Na Júnior Menor, Guilherme conseguiu a sexta colocação no pódio, já Rafael escalada espetacular, mas ficou com o Top 10 na Júnior.

Guilherme Busato
(KMCom / DarkSide Karts)

A Copa São Paulo Light de Kart, o regional mais concorrido do país, teve neste sábado (29) a sexta etapa do ano, abrindo a segunda metade da temporada 2024 da competição. Pilotos de todas as partes do país estiveram no Kartódromo Ayrton Senna acelerando pelo pódio em cada uma das dezessete categorias. Os irmãos do Paraná, Guilherme e Rafael Busato (Shift Car / 7Place Veículos / Equipe: Kosta Racing / Coach Erick Lutum), da Júnior Menor e Júnior, respectivamente, vieram com o objetivo de brigar pela vitória e acabaram levando para casa o troféu de sexto lugar para Guilherme e o Top 10 da categoria Júnior para Rafael.

Guilherme Busato foi o primeiro a entrar na pista, pela Júnior Menor. No treino que definiu as posições de largada, ainda na sexta-feira (28), ele conseguiu um lugar na quarta fila do grid, na sétima colocação. Já no sábado (29), na primeira bateria, o piloto do kart 57 chegou a brigar por posições mais à frente, ocupando a quarta colocação, mas acabou cruzando a linha de chegada em sexto lugar. Na segunda bateria de sua categoria, Guilherme mais uma vez partiu em busca de melhores posições na pista. Depois de muita luta, chegou em quinto, o que lhe deu o sexto posto no pódio na soma das duas corridas.

“Eu busquei ter um bom ritmo hoje. Só que os ponteiros conseguiam ser 2, 3 décimos mais rápidos. De qualquer forma, estou levando mais um troféu para casa e agora é fazer melhor na próxima, para continuar na briga”, comentou Guilherme Busato.

Na sequência da programação da Júnior Menor, vieram as baterias da Júnior, categoria do Rafael Busato. A concorrência era grande, em um grid de vinte e um pilotos, e a diferença entre o pole position e o vigésimo colocado, na tomada de tempo, era de apenas 350 milésimos. Rafael conseguiu o tempo de 38 segundos e 700 milésimos e alinhou, abrindo a décima fila na primeira bateria do sábado.

Na corrida um, Rafael Busato conseguiu uma escalada espetacular, de quatorze posições, até a quinta colocação. Pena que o desarme do painel frontal adicionou cinco segundos ao seu tempo final de prova, o que o colocou na décima posição. Na segunda bateria, o piloto do kart 97 vinha, outra vez, fazendo uma boa recuperação, quando levou um toque de um adversário. Mesmo assim, recebeu a bandeira quadriculada na sétima colocação, garantindo na soma das duas corridas o Top 10 para Rafael.

“Acho que as provas foram boas hoje. Mesmo largando lá de trás, fiz boas escaladas no pelotão. Foi uma pena a penalização pelo painel frontal na primeira bateria. Já na segunda, também estava me recuperando bem, mas recebi um toque e isso atrapalhou bastante. Meu adversário foi até penalizado por isso. Mas, no fim, valeu pela evolução que consegui e por andar em ritmo forte o tempo todo”, disse Rafael Busato ao final da etapa.

Os irmãos Busato se preparam, agora, para encarar a 25ª Copa Brasil de Kart, que vai ser disputada entre os dias 17 e 21 de julho, no Circuito Internacional Paladino, na cidade de Conde-PB, a 24 quilômetros da capital paraibana. Eles vão entrar na pista nas categorias Júnior Menor, Júnior e Ok Júnior. Nesta última, Guilherme vai tentar conquistar sua vaga na final da Regional Cup, que vai ser disputada no dia 29 de julho, também na pista do Circuito Paladino.

Texto por Kako Marques / KMCom Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

V11 Arena Kart está prestes a inaugurar e em janeiro terá sua primeira competição oficial

Calendário da V11 Cup e eventos extras no mais novo kartódromo brasileiro já está disponív…