Principal Matérias Motovelocidade Honda Racing Brasil revela equipes e estratégias para o motociclismo na temporada 2024

Honda Racing Brasil revela equipes e estratégias para o motociclismo na temporada 2024

Equipes oficiais apresentam reforços de peso para o Motocross, Rally, Enduro e Motovelocidade; Marca reitera compromisso com o esporte nacional pelo 46º ano

Honda Racing Brasil lança equipes para a temporada 2024, na sede da Honda em São Paulo (SP).
Crédito: Caio Mattos/Mundo Press

A Honda revelou as equipes oficiais e as estratégias para competições na temporada 2024. O lançamento da Honda Racing Brasil foi realizado na manhã desta quinta-feira (22/2), no escritório da empresa, em São Paulo (SP), e apresentou reforços de peso para os principais campeonatos de Motocross, Rally, Enduro e Motovelocidade. O evento pôde ser acompanhado ao vivo pelos fãs do esporte na transmissão disponível na página da Honda no YouTube (clique para acessar). A marca é a principal incentivadora do motociclismo nacional há 46 anos, área em que atua internacionalmente desde 1954.

No lançamento, estiveram presentes jornalistas e influenciadores digitais, além de integrantes das equipes, concessionários, profissionais do motociclismo e diretores e colaboradores da Honda. Marcelo Langrafe, diretor comercial da Honda Motos e CRM da Honda South America, lembrou que o esporte está diretamente conectado ao DNA da marca, já que o primeiro incentivador das competições foi o fundador da empresa, Soichiro Honda. “Tudo faz parte da mesma força que impulsiona a Honda a buscar a excelência em todas as atividades”, explica.

“Reforço o compromisso e o protagonismo da Honda com o país e com o esporte no Brasil. Muito mais do que títulos, o comprometimento está em um propósito superior, seja no aprimoramento técnico de pilotos e novos talentos que irão representar a nossa bandeira pelo Brasil afora como na profissionalização e fomento dos campeonatos, proporcionando entretenimento para as pessoas. Com a sinergia de nossa rede de concessionárias nesta parceria, ajudamos a construir um sólido legado para o esporte nacional”, continua.

Equipes oficiais – A Honda Racing Brasil trouxe novidades para todos os times oficiais na temporada 2024. No Motocross, depois de virar a sensação das etapas finais do Campeonato Brasileiro 2023, nas quais conquistou vitórias como piloto convidado, o francês Stephen Rubini voltou para ficar. Ele é tricampeão francês e está de olho no primeiro título brasileiro da carreira, pela MX1.

O equatoriano Jetro Salazar segue na equipe e busca o tetracampeonato brasileiro da categoria, enquanto o paulista Gustavo Pessoa volta a defender a Honda Racing, em busca da taça inédita da MX1. Os três aceleram as motocicletas CRF 450R.

Na classe MX2, com a CRF 250R, mais duas novidades: o mineiro Bernardo Tibúrcio, dono de seis títulos brasileiros nas categorias de base e duas vezes campeão do Arena Cross, e o catarinense Vitor Borba, de olho no primeiro título brasileiro. O chefe de equipe oficial é Reinaldo Almeida, pela segunda temporada, e os desafios serão as provas do Campeonato Brasileiro de Motocross e do Arena Cross.

A marca terá um time satélite em ação, o JP Pro Honda Team. Estão confirmados os pilotos Hector Assunção na MX1, o uruguaio Franco Iavecchia na MX2 e Tatá Castro na categoria Feminina. O comando será de João Paulo Camargo.

No Rally, outro importante reforço para o Campeonato Brasileiro da modalidade. O norte-americano Mason Klein, atual campeão do Sertões, chega para acelerar a CRF 450RX na classe Moto 1. O argentino Martin Duplessis, campeão latino-americano em 2023, segue na equipe, na mesma categoria.

Também com a CRF 450RX, o mineiro Gabriel Soares defende o título brasileiro da classe Moto 2. Já o capixaba Tiago Wernersbach, com a moto CRF 250F, busca o tetra da categoria Brasil no Sertões e no campeonato nacional. Dário Júlio comanda a equipe oficial pelo 11º ano.

Na Motovelocidade, a Honda Racing montou uma equipe forte candidata ao título da categoria principal do SuperBike Brasil, com a CBR 1000RR-R Fireblade SP. A começar pelo retorno do paulista Eric Granado, em busca do pentacampeonato da categoria SuperBike Pro. Nas últimas temporadas, ele competiu com o patrocínio da Honda do Brasil no Mundial de SuperBike e no Campeonato Espanhol.

O time segue com Guilherme Brito, atual vice-campeão da SuperBike Pro, e João Carneiro, que estreou no ano passado na categoria para motos de mil cilindradas, em quarto lugar da tabela. Os dois já foram campeões da Copa Pro Honda CBR 650R e correram antes na Honda Jr Cup, categorias de formação que seguem patrocinadas pela Honda da temporada 2024. A chefia da equipe continua com Reinaldo Campos, que, somando todas as temporadas, tem 12 anos de parceria com a Honda.

No Enduro, o principal nome da modalidade está de volta ao Campeonato Brasileiro, o capixaba Bruno Crivilin. Atual campeão latino-americano e português, ele disputou o Campeonato Mundial nas últimas temporadas e quer aumentar a galeria de 10 títulos nacionais em diferentes categorias. Ele compete na classe E1 com a CRF 250RX.

O time segue com Vinicius Calafati, agora na categoria E2, acelerando a CRF 450RX. Na E4, exclusiva para motocicletas nacionais, Alexandre Valadares, o Brankim, defende o título brasileiro com a CRF 250F. Com a mesma moto, Bárbara Neves busca o pentacampeonato nacional na classe feminina. Fernando Silvestre é o chefe de equipe pela segunda temporada.

