Principal Matérias Velocidade no Asfalto Grupo Bandeirantes fecha acordo de dois anos para transmitir Campeonato Mundial de Endurance FIA WEC

Grupo Bandeirantes fecha acordo de dois anos para transmitir Campeonato Mundial de Endurance FIA WEC

Acordo inclui a etapa brasileira Rolex 6 Horas de São Paulo, que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de julho em Interlagos

Os carros Gran Turismo competem na categoria LM GT3
(FIA WEC)

O Grupo Bandeirantes anunciou que transmitirá as provas do Campeonato Mundial de Endurance FIA WEC nas temporadas 2024 e 2025, incluindo a prova Rolex 6 Horas de São Paulo, etapa de retorno da competição ao Brasil, marcada para os dias 12, 13 e 14 de julho, em Interlagos.

O acordo prevê a transmissão de todas as etapas do FIA WEC, incluindo a famosa 24 Horas de Le Mans, pelo canal Bandsports, plataformas digitais Bandplay e o canal Esporte na Band, do Youtube. O canal de TV aberta Band e as rádios do Grupo realizarão a cobertura jornalística da temporada, além de flashes ao vivo da etapa brasileira. A estreia do pacote acontecerá em 1º de março, com os treinos classificatórios da prova Qatar Airways1.812 KM do Qatar, que abrirá a temporada.

Conhecido internacionalmente como o campeonato dos carros mais cobiçados do mundo, o WEC, sigla de World Endurance Championship, anunciou para 2024 a marca de 14 fábricas inscritas – um recorde histórico em todas as competições do esporte a motor. Na pista, desfilam máquinas icônicas, com tecnologia de ponta de marcas como Ferrari, Porsche, Lamborghini, McLaren, Aston Martin, BMW, Corvette e Isotta Fraschini.

A prova brasileira será a quinta entre as oito a serem disputadas, sendo realizada logo após as 24 Horas de Le Mans, um dos maiores eventos esportivos do mundo e principal corrida de resistência do automobilismo internacional.

Brasil no grid – A lista de inscritos reúne 37 carros, sendo 19 da categoria Hypercars e 18 da estreante LMGT3, que serão conduzidos por 111 pilotos – por serem corridas longas, os competidores formam trios. Entre eles, dois brasileiros: o paranaense Augusto Farfus e o carioca Nicolas Costa. Ao volante,  estarão também alguns ícones do esporte, como o campeão de Fórmula 1 Jenson Button e o carismático Valentino Rossi, lenda do motociclismo internacional que fará sua estreia no mundial dos carros mais cobiçados do mundo.

O grid apresenta pilotos de 29 nacionalidades. Além do Brasil, Argentina e Chile representam a América do Sul. O experiente curitibano Augusto Farfus, de 40 anos, é um dos inscritos pela equipe belga Team WRT a bordo da BMW M4 LMGT3 de numeral #31. O segundo carro do time levará o #46 tradicionalmente utilizado por seu companheiro de equipe, o multicampeão de motovelocidade Valentino Rossi.

Já Nicolas Costa, que em 2023 foi campeão brasileiro da Porsche Carrera Cup, foi confirmado como um dos nomes do trio da United Autosports, equipe que pertence ao norte-americano Zak Brown, diretor-executivo da McLaren. O carioca de 32 anos vai acelerar um dos dois McLaren 720S LMGT3 Evo preparados pelo time. Confira informações e destaques anunciados pelo FIA WEC:

NÚMEROS GERAIS

Carros: 37
Modelos e versões diferentes: 18
Fábricas inscritas: 14, Porsche, Lamborghini, Ferrari, Toyota, McLaren, Peugeot, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ford, Isotta Fraschini, Alpine (Renault) e Lexus
Equipes: 24
Pilotos: 111
Nacionalidades: 29, França, Itália, Grã-Bretanha, Dinamarca, Bélgica, Suíça, Alemanha, Japão, Estados Unidos, Áustria, Espanha, Holanda, África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Nova Zelândia, Rússia, China, Israel, Indonésia, Omã, Angola, Irlanda, Argentina, Noruega, Bielorrússia, Chile, Polônia

CATEGORIA LMGT3
Carros: 18
Pilotos: 54
Equipes: 12, Heart of Racing Team, Team WRT, Vista AF Corse, United Autosports, Iron Lynx, Proton Competition, Akkodis ASP Team, TF Sport, Iron Dames, Manthey EMA, Manthey Pure Rxcing, D’Station Racing

CATEGORIA HYPERCAR
Carros: 19
Pilotos: 57
Equipes: 12, Cadillac Racing, Porsche Penske Motorsport, Toyota Gazoo Racing, Isotta Fraschini, Hertz Team Jota, BMW M Team WRT, Alpine Endurance Team, Ferrari AF Corse, Lamborghini Iron Lynx, AF Corse, Peugeot TotalEnergies, Proton Competition

MODELOS E VERSÕES CONFIRMADOS
Alpine A424, Aston Martin Vantage AMR LMGT3, BMW M Hybrid V8, BMW M4 LMGT3, Cadillac V-Series.R, Corvette Z06 LMGT3.R, Ferrari 296 LMGT3, Ferrari 499P, Ford Mustang LMGT3, Isotta Fraschini Tipo6-C, Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2, Lamborghini SC63, Lexus RC F LMGT3, McLaren 720S LMGT3 Evo, Peugeot 9X8, Porsche 911 GT3 R LMGT3, Porsche 963, Toyota GR010

CALENDÁRIO 2024
Data / Etapa / País
02/03 – Qatar Airways 1.812Km do Qatar – Qatar
21/04 – 6 Horas de Ímola – Itália
11/05 – TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps – Bélgica
15/06 – 24 Horas de Le Mans – França
14/07 – Rolex 6 Horas de São Paulo – Brasil
01/09 – Lone Star Le Mans – Estados Unidos
15/09 – 6 Horas de Fuji – Japão
02/11 – Bapco Energies 8 Horas do Bahrein – Bahrein

Sobre o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA
O WEC é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.
O WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.

Por: Márcio Fonseca/Luiz Alberto Pandini/Rodolpho Siqueira/Fernando Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

AMG Cup: Thaline Chicoski busca sua primeira vitória em Interlagos

Pilota Cavaleiro Sports quer repetir feito obtido no último mês pela Copa Hyundai HB20 A c…