Principal Matérias Velocidade no Asfalto Stock em Tarumã: confira a temporada até aqui

Stock em Tarumã: confira a temporada até aqui

Com vencedores diferentes nas quatro corridas disputadas, campeonato retorna ao RS mergulhado em novidades e em clima de supercompetição

Ricardo Maurício é o líder do campeonato e soma 70 pontos (Marcelo Machado de Melo/Stock Car)

O regresso da Stock Car Pro Series ao Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), na Grande Porto Alegre, marca a terceira etapa da temporada 2023. O campeonato começou quente, com rodadas disputadas em Goiânia (2 de abril) e Interlagos (23 de abril), cada uma com duas largadas. Foram quatro vencedores diferentes, com Daniel Serra (Chevrolet Cruze da Eurofarma RC) e Thiago Camilo (Toyota Corolla da Ipiranga Racing) na frente no Planalto Central e Gabriel Casagrande (Cruze da A.Mattheis Vogel) e Ricardo Maurício (Cruze da Eurofarma RC) na primeira colocação das provas disputadas na capital paulista.

O tricampeão Ricardo Maurício lidera o campeonato, com 70 pontos. Gabriel Casagrande é o segundo colocado, apenas quatro pontos atrás da ponta, e Bruno Baptista (RCM Motorsport) vem em terceiro, com 64. Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições) está em quarto (54) e, empatados com 53, estão Daniel Serra e Rubens Barrichello (Mobil Ale). Camilo tem 51 e é o sexto, seguido por Ricardo Zonta (RCM Motorsport) e Denis Navarro (Cavaleiro Sports), que somam 41 pontos cada. Guilherme Salas (KTF Racing) completa a relação dos dez primeiros colocados, com 39.

Daniel Serra e Thiago Camilo saíram como líder e vice-líder após a etapa de Goiânia. Mas o cenário mudou de forma considerável depois das provas de Interlagos. Serrinha sofreu um revés em razão de um pneu furado e perdeu preciosos pontos.

Cacá Bueno é o piloto em atividade com mais vitórias no autódromo gaúcho (Marcelo Machado de Melo/Stock Car)

Em contrapartida, Ricardinho e Casagrande aproveitaram a oportunidade, exibiram um grande desempenho, venceram e tomaram a ponta do campeonato. Maurício, aliás, vive bela fase. O recordista de pódios (87) entre os pilotos em atividade foi o maior vencedor dos dois últimos campeonatos, com sete primeiros lugares em 2021 e outros cinco no ano passado. Na atual temporada, o piloto da Eurofarma RC tem sido um dos mais eficientes: terminou entre os dez primeiros nas quatro corridas, foi o segundo colocado da Corrida 2 de Goiânia e venceu a prova complementar na etapa de Interlagos.

Casagrande também começou a temporada com performance bastante sólida, assim como aconteceu no ano da conquista do seu título, em 2021, como também no ano passado. Além da vitória na Corrida 1 em Interlagos — onde foi pole —, o paranaense tem três top-10 em quatro corridas. No fim de semana em Tarumã, Gabriel tem outra motivação para buscar a ponta do campeonato. O piloto vai completar 200 largadas na Stock Car na condição de um dos protagonistas do grid e um dos favoritos a conquistar uma das vitórias da etapa gaúcha.

Jovens destaques — Sempre entre os principais nomes nas últimas temporadas, dois jovens pilotos vão despontando como apostas para bons resultados na temporada. Pole position em Goiânia, Bruno Baptista empata com o líder Ricardo Maurício ao registrar dois pódios até o momento. Com boa regularidade, o paulista de 26 anos já terminou três corridas entre os dez primeiros.

A Stock Car volta a acelerar no Autódromo de Tarumã neste fim de semana (Fernanda Freixosa/Stock Car)

Correndo por uma nova equipe em 2023, na Hot Car Competições, Gaetano Di Mauro tem aliado performance com estratégia para se colocar entre os melhores da temporada. O piloto de 25 anos foi quarto colocado nas Corridas 2 de Goiânia e 1 da etapa de Interlagos e, para completar a grande campanha até aqui, finalizou a última rodada como terceiro colocado, posicionando-se como um dos maiores pontuadores de São Paulo.

Piquet de volta e Kanaan ausente — Depois de cumprir compromissos no European Le Mans Series, em Barcelona, e ser substituído por Rafael Martins na etapa de Interlagos, Nelson Piquet Jr. está de volta à Stock Car em Tarumã no Toyota Corolla #33 da Crown Racing/TMG. É o regresso do piloto ao autódromo gaúcho, onde teve a oportunidade de andar de Fórmula 3 e fez testes com protótipos.

Outra novidade é a escalação de Arthur Leist no Corolla da Texaco Racing. Titular do carro, Tony Kanaan está nos Estados Unidos para a disputa das suas últimas 500 Milhas de Indianápolis. Leist teve a chance de fazer uma prova da Stock Car como convidado de Gianluca Petecof na Corrida de Duplas do ano passado. Agora, o gaúcho de 21 anos terá a oportunidade de fazer uma etapa completa da categoria, correndo praticamente “em casa”.

