Objetivo é requalificar o processo e oferecer a melhor experiência possível em pista aos frequentadores

(Fotos: Divulgação / Vagner Ferreira)

Junho de 2024 – O Kartódromo Internacional San Marino, localizado em Paulínia (SP), na região de Campinas, criou uma equipe profissional para cuidar da equalização dos karts da frota e tem investido cada vez mais nesse quesito. O objetivo é requalificar o processo e oferecer a melhor experiência possível em pista tanto a frequentadores ocasionais quanto a campeonatos, eventos e grupos fechados, que utilizam os equipamentos.

 

A equalização dos 90 karts disponibilizados pelo San Marino para aluguel acontece semanalmente, para o traçado do mês, em quatro etapas. Os resultados são monitorados, planilhados, comparados e avaliados. E o desempenho dos karts também é acompanhado diariamente, nas baterias dos campeonatos realizados, com os resultados sendo comparados ao das quatro etapas de equalização.

 

O trabalho é coordenado pelo gerente do kartódromo, Juliano Machado, com apoio dos pilotos profissionais Alessandro Marcomini, Gustavo Mielli e Maurício Guzzo.

 

As etapas de equalização ocorrem todas as terças-feiras, no período da manhã, quando a pista fica disponível especificamente para isso. O processo começa com os karts sendo calibrados, abastecidos e pesados igualmente, dentro de um padrão pré-estabelecido. Os pilotos também são pesados e as diferenças entre seus pesos são equiparadas por meio de lastros pessoais, ou acoplados aos karts.

 

Juliano Machado dá detalhes do trabalho realizado. “Primeiro, um kart novo, adotado como padrão, é testado na pista pelos pilotos e seu tempo é utilizado como referência para os demais equipamentos, naquela data. Depois, os karts da frota são distribuídos aos três pilotos, que realizam de quatro a sete voltas com cada kart, sempre no traçado do mês. Os tempos são anotados e comparados ao tempo do kart padrão. Após essa etapa, os equipamentos são conduzidos à oficina para que sejam feitos os ajustes necessários, conforme a recomendação dos pilotos”, explica.

 

Conforme o gerente, durante as voltas de teste, além do tempo, os pilotos também checam diversas variáveis: dirigibilidade; desempenho do motor, embreagem e freio; curso do acelerador; desempenho dos karts em curvas, retomadas em curvas e desempenho em retas.

 

Karts são reavaliados após ajustes

 

Feitos os ajustes na oficina, os karts são testados novamente pelos pilotos, para avaliação das correções solicitadas e observação do novo desempenho, com os resultados sendo novamente planilhados e avaliados comparativamente ao kart padrão. Por fim, os karts são separados em três grupos, conforme o tempo de pista durante a equalização, o que facilita a operacionalização dos boxes, visando um maior equilíbrio possível entre os equipamentos que vão ficar disponíveis ao público.

 

E o trabalho de equalização da frota também foi aperfeiçoado pelo uso do dinamômetro, equipamento que aponta graficamente a performance dos motores e possíveis diferenças na velocidade final.

 

“Estamos empenhados, porque queremos oferecer a melhor experiência aos frequentadores que praticam o esporte, por meio do aluguel dos karts”, finaliza o gerente, Juliano Machado.

 

O Kartódromo San Marino conta com campeonatos de kart regulares e itinerantes. A modalidade rental não exige experiência, sendo possível praticar o esporte a partir dos 13 anos de idade. Para agendamentos e mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (19) 3833-1818 ou WhatsApp (19) 99119-9895.

 

Serviço:

 

Kartódromo Internacional San Marino

Rua Armando Botasso, nº 1.200 – Betel – Paulínia (SP).

Informações:

https://sanmarinokart.com.br/

 

Assessoria de imprensa:

Práxis Mídia e Conteúdo

Rita Hennies

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Após vitória na estreia do Paulista KGV, Francisco Rocha tem desafio duplo em Cotia

Rocha tem pela frente a segunda etapa da Copa São Paulo KGV e a abertura da 2ª edição da R…