Principal Matérias Outras Leandro Mello e Lubrificantes Mobil™ apresentam dicas para pilotar motocicleta na chuva com segurança

Leandro Mello e Lubrificantes Mobil™ apresentam dicas para pilotar motocicleta na chuva com segurança

Piloto de testes e embaixador da marca, indica providências que podem ajudar na estabilidade e evitar acidentes

Leandro Mello e Lubrificantes Mobil™ apresentam dicas para pilotar motocicleta na chuva com segurança Divulgação

Pilotar uma motocicleta exige bastante atenção. Fazer isso em condições de chuva requer ainda mais habilidade do motociclista. Para ajudar a chegar ao destino com mais segurança, Leandro Mello, piloto de teste, recordista brasileiro de velocidade e embaixador da marca de lubrificantes Mobil Super Moto™ – presente há mais de 150 anos no Brasil e a primeira a lançar um lubrificante para motos no país – apresenta algumas recomendações importantes.

Mesmo quem evita pilotar motocicletas em dias de chuva pode ser surpreendido por uma tempestade e terá de enfrentar o piso molhado. Nesses casos, é essencial que os cuidados sejam redobrados. “Um dos principais pontos são os primeiros minutos de chuva, onde toda a sujeira que está no asfalto e buracos, sobe para a superfície e torna o piso muito mais escorregadio. Se a chuva for forte, vai lavar rapidamente e o asfalto volta a ter uma aderência melhor, mesmo molhado. Mas é necessária muita atenção quando começa a chover, é o momento com pior condição de piso”, alerta Leandro. O piloto destaca ainda sobre o momento em que começam os alagamentos. “O motociclista deve redobrar a atenção. Essa condição esconde buracos e objetos que podem estar na pista. Então, quando tem chuva empoçando, precisamos ir muito mais devagar, pois o perigo pode estar bem na frente e não conseguimos ver”, completa.

Além de muita atenção do piloto, é importante que o veículo esteja com a manutenção em dia, como observar a vedação contra a umidade de seus componentes para evitar falhas de funcionamento e quebras mecânicas. Outros itens fundamentais são os pneus – que devem estar em condições apropriadas, pois são os únicos pontos de contato da motocicleta com o solo – sistemas de freio, iluminação, suspensão e transmissão. A correta manutenção da moto está diretamente ligada à integridade física do motociclista.

Utilizar acessórios que protegem da chuva como luvas e capa de chuva, específica para o uso em moto – que apresenta melhor vedação, além de possuir faixas refletivas para sua melhor visibilidade – também é uma dica valiosa. Além disso é importante usar capacete que tenha sistema de ventilação, para evitar o embaçamento durante a chuva, e botas com um solado mais aderente e impermeável.

O motociclista deve reduzir a velocidade da motocicleta e usar sempre o farol baixo, item que já é obrigatório, mesmo durante o dia, para melhorar a sua visibilidade. “Se começou a chover é hora de tirar a mão, ir um pouco mais devagar para que se tenha uma leitura melhor do tipo de piso e avançar progressivamente, sentindo a motocicleta”, afirma Leandro. Acelerações e frenagens bruscas também devem ser evitadas, em razão do risco de quedas. “Toda vez que chegar perto de um faixa pintada, por exemplo, e for cruzar com a moto inclinada, é importante levantar mais a moto, sair mais com o corpo e voltar a inclinar a moto logo depois. Frear ou acelerar em cima é muito perigoso”, alerta o piloto.

Leandro alerta ainda para uma informação equivocada, que pode provocar ainda mais instabilidade. “Não procede a informação de que murchar o pneu melhora a aderência ao asfalto. Murchar o pneu diminui o sulco de drenagem e faz você aquaplanar mais rápido”, comenta o piloto.

São inúmeras dicas para que a pilotagem em dias de chuva seja mais segura. Uma patinada no asfalto ou uma falta de atenção pode causar um acidente feio, com consequências graves. “Pilotar com segurança, seguindo algumas recomendações simples, que passam por cuidados com o veículo até rever os hábitos de pilotagem, pode evitar muitos contratempos”, completa Leandro.

Sobre a marca de lubrificantes Mobil™

Os lubrificantes Mobil™ estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. Seja levando astronautas para o espaço, movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos e caminhões. Acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a marca está em constante movimento junto aos seus consumidores, contribuindo com a evolução de suas trajetórias, rumo à novas conquistas. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™.

 

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Niterra, detentora das marcas NGK e NTK, destaca 5 fatos curiosos sobre a parte mecânica dos veículos

Empresa destaca, por exemplo, que programas de eficiência energética criados para redução …