Principal Matérias Velocidade na Terra Gaúchos reeditam dupla para temporada 2024 do Brasileiro de Rally

Gaúchos reeditam dupla para temporada 2024 do Brasileiro de Rally

Vencedores em provas anteriores, Elton Palkewich e João Remor voltam a competir juntos neste ano. Primeiro desafio será o Rally Graciosa no próximo final de semana

Elton Palkewich e João Remor
(Divulgação)

 

O Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade (CBR) começa no próximo final de semana, na cidade de Antonina, litoral sul do PR. A corrida marcará o reencontro da dupla Elton Palkewich e João Remor, de Erechim, RS.

Eles já andaram juntos e até venceram provas em anos anteriores, mas agora a parceria se firma para a temporada completa do CBR. “Nossa expectativa é de pontuar e ser constante. Não é uma corrida para nossa vantagem, porém, pode ser um bom suporte de pontuação”, destaca Elton.

“É uma corrida importante para ganharmos entrosamento como dupla e retornarmos ao ritmo de prova, visto o grande tempo sem rallys. O objetivo será buscar o maior número de pontos possíveis e evoluir no decorrer do Campeonato”, acrescenta João.

Outro desafio será o novo carro, embora ainda Fiat Palio, como o anterior, porém em uma nova versão e configuração.

 

Rally no asfalto

Provas de rallys no asfalto não é muito comum no Brasil. Aliás, somente esta versão do Graciosa, entre a serra e o litoral do PR, tem tido este formato nos últimos anos. Para Elton, que além de rally, já competiu em corridas de autódromos, o Graciosa não deixa de ser uma novidade. “É diferente. O carro muda, logo não se tem muitos acertos e dados sobre esse tipo de piso o que gera um desafio a mais”, enfatiza o piloto.

“Acredito que a dupla que conseguir decifrar mais rapidamente os desafios e um acerto para o carro, poderá ter vantagem”, amplia João.

 

Contexto histórico

O Graciosa é o mais antigo rally do Brasil. “Importante estar iniciando em uma das provas mais tradicionais do calendário. Corrida com boa visibilidade e também um diferencial para equipe”, explica Elton Palkewich.

“Todo rally por si é importante, porém andar em um com tanta história e onde já tivemos grandes nomes competindo, é algo que deixa essa corrida mais especial e aumenta a vontade de buscarmos o nosso melhor e trazer para casa um resultado bom e que nos auxilie no decorrer do Campeonato”, completa João.

A equipe Team Palkewich compete no Brasileiro de Rally de Velocidade na categoria Rally 5 (carros de tração 4×2), a bordo do Fiat Palio, com o patrocínio da Biopar e apoio da VGraf.

 

O Rally Graciosa

O Paraná sediará a primeira etapa do ano do Brasileiro de Rally, será no tradicional Graciosa, a mais antiga prova do esporte no País, que este ano terá a disputa totalmente em especiais (trechos cronometrados) em asfalto, na serra que próxima ao litoral, tendo como epicentro a cidade de Antonina.

A cidade litorânea tem aproximadamente 20 mil habitantes, é uma das mais antigas do Estado, tendo sua região sido observada a partir do século XVII. A efetiva ocupação deu-se em 1648.

A Estrada da Graciosa, que empresta nome ao rally, é uma das situações geográficas mais encantadoras do Paraná, pois liga Curitiba, primeiro planalto às praias do Paraná, através da Serra do Mar, dentro da Mata Atlântica. Distante 37 km de Curitiba, sai do nível do mar, zero ao 1050 de altitude.

 

Programação

A programação do Rally Graciosa começa na quinta, dia 13, com início dos reconhecimentos das especiais, pelos competidores, exposição dos carros de competição na Praça Carlos Cavalcanti, a partir das 17h e largada promocional na sequência, 19h, na Estação Ferroviária de Antonina.

Já na sexta, dia 14, treino livre pela manhã e primeiras especiais (trechos cronometrados) do Rally, à tarde a partir das 14h20.

No sábado, dia 15, oito especiais ao longo do dia vão definir os vencedores do Rally Graciosa. A premiação, na Ponta do Pita, está marcada para às 18h. O Parque de Assistência, com os boxes das equipes estará junto ao Campo de Futebol do Vasquinho (Rua Francisco Veloso, 60). O acesso ao Parque e às especiais, é gratuito ao público. Mais informações podem ser obtidas nos sites rallybr.com.br e brderally.com.br.

 

Serviço

Rally Graciosa

Onde: Antonina, PR

Quando: dias 13 a 15 de junho de 2024

Parque de Assistência: Campo de Futebol do Vasquinho

Onde acompanhar: rallybroficial e brderally no Instagram e Facebook

 

Programação

Quinta-feira – 13 de junho de 2024

08:00 Abertura do Parque de Apoio / Secretaria de Prova – Campo de Futebol do Vasquinho

08:00 Início do reconhecimento das especiais

09:00 Abertura da Vistoria Técnica – Garagem Nova Era

17:00 Fim do reconhecimento das especiais

17:00 Encerramento da vistoria técnica

17:00 Exposição dos carros – Praça Carlos Cavalcanti

19:00 Largada Promocional – Estação Ferroviária de Antonina

Sexta-feira – 14 de junho de 2024

08:00 Início do reconhecimento das especiais

09:00 Início do Shakedown – Acesso Secundário de Morretes

10:00 Início do transporte Viação Graciosa

11:00 Encerramento do Shakedown

11:30 Fim do reconhecimento das especiais

12:00 Briefing – Campo de Futebol do Vasquinho

13:00 Encerramento do transporte Viação Graciosa

14:23 SS1 Graciosa

15:00 Início do transporte Viação Graciosa

15:01 SS2 Dom Pedro 1

15:39 SS3 Dom Pedro 2

17:00 Encerramento do transporte Viação Graciosa

Sábado – 15 de junho de 2024

08:58 SS4 Antonina – São João 1

09:36 SS5 Antonina – São João 2

10:14 SS6 Antonina – São João 3

12:42 SS7 Guaraqueçaba

13:17 SS8 Cacatu

15:33 SS9 São João – Antonina 1

16:11 SS10 São João – Antonina 2

16:49 SS11 São João – Antonina 3 (Power Stage)

18:00 Premiação – Ponta Pita

Por: Edson Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Velocidade na Terra agitou Sobradinho

Modalidade não corria na cidade desde 2020 e foi sucesso dentro e fora das pistas. Sobradi…