Dez pilotos de três categorias competiram em busca da vitória no Kartódromo de Volta Redonda

Pódio da Mirim – 1ª Etapa do Campeonato Carioca Light Volta Redonda. Créditos da foto Leonardo Almeida

A primeira etapa do Campeonato Carioca Light de Kart, realizada no último sábado (20), em Volta Redonda, contou com a participação de 10 pilotos e suas respectivas equipes. Nas categorias Mirim e Cadete, sete pilotos de 7 a 11 anos alinharam no grid. Essas duas categorias competem juntas no mesmo grid, devido às especificações idênticas de motor e peso dos karts, porém os pilotos pontuam separadamente em cada categoria. Já na categoria F4 Júnior, uma novidade deste ano no campeonato da cidade, três pilotos de 12 a 15 anos participaram da prova.

Eduardo Martini Mota (AGP / Drogaria Moderna / A Abreu / Irmãos Martini / Thiago Vivacqua / Guaporé), residente de Barra Mansa, de apenas 7 anos, piloto mais novo do grid, fez sua estreia no Carioca Light conquistando uma vitória marcada por determinação e recuperação. Mota não se classificou bem, mas fez uma corrida de superação que lhe daria o segundo lugar, mas após a penalização de outro piloto, acabou herdando o lugar mais alto do pódio neste sábado. Dudu, como é conhecido, afirmou que a corrida foi divertida e que ficou muito feliz por terminar em primeiro lugar. No entanto, ele reconhece a importância de continuar treinando para melhorar cada vez mais.

Gabriel Constantino (MM França / InvestSmart XP), morador de Volta Redonda, de 10 anos, venceu a primeira etapa pela categoria Cadete. Constantino disse que estava bem preparado e sabia que as corridas não seriam fáceis devido a qualidade dos pilotos do grid, mas que ficou tranquilo e concentrado para fazer o seu melhor. Demonstrou muita felicidade por vencer em “casa”, já que foi no Kartódromo de Volta Redonda que teve o seu primeiro contato com o kart, por isso essa vitória tem um gosto especial e o troféu terá um lugar de destaque em sua estante. Gabriel concluiu agradecendo a seu mecânico e preparador Marcelo Menezes e ao seu coach Sindinho Bitton, reafirmando o seu compromisso de continuar dedicado aos treinos visando alcançar mais vitórias.

Foto oficial dos pilotos – 1ª Etapa do Campeonato Carioca Light Volta Redonda. Crédito da foto Leonardo Almeida

Theo Motta (CRT – Cupello Racing Team), residente da capital fluminense, de 11 anos, que treina somente em Guapimirim e que nunca havia competido em uma corrida antes, fez a sua estreia na pista volta-redondense neste sábado, demonstrando muita garra e entusiasmo e garantiu a vitória pela F4 Júnior. Motta afirma que iniciou no kartismo por lazer, mas que agora deseja fazer carreira no automobilismo. Logo na sua primeira bateria teve que sozinho superar uma pane mecânica, já que o piloto não pode receber ajuda externa para reparo do kart. A sua corrente havia saído e apenas com a instrução de um preparador o kartista conseguiu colocar a sua corrente de volta. O jovem teve ainda concentração para retornar para a corrida e concluir a prova.

Confira abaixo a resultado da primeira Etapa do Campeonato Carioca Light de Kart 2023:

Categoria Mirim
1º – Eduardo Mota
2º – Victor Loose
3º – Ayrton Monteiro

Categoria Cadete
1º – Gabriel Constantino
2º – Pedro Arthur Bastos
3º – Henrique Weissheimer
4º – Murilo Parreira

Largada da Mirim e Cadete – 1ª Etapa do Campeonato Carioca Light Volta Redonda. Crédito da foto Leonardo Almeida

Categoria F4 Júnior
1º – Theo Motta
2º – Letícia Pagy
3º – Pedro Souza

Os jovens pilotos do estado têm como próximo desafio a terceira etapa do Campeonato Carioca de Kart, agendada para o dia 17 de junho, no Kartódromo de Guapimirim. O Carioca de Kart é outro campeonato do Rio supervisionado pela Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ).

Existem apenas duas pistas certificadas e homologadas pela FAERJ para receber competições de karts preparados no Estado do Rio de Janeiro. Uma delas está localizada no município de Volta Redonda, onde ocorre o ‘Carioca Light’, e a outra em Guapimirim, que recebe o ‘Carioca’. Ambos os kartódromos contam com equipes e profissionais especializados que oferecem treinamentos e instruções tanto para adultos como para crianças e adolescentes através de escolas de pilotagem.

 

Jornalista/ Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Copa Brasil de Kart vai selecionar campeões da OK Júnior e OK FIA para representar o país no FIA Motorsport Games em outubro na Espanha

Vencedores integrarão a delegação brasileira nas “olimpíadas” do automobilismo…