Principal Matérias Outras Endurance: Sigma será o carro do campeão Orige na MotorCar Racing em 2023

Endurance: Sigma será o carro do campeão Orige na MotorCar Racing em 2023

Parceria, entre os atuais detentores do título da categoria, junto da Sigma P1 Engenharia e equipe Sigma Kraucher, ampliará as possibilidades de desenvolvimento do protótipo, projetado e fabricado 100% em território nacional

Layout do Sigma #444 (Divulgação)

O Sigma P1 G5 será o carro com que o catarinense Vicente Orige e sua equipe, a MotorCar Racing, vão buscar defender o título do Império Endurance Brasil em 2023. A mudança foi oficializada nesta terça-feira (14), numa parceria de piloto e time com a Sigma P1 Engenharia (responsável pela concepção do projeto) e a escuderia Sigma Kraucher (time responsável por colocar o protótipo em ação nas pistas do Brasil).

O anúncio estende a colaboração entre as partes: a MotorCar, chefiada pelo engenheiro Rafael Cardoso, já era a responsável pelo fornecimento de motores Chevrolet V8, da especificação LS3, aos modelos Sigma. Com a novidade, um modelo Sigma P1 irá, pela primeira vez na história do Endurance, competir fora da estrutura da Sigma Kraucher, atualmente operada pela Scuderia Chiarelli. A medida proporcionará um desenvolvimento conjunto, a ser executado por ambas as equipes, do protótipo com projeto e fabricação 100% realizados em território nacional.

Para defender o título conquistado em 2022, ao lado de Gustavo Kiryla, Vicente Orige terá a companhia do também catarinense Luiz Henrique Bonatti, estreante na competição, a bordo do Sigma #444. Já a equipe Sigma Kraucher irá alinhar um modelo G4 na abertura do campeonato, no próximo dia 25 de março, no autódromo do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). A estreia do segundo modelo G5 do grid deve ocorrer na segunda etapa, em 6 de maio, em Goiânia (GO). Em todas as provas do campeonato, o Sigma #2 será pilotado pelo trio Sérgio Jimenez, Aldo Piedade Jr. e Marcelo Vianna.

Juntos, Vicente Orige e os modelos Sigma conquistaram todas as pole positions da temporada 2022 do Império Endurance Brasil. O catarinense e os protótipos concebidos em Araricá (RS) também foram responsáveis por três vitórias nas oito etapas do último campeonato, na classificação geral (que engloba todas as categorias) e na classe P1, destinada às máquinas mais velozes do grid.

Layout do Sigma #444 (Divulgação)

Jindra Kraucher, diretor-geral da equipe Sigma Kraucher: “É muito bom termos os Sigmas aos cuidados de duas grandes equipes. Isso vai possibilitar aos engenheiros do carro, Pedro Fetter e Evandro Flesch, da Sigma P1 Engenharia, ficarem menos atrelados ao lado operacional dos carros, como até hoje ocorreu. Assim, ambos poderão se concentrar ainda mais no desenvolvimento dos bólidos e suas próximas versões. Já temos novos carros em fase final de construção, que chamamos de geração 5.1, que promete ser ainda mais eficiente do que o vitorioso G5 e que terão todas as suas evoluções, logicamente, repassadas a todos os times que utilizam modelos Sigma”.

 

Rafael Cardoso, diretor-geral e chefe de equipe da MotorCar Racing: “É, acima de tudo, um desafio. Deixamos uma zona de conforto, com carros muito bem acertados e equilibrados, que conhecíamos de ponta a ponta, para iniciar um trabalho em um carro novo, muito rápido e que já se mostrou muito competitivo. Precisaremos entender seu funcionamento, o que é um desafio muito grande e que, particularmente, gosto muito, pois mexe com nossa criatividade, desempenho e abre novas possibilidades. Estamos confiantes com essa parceria e acho que será um grande ano, em que vamos trabalhar muito para sermos competitivos. A competitividade está no DNA do Vicente [Orige] e da nossa equipe, então vamos trabalhar para que ele possa disputar a vitória em todas as corridas como já fazia”.

 

Vicente Orige, campeão do Império Endurance Brasil em 2022 e piloto do Sigma #444: “Andei cinco temporadas com um protótipo AJR e iniciamos, neste ano, um novo projeto. Vimos durante o ano passado e, sobretudo, na reta final do ano, um Sigma muito constante e rápido nas pistas. Iniciamos uma conversa durante as férias de verão e, graças a Deus, deu tudo certo. Meu antigo parceiro de pilotagem, Gustavo Kiryla, foi correr na Europa e convidei um amigo, que é o Luiz Henrique Bonatti, com experiência no kart, para estar ao meu lado nesta empreitada. É importante salientar que a Sigma é mais um fabricante de protótipos, de muita qualidade e em solo brasileiro. Serão muitos desafios, mas se Deus quiser vamos brigar pelo título novamente ao final da temporada”.

 

Jornalista Responsável: Geferson Kern

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Niterra, detentora das marcas NGK e NTK, destaca 5 fatos curiosos sobre a parte mecânica dos veículos

Empresa destaca, por exemplo, que programas de eficiência energética criados para redução …