Principal Matérias Velocidade na Terra Mundial de Rally: em Portugal e Espanha, Lucas Moraes busca recuperação

Mundial de Rally: em Portugal e Espanha, Lucas Moraes busca recuperação

Foco do brasileiro, sexto colocado no campeonato, é recuperar pontos perdidos após incêndio que o tirou da etapa anterior

Lucas Moraes durante etapa do Mundial em Abu Dhabi
(TGR)

Em sua primeira campanha completa no Campeonato Mundial de Rally Raid da FIA, que até 2023 se chamava Mundial de Rally Cross-Country, o brasileiro Lucas Moraes disputa nesta semana a terceira etapa da temporada, que acontece nos territórios de Portugal e da Espanha. Em busca de pontos importantes, o piloto da equipe Toyota Gazoo Racing chega para a fase europeia da competição depois do abandono causado por um incêndio em seu carro na rodada anterior, em Abu Dhabi.
“O Mundial de Rally Raid de 2024 tem apresentado várias surpresas até agora. Terminar em nono lugar no Dakar não foi um resultado ruim para nós, mas ficamos um pouco decepcionados depois de termos chegado ao final com chance de outro pódio naquela prova”, comentou Moraes, que registrou o primeiro pódio brasileiro na classificação geral na edição 2023 do Dakar, que valeu como etapa do Mundial de Rally Raid.
“Enfrentamos um incêndio na terceira especial de Abu Dhabi, que destruiu o carro e foi verdadeiramente problemático para a nossa campanha no campeonato. Mas estamos prontos para a próxima rodada. Esperamos ter mais sorte e uma corrida limpa”, finalizou o bicampeão do Rally dos Sertões, que disputa o Mundial com apoio de Red Bull, Repsol, Strava, Oakley, Zapalla – além de ter levado a marca brasileira de pneus SpeedMax a patrocinar a equipe Toyota, atual campeã da competição.

A prova – Lucas Moraes e seu navegador, o espanhol Armand Monleón, vão enfrentar 1.000 km de terrenos variados entre Portugal e Espanha, que incluem praias e trilhas acidentadas. O acampamento-base da prova será instalado na vila de Grândola, localizada na costa portuguesa, a cerca de 100 km da capital, Lisboa.
Serão cinco etapas no evento, com seis especiais. O prólogo para determinar a ordem de largada da etapa de abertura acontece na manhã desta quarta-feira. A partir daí, os pilotos passarão pelas zonas rurais portuguesas e espanholas, sempre regressando ao acampamento central ao final de cada dia.
Moraes atualmente é o sexto colocado na tabela do campeonato, com 45 pontos. A liderança é do catari Nasser Al-Attiyah, que soma 67. A etapa de Portugal e Espanha, a única do continente europeu, é a terceira de cinco programadas no calendário 2024 do Mundial de Rally Raid.

Programação da prova:
Prólogo – 03/04 – Grândola – 5 km
1ª especial – 03/04 – Grândola até Santiago do Cacém – 100 km
2ª especial – 03/04 – Santiago do Cacém até Santiago do Cacém – 3 km
3ª especial – 04/04 – Grândola até Grândola – 200 km
4ª especial – 05/04 – Grândola até Badajoz (Espanha) – 300 km
5ª especial – 06/04 – Badajoz até Grândola – 270 km
6ª especial  – 07/04  – Grândola até Grândola – 130 km

Contatos
Rodolpho Siqueira / Ana Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Líder dos UTVs no Brasileiro de Rally Raid, piloto passa paixão para os filhos

Deni do Nascimento busca sexto título nacional da modalidade com o Can-Am Maverick X3 e sa…