar por suas idades.

Outro destaque dessa etapa foi a estreia de uma nova categoria dentro da Copa SP do Interior de Guaratinguetá, a F4 Júnior, destinada a pilotos de 11 a 14 anos completados dentro de 2024. Os jovens utilizam chassis maiores, iguais ao do adulto, além da motorização também idêntica a dos adultos. O primeiro campeão da F4 Júnior em Guaratinguetá/SP foi o piloto franco-brasileiro, Maé Cristini (Barbosa Competições), morador de Lorena/SP e de 13 anos. O vice-campeão da etapa de estreia foi o piloto Samuel Araújo (Velo Kart / Percepção Camisetas / VRA Racing), morador da capital paulista e de 12 anos. Em terceiro, ficou Rafael Ventura (HP Motorsport), de 12 anos, morador do Rio de Janeiro/RJ. Na quarta posição ficou a única representante mulher do grid infanto juvenil, a pilota Maria Fernanda Cristina (Barbosa Competições), moradora de Taubaté/SP e de 14 anos. Em quinto lugar e fechando o pódio ficou o piloto Matheus Retorta (Hasten Motorsports), morador de Bragança Paulista/SP e de 11 anos.

Para Samuel Morselli, gestor do kartódromo e piloto de kart profissional, a presença das categorias infanto juvenis na pista é sempre motivo de grande satisfação. Morselli destacou que a estreia da F4 Júnior nesta etapa completa todas as faixas etárias do kartismo no campeonato e reforça que o esporte é para todas as idades. Ele também expressou sua satisfação em receber os 84 pilotos inscritos, alguns dos quais chegaram na quarta-feira para os primeiros treinos. Comenta que os treinos livres foram bastante intensos todos os dias, especialmente na sexta-feira, véspera da etapa. Morselli ressaltou a qualidade do nível técnico dos pilotos e do alto grau de dificuldade das corridas do sábado, em todas as categorias, e que a organização ficou feliz por conseguir manter o cronograma, que incluiu warm-up, classificatórias e rodadas duplas para os seis grids. Ele finalizou afirmando que o campeonato está em expansão e seguirá seus esforços para captar mais pilotos, tanto novos quanto inativos, e que tem sido muito gratificante promover o kartismo na região e testemunhar seu crescimento e renovação neste ano.
Confira abaixo os resultados das corridas infanto juvenis da etapa Copa SP de Kart do Interior:

INFANTIL

Categoria Cadete
1º Bruno Ryba
2º Bruno Buzzo
3º Miguel Polly
4º Arthur Menegussi
5º Theo Ximenes

Categoria Mirim
1º Jonas Garcia
2º Gael Ramos
3º Eduardo Mota
4º Murilo Silva

Categoria Kids
1º Felipe Saddi
2º Enzo Valente

JUVENIL

Categoria F4 Júnior
1º Maé Cristini
2º Samuel Araújo
3º Rafael Ventura
4º Maria Fernanda Cristina
5º Matheus Retorta

As próximas corridas do calendário de 2024 das categorias dos jovens pilotos da Copa SP de Kart do Interior é o seguinte:
19 de outubro
09 de novembro

Texto: Assessoria de comunicação do piloto Eduardo Martini Mota @dudummota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Guapimirim recebeu mais de 70 pilotos para a disputa da 4ª etapa do Campeonato Estadual de Kart

Próxima etapa, marcada para o final de junho, será válida pela abertura do Campeonato Cari…