Entre os competidores que aceleraram na última vez que a Pro Series correu em Tarumã, 18 vão alinhar novamente neste fim de semana. Além de Cacá Bueno — o maior vencedor em atividade na pista, com três primeiros lugares —, fazem parte desta lista Julio Campos, Denis Navarro, Rafael Suzuki, Ricardo Zonta, Lucas Foresti, Allam Khodair, Thiago Camilo, Daniel Serra, Cesar Ramos, Felipe Fraga, Átila Abreu, Sergio Jimenez, Marcos Gomes, Gabriel Casagrande, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello e Guilherme Salas.

Gabriel Casagrande vai completar 200 largadas na Stock Car em Tarumã (Duda Bairros/Stock Car)

De outro lado, 13 pilotos vão acelerar um Stock Car em Tarumã pela primeira vez: Rodrigo Baptista, Gaetano Di Mauro, Felipe Massa, Enzo Elias, Nelson Piquet Jr., Raphael Teixeira, Bruno Baptista, Dudu Barrichello, Lucas Kohl, Gianluca Petecof, Matías Rossi, Felipe Baptista e Arthur Leist.

Mas para seis competidores, o fim de semana vai marcar a estreia absoluta no circuito. Os jovens Felipe Baptista (20 anos), Gianluca Petecof (20), Arthur Leist (21), Dudu Barrichello (21) e Enzo Elias (21) vão debutar no traçado de Viamão, assim como o experiente Matías Rossi (39 anos). O argentino estreou na categoria em 2020, quase três anos depois da última presença da competição no autódromo gaúcho.

Programação e transmissão — O fim de semana de muita velocidade contará também as segundas etapas da Stock Series, a divisão de acesso à Stock Car, e da Copa Shell Hyundai HB20. As atividades de pista começam na sexta-feira, 19 de maio, com um treino livre da Pro Series começando às 13h. No sábado, está previsto mais um treino, às 9h10, e a definição do pole position e do grid de largada vão acontecer às 12h50. A terceira etapa do campeonato terá seu ápice no domingo. A Corrida 1 será disputada a partir de 12h40, enquanto a prova que complementa a rodada terá largada às 13h20.

Gaetano Di Mauro e Bruno Baptista: dois grandes destaques em 2023 (Duda Bairros/Stock Car)

A partir deste fim de semana, a Stock Car Pro Series será transmitida pelo Canal GB, do narrador Galvão Bueno, no YouTube. A categoria também conta com transmissão ao vivo da Band, SporTV3, BandSports, Twitch da Tribo do Gaules, Motorsport.tv, Portal High Speed Channel e a plataforma YouCast (para 100% dos clientes Americanet), além dos canais oficiais da categoria no YouTube, Facebook e TikTok.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 19 de maio

09h10 – Stock Series – Treino Livre 1 – Rookie
09h40 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Extra
10h10 – Stock Car – Shakedown
11h00 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 1
11h35 – Stock Series – Treino Livre 2
13h00 – Stock Car – Treino Livre 1
14h15 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 2
17h00 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 3

Sábado, 20 de maio
08h00 – Copa Shell Hyundai HB20 – Treino Livre 4
08h35 – Stock Series – Treino Livre 3
09h10 – Stock Car – Treino Livre 2
10h55 – Copa Shell Hyundai HB20 – Classificação
12h30 – Stock Series – Classificação
12h50 – Stock Car – Classificação
14h20 – Stock Series – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
15h50 – Copa Shell Hyundai HB20 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)

Domingo, 21 de maio
09h15 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
09h55 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
10h40 – Visitação aos boxes
12h40 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h20 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
14h55 – Copa Shell Hyundai HB20 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta)

CLASSIFICAÇÃO DA STOCK CAR:
1º – Ricardo Maurício, 70 pontos
2º – Gabriel Casagrande, 66
3º – Bruno Baptista, 64
4º – Gaetano Di Mauro, 54
5º – Daniel Serra, 53
6º – Rubens Barrichello, 53
7º – Thiago Camilo, 51
8º – Ricardo Zonta, 41
9º – Denis Navarro, 41
10º – Guilherme Salas, 39
11º – Cesar Ramos, 38
12º – Marcos Gomes, 36
13º – Felipe Fraga, 32
14º – Felipe Baptista, 30
15º – Nelson Piquet Jr., 28
16º – Lucas Foresti, 26
17º – Allam Khodair, 22
18º – Rafael Suzuki, 20
19º – Enzo Elias, 17
20º – Matías Rossi, 17
21º – Cacá Bueno, 17
22º – Lucas Kohl, 15
23º – Dudu Barrichello, 14
24º – Julio Campos, 13
25º – Sergio Jimenez, 9
26º – Átila Abreu, 8
27º – Rafael Martins, 7
28º – Tony Kanaan, 6
29º – Felipe Massa, 5
30º – Rodrigo Baptista, 4
31º – Raphael Teixeira, 3
32º – Gianluca Petecof, 3

 

Texto por Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Brasil tem oito vitórias por categoria em Le Mans

Mas nunca triunfou na classificação geral, embora tenha chegado perto oito vezes desde a e…