Principal Matérias Motovelocidade Honda Racing inicia o Brasileiro de Enduro 2023 na liderança de três categorias

Honda Racing inicia o Brasileiro de Enduro 2023 na liderança de três categorias

Vinícius Calafati (E1), Alexandre Valadares “Brankim” (E4) e Bárbara Neves (EF) começam na frente após as disputas em Mairiporã (SP)

Bárbara Neves, Alexandre “Brankim”, Rômulo Bottrel e Vinicius Calafati (da esquerda para direita), da Honda Racing, na abertura do Brasileiro de Enduro 2023. Crédito: Ney Evangelista/Mundo Press

Mairiporã (SP) – Em um final de semana (11 e 12/3) marcado por muita chuva e barro em Mairiporã, no interior paulista, a equipe Honda Racing iniciou o Campeonato Brasileiro de Enduro 2023 na liderança de três categorias. Vinicius Calafati foi o mais rápido da classe E1 com a motocicleta CRF 250RX. Acelerando a CRF 250F, Alexandre Valadares “Brankim” venceu a E4 e Bárbara Neves, a EF. Na classe E2, com a CRF 450RX, Rômulo Bottrel abriu a competição na vice-liderança.

Após as disputas de sábado, formadas por três voltas de aproximadamente 40 quilômetros e três especiais (trechos cronometrados), a chuva continuou forte e prejudicou o percurso da prova. Assim, a organização do evento cancelou a etapa prevista para este domingo. “Eu estava animado para competir neste segundo dia, mas infelizmente a chuva veio com muita força. Por uma questão de segurança, a segunda etapa foi cancelada”, conta Calafati.

Ele é o atual campeão brasileiro da E1 e da Elite (geral), na qual estreou em segundo lugar. “A primeira etapa sempre envolve uma certa tensão e a gente quer saber como está o nível de todos. O campeonato está aí e a disputa vai ser boa. Eu estou mais forte que nunca e vou trabalhar bastante para a próxima, com certeza vou defender os títulos com muita garra”, declara o paulista.

O mineiro Rômulo Bottrel, vice-líder da E2, confirmou o terceiro lugar da Elite. “Tive um problema no primeiro dia e acabei ficando preso na especial, o que me tirou muito tempo, mas os resultados mostraram que estou rápido e bem preparado. Vi que meu corpo está muito bem e sinto que estou encaixado com a moto. O entrosamento com a equipe também é muito bom, então estou bastante confiante para o resto do ano.”

Na E4, categoria direcionada às motocicletas nacionais, Brankim busca o terceiro título brasileiro consecutivo com a CRF 250F. “A abertura do campeonato foi difícil, com muita chuva e lama. A categoria E4 sempre é uma das mais disputadas e em 2023 não está diferente. Estou muito à vontade com minha CRF 250F, que já é uma moto muito boa e fácil de andar, e ainda foi muito bem-preparada pela equipe. Além da vitória na E4, fiquei entre os primeiros da geral com ela, então estou bem satisfeito”, explica o mineiro, oitavo colocado da Elite.

De olho no pentacampeonato nacional da categoria feminina, a goiana Bárbara Neves também conquistou vitória em Mairiporã. “Comecei com a mão direita, que é a mão que a gente acelera. A moto está 100%, a equipe pensou nos mínimos detalhes e isso traz uma confiança maior. O clima também é muito saudável dentro da Honda Racing. O primeiro dia foi bem pesado, mas deu tudo certo. Hoje eu estava com vontade de fazer outro resultado expressivo, não só na categoria feminina, entre os homens também. Optaram por cancelar a etapa deste domingo, acho que todo mundo queria acelerar, treinei bastante e estou preparada para isso, mas a integridade física é sempre prioridade. Vou me preparar ainda mais para as próximas, porque tem um campeonato inteiro pela frente”, finaliza a pilota.

A equipe Honda Racing de Enduro é patrocinada por Pro Honda, DID, ASW, Borilli Racing e Honda Seguros.

Resultados – Campeonato Brasileiro de Enduro 2023 (três primeiros)

1ª prova – Mairiporã (SP)

Elite (Geral)
1º – Patrik Capila #33
2º – Vinicius Calafati #1 – Honda Racing – CRF 250RX
3º – Rômulo Bottrel #22 – Honda Racing – CRF 450RX
8º – Alexandre Valadares “Brankim” #92 – Honda Racing – CRF 250F

E1
1º – Vinicius Calafati #1 – Honda Racing – CRF 250RX
2º – Loandro Anton #133
3º – Eduardo Precybelovicz #10

E2
1º – Patrik Capila #33
2º – Rômulo Bottrel #22 – Honda Racing – CRF 450RX
3º – Bruno Martins #6

E4
1º – Alexandre Valadares “Brankim” #92 – Honda Racing – CRF 250F
2º – Flávio Volpi #16
3º – Celso Oliveira Neto #60

EF
1º – Bárbara Neves #116 – Honda Racing – CRF 250F
2º – Gabriela Zanotto #109
3º – Patricia Campos #788

Calendário – Brasileiro de Enduro 2023
2ª prova (3ª e 4ª etapas) – 21 a 23/4 – Patrocínio (MG)
3ª prova (5ª e 6ª etapas) – 26 a 28/5 – Venda Nova do Imigrante (ES)
4ª prova (7ª e 8ª etapas) – 16 a 18/6 – Novo Horizonte (SC)
5ª prova (9ª e 10ª etapas) – 21 a 23/7 – Aracruz (ES)
6ª prova (11ª e 12ª etapas) – 25 a 27/8 – Belo Vale (MG)
7ª prova (13ª e 14ª etapas) – 13 a 15/10 – Tapejara (RS)

 

Jornalista responsável: Ângela Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Eric Granado recebe alta médica após acidente em etapa da MotoE na Alemanha

Brasileiro foi diagnosticado com concussão cerebral e se recupera em casa, aguardando a re…