Mineiro, que completa 14 anos nesta quarta-feira, disputará competição na República Tcheca, Dinamarca e Itália

Lucas Moura representará o Brasil no Troféu Academy da FIA (Gilmar Rose)

O mineiro Lucas Moura será o representante brasileiro no Troféu Academy da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) na edição de 2023, que contará com etapas na República Tcheca, Dinamarca e Itália.

Moura foi selecionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) por seu resultado no Campeonato Brasileiro de Kart do ano passado, na categoria OK Júnior, e seguindo os critérios estabelecidos pela FIA para a competição.

A vaga, a princípio, ficaria com o campeão da OK Júnior, mas o fato de Alfredinho Ibiapina – que conquistou o título – completar 15 anos em 2023 impediu sua participação pelas regras do Troféu Academy.

Vice-campeão, Gabriel Koenigkan também não poderá participar, pois irá competir no Europeu de Kart deste ano, o que o torna inelegível para a disputa pelo regulamento da FIA.

Artur Hoff (terceiro colocado no Brasileiro) e Fausto Filho (quarto) abriram mão da oportunidade por motivos pessoais. Guilherme Favarete (quinto) também não pode ser selecionado por não atender o critério de idade da competição. Desta forma, Moura – que foi o sexto colocado na disputa – ficou com a vaga.

O piloto, que completa nesta quarta-feira (15) 14 anos de idade, iniciou sua carreira no kart aos 7. De lá para cá, vem somando títulos e vitórias. Já foi bicampeão Mineiro (2017 e 2019), vice-campeão Paulista (2017), tricampeão da Taça Minas Gerais (2017, 2018 e 2019), campeão Catarinense (2021) e vice-campeão da Copa Brasil no ano passado na F4 Júnior.

Piloto mineiro completa 14 anos nesta quarta-feira (Gilmar Rose)

No Brasileiro de Kart, também já foi ao pódio em 2019 (terceiro lugar na Cadete), em 2021 (terceiro lugar na OK Júnior) e 2022 (quarto lugar na F4 Júnior).

“Minhas expectativas são boas. Será a primeira vez que vou correr na Europa e estou muito feliz pela oportunidade. Espero representar bem o Brasil e fazer boas corridas”, declarou Moura.

A disputa do Troféu Academy da FIA terá início entre os dias 18 e 21 de maio em Trinec (República Tcheca). A segunda etapa acontecerá entre 15 e 18 de junho em Rodby (Dinamarca) e a última rodada será entre 27 e 30 de julho em Cremona (Itália).

Criado em 2010, o Troféu Academy da FIA tem como objetivo revelar novos talentos, reunindo cerca de 50 pilotos do mundo todo, com idades entre 12 e 14 anos e indicados pelas entidades do automobilismo de cada país. Para garantir a igualdade na disputa, todos os equipamentos (chassis, motores e pneus) são idênticos, abrindo espaço para o talento dos pilotos aparecer na pista.

Estrelas da Fórmula 1 atual, como Charles Leclerc, George Russell e Esteban Ocon, já passaram pela competição.

Troféu Academy FIA 2023:
18-21/05 Trinec * (CZE)
15-18/06 Rodby * (DIN)
27-30/07 Cremona (ITA)

* Sujeito a inspeção técnica da pista

 

Texto por: Fran Oliveira/Fernanda Gonçalves/Américo Teixeira Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Firás Fahs busca primeiro pódio na categoria Graduados em Interlagos

O piloto de Foz do Iguaçu estreou na categoria Graduados no mês passado, marcando pontos F…