Principal Matérias Velocidade no Asfalto Pipo Derani conquista a pole position e larga na frente na 71ª edição das 12 Horas de Sebring neste sábado

Pipo Derani conquista a pole position e larga na frente na 71ª edição das 12 Horas de Sebring neste sábado

Três vezes vencedor da prova, brasileiro parte em busca do tetracampeonato em uma das mais tradicionais e desafiadoras corridas de endurance do mundo

Pipo Derani comemora a pole em Sebring (Brian Cleary)

Não é à toa que o brasileiro Pipo Derani tem seu nome atrelado ao circuito de Sebring, na Flórida (EUA). E nesta sexta-feira (17), mais um capítulo desta bem-sucedida “parceria” começou a ser escrito. Após andar sempre entre os mais rápidos e liderar um dos treinos livres, Derani cravou a pole position para a 71ª edição das 12 Horas de Sebring.

A bordo do #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series, da equipe Action Express Racing, o brasileiro cravou o seu melhor tempo em 1min45s836. Três vezes vencedor da corrida (2016, 2018 e 2019), uma das mais desafiadoras do endurance mundial, Derani vai comandar o grid, que terá sua largada às 11h10 (de Brasília) deste sábado (18).

O brasileiro vai dividir a pilotagem com o britânico Alexander Sims e o sul-coreano Jack Aitken. Eles compartilharão a primeira fila do grid com outro Cadillac, da equipe Ganassi, dos pilotos Sebastien Bourdais, Renger van der Zande e Scott Dixon.

A prova marca a segunda etapa da temporada 2023 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship e poderá ser acompanhada ao vivo no aplicativo e site da categoria (https://www.imsa.com/tv/).

“Estamos tendo um fim de semana fantástico desde o início. Entramos na pista com um carro já muito competitivo, então, as mudanças foram bem pequenas a cada treino e seguimos melhorando os nossos tempos. Foi um classificatório bem competitivo. Acho que saímos de Daytona um pouco atrás, mas isso mostra que trabalhamos bem juntos, Action Express e Ganassi, para continuar desenvolvendo o nosso Cadillac”, declarou Derani, que foi o quinto colocado nas 24 Horas de Daytona em janeiro.

Brasileiro já venceu 3 vezes as 12 Horas (Brian Cleary)

“É sempre muito bom voltar a Sebring. É um lugar que eu realmente gosto muito. Estar na pole aqui não diz muita coisa para a corrida, mas para nós como equipe, após um 2022 difícil, significa muito poder mostrar o nosso potencial”, continuou o campeão do IMSA de 2021.

“Gostaria de agradecer a toda equipe Action Express Whelen Engineering e à Cadillac pelo apoio contínuo, o trabalho incansável e as horas por trás das portas fechadas tentando fazer deste programa o melhor possível. Pessoalmente, também é muito gratificante conquistar a primeira pole para o Cadillac LMDh em uma pista que eu realmente gosto de pilotar”, destacou o brasileiro de 29 anos.

“Um começo maravilhoso para o nosso fim de semana. Espero que tenhamos uma corrida limpa. Acredito que estamos numa forte posição para a disputa”, completou Derani, que é o mais jovem tricampeão das 12 Horas de Sebring e o primeiro piloto a ganhar três vezes num período de quatro anos desde que o ex-campeão da F-1 Phil Hill conseguiu o mesmo feito, quase 60 anos atrás.

O grid de largada da classe GTP em Sebring:
1. #31 P. Derani / A. Sims / J. Aitken (Cadillac V-Series R) 1min45s836
2. #01 S. Bourdais / R. van der Zande / S. Dixon (Cadillac V-Series R) 1min45s923
3. #10 R. Taylor / F. Albuquerque / L. Deletraz (Acura ARX-06) 1min46s100
4. #06 N. Tandy / M. Jaminet / D. Cameron (Porsche 963) 1min46s426
5. #60 T. Blomqvist / C. Braun / H. Castroneves (Acura ARX-06) 1min46s603
6. #24 P. Eng / A. Farfus / M. Wittmann (BMW M Hybrid V8) 1min46s756
7. #07 M. Campbell / F. Nasr / M. Christensen (Porsche 963) 1min46s851
8. #25 C. De Phillippi / N. Yelloly / S. van der Linde (BMW M Hybrid V8) 1min46s908

Site: www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Instagram: @pipoderani
Twitter: @pipoderani

 

Jornalista Responsável: Fernanda Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Feras no grid: pilotos da Stock Car aceleram na Turismo Nacional

Vencedores na principal categoria do Brasil, Gaetano Di Mauro e Vitor Genz disputam Copa E…