Categorias monomarca da Motovelocidade – Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de pilotos na motovelocidade, a Honda mantém o investimento em duas categorias monomarca, na programação do SuperBike Brasil 2024.

Pela 12ª temporada, a Honda Jr Cup é uma categoria-escola para jovens de oito a 16 anos com a moto Honda CG 160 Titan. Já a Copa Pro Honda CBR 650R irá contribuir na formação de talentos do esporte pelo quinto ano consecutivo.

Patrocínios esportivos – Durante o evento de lançamento, a Honda confirmou os eventos esportivos patrocinados na temporada 2024. A marca segue como patrocinadora oficial do Sertões e dos campeonatos brasileiros de Enduro e de Motocross, assim como do Arena Cross e do SuperBike Brasil. As competições são referências em cada modalidade, tendo atraído mais pilotos a cada ano, e desempenham importante papel no desenvolvimento do motociclismo.

Parceiros Honda Racing – Foram apresentados os parceiros das equipes oficiais Honda Racing Brasil. Como reforça Odair Dedicação Júnior, gerente de competições da Moto Honda da Amazônia, eles são fundamentais para que os times tenham as melhores estruturas: “Cada parceiro contribui de forma decisiva no desempenho de todos os atletas. Eles têm papel chave na performance das motocicletas, na segurança e que a intensa rotina de treinos seja mais confortável e produtiva”.

O Pro Honda fluidos e lubrificantes segue como patrocinador master de todos os times pela sexta temporada. Honda Seguros, DID Correntes, NGK velas de ignição e terminais de bobinas e Ogio equipamentos também estão presentes nas quatro equipes oficiais.

Na Motovelocidade, pneus Pirelli e Macna equipamentos são os patrocinadores. Os parceiros do time de Motocross são Alpinestar equipamentos e pneus Pirelli. No Rally, estão as marcas de pneus Michelin e de equipamentos Fly. Já no Enduro, os parceiros são equipamentos ASW e pneus Kenda.

Declarações de pilotos Honda Racing para a temporada 2024: 

Stephen Rubini (francês novidade da equipe Honda Racing de Motocross) – “A minha relação com a Honda Racing Brasil é muito especial, é como uma família, e não tem nada melhor do que lutar pela sua família. Estou muito motivado para a nova temporada”.

Bernardo Tibúrcio (jovem piloto mineiro novidade da equipe Honda Racing de Motocross) – “Estar na Honda Racing é a realização de um sonho de criança, poder estar em uma equipe de fábrica tão grande. Agora quero levar o time para o lugar mais alto do pódio”.

Mason Klein (norte-americano novidade da equipe Honda Racing de Rally) – “É uma honra estar na equipe Honda Racing Brasil ao lado de outros grandes pilotos. Essa é a primeira vez que integro uma equipe oficial de fábrica, portanto é uma conquista muito importante para mim. Vou me dedicar para termos um ano épico de corridas”.

Bruno Crivilin (capixaba de volta ao Brasileiro de Enduro, após quatro temporadas no Mundial) – “Estou muito feliz para 2024, vou para cima e quero buscar títulos para a Honda. Nosso time está forte e unido, o que me deixa bem contente, estou satisfeito por poder ajudar e voltar a disputar a temporada em casa”.

Eric Granado (Principal nome da equipe Honda Racing de Motovelocidade, de volta ao SuperBike Brasil após temporadas no Campeonato Mundial e no Espanhol da modalidade) – “A novidade especial é que vou correr o SuperBike Brasil com a Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, a mesma moto que eu disputei os campeonatos internacionais dos últimos anos. Pude aprender e evoluir demais como piloto e essa vai ser a minha décima temporada junto com a Honda Racing Brasil. Fico muito orgulhoso de fazer parte desse time.”

Confira as equipes oficiais e o time satélite da Honda Racing Brasil 2024:

HONDA RACING DE MOTOCROSS
Stephen Rubini – MX1 – CRF 450R
Jetro Salazar – MX1 – CRF 450R
Gustavo Pessoa – MX1 – CRF 450R
Bernardo Tibúrcio – MX2 – CRF 250R
Vitor Borba – MX2 – CRF 250R
Chefe de equipe: Reinaldo Almeida

JP Racing Honda (equipe satélite)
Hector Assunção – MX1 – CRF 450R
Franco Iavecchia – MX2 – CRF 250R
Tatá Castro – MXF – CRF 250R
Chefe de equipe: João Paulo Camargo

HONDA RACING DE ENDURO
Bruno Crivilin – E1 – CRF 250RX
Vinicius Calafati – E2 – CRF 450RX
Alexandre Valadares “Brankim” – E4 – CRF 250F
Bárbara Neves – EF – CRF 250F
Chefe de equipe: Fernando Silvestre

HONDA RACING DE RALLY
Mason Klein – Moto 1 – CRF 450RX
Martin Duplessis – Moto 1 – CRF 450RX
Gabriel Soares – Moto 2 – CRF 450RX
Tiago Wernersbach – Brasil – CRF 250F
Chefe de equipe: Dário Júlio

HONDA RACING DE MOTOVELOCIDADE
Eric Granado – CBR 1000RR-R Fireblade SP
Guilherme Brito – SuperBike – CBR 1000RR-R Fireblade SP
João Carneiro – SuperBike – CBR 1000RR-R Fireblade SP
Chefe de equipe: Reinaldo Campos

Jornalista responsável: Ângela Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Recém-inaugurada Arena Dream Car viabilizará a retomada do campeonato de Supermoto em São Paulo, que já não ocorria há uma década

Em parceria com a Federação Paulista de Motociclismo, a partir de maio serão realizadas 8 …