Principal Matérias Motovelocidade Honda Racing inicia disputa do Brasileiro de Rally Cross Country 2023

Honda Racing inicia disputa do Brasileiro de Rally Cross Country 2023

Bissinho Zavatti, Martin Duplessis, Gabriel Soares e Tiago Wernersbach estão confirmados no Rally Minas Brasil, na região de Araxá (MG) 

Gabriel Soares, piloto mineiro da equipe Honda Racing de Rally 2023, vai competir “em casa” no Rally Minas Brasil 2023. Crédito: Alberto Barbosa/Mundo Press

Araxá (MG) – A temporada 2023 do Brasileiro de Rally Cross Country para motocicletas terá início nesta semana, entre os dias 8 e 11 de março, com a realização das três primeiras etapas do campeonato. O Rally Minas Brasil será palco da abertura da competição e irá percorrer aproximadamente 700 quilômetros pela região de Araxá (MG). Destaque na prova, a equipe Honda Racing está completa para o desafio. Os pilotos Bissinho Zavatti e Martin Duplessis aceleram na categoria Moto 1 com a CRF 450RX – mesmo modelo que Gabriel Soares “Tomate” utiliza na Moto 2. Tiago Wernersbach, na classe Brasil, conta com a CRF 250F.

O roteiro inclui trechos de montanha e sinuosos, zonas de plantação, pedras e pontos de trial. Além de Araxá, os competidores passarão pelas cidades de Ibiá, Tapira, Pratinha e Sacramento. “As expectativas são ótimas, os resultados do ano passado foram muito bons e o nosso time chega forte para a temporada 2023. Os pilotos estão confiantes e nós também, trabalhamos bastante na pré-temporada para começar bem o ano”, conta o chefe de equipe Dário Júlio Lopes.

Atual campeão geral do Sertões e bicampeão brasileiro pela classe Moto 2, o piloto Bissinho Zavatti irá estrear na categoria Moto 1. “Fiz uma temporada muito boa em 2022 e venho no mesmo ritmo de treino. Tem tudo para ser uma grande prova. Araxá é uma região que eu gosto muito de andar, passa por lugares bonitos e montanhosos, com trechos sinuosos, pedras e pontos bem técnicos. Será abertura do Campeonato Brasileiro e tenho certeza de que todo mundo quer fazer um bom resultado. Estou pronto, muito preparado para começar o ano da melhor forma”, afirma o paulista de Monte Alto.

Já o argentino Martin Duplessis chega embalado pela vitória na SARR (South American Rally Race), realizada em fevereiro. Na prova, válida como abertura do Campeonato Latino-Americano da modalidade, na Argentina, ele venceu a geral das motos e a classe Moto 1. “Já estou no Brasil para a abertura do campeonato, estou muito motivado. Treinei bastante e ainda consegui ritmo de prova na SARR, então chego com muita vontade de obter um bom resultado. Quero ganhar, treinei muito para isso, e espero fazer uma grande corrida”, declara Duplessis.

Gabriel Soares, piloto mineiro da equipe Honda Racing de Rally 2023, vai competir “em casa” no Rally Minas Brasil 2023. Crédito: Alberto Barbosa/Mundo Press

Pelo segundo ano na modalidade, o mineiro Gabriel Soares “Tomate” teve uma estreia de peso em 2022 – selada pelos títulos brasileiros de Rally Baja na geral e na categoria Moto 2. “Estou muito animado para essa segunda temporada no rally, o primeiro ano foi de muito aprendizado e eu ainda fui campeão brasileiro, o que dá um impulso ainda maior para 2023. Sou de Minas Gerais, então posso dizer que vou correr em casa em Araxá. Tenho certeza de que a prova vai ser boa e estou muito bem fisicamente. Juntando a parte física e o fato de eu estar muito mais encaixado na moto de rally, tem tudo para ser um grande evento. Vou em busca da vitória para a Honda Racing”, avisa.

O capixaba Tiago Wernerbach vem de temporada inesquecível pela classe exclusiva para motocicletas nacionais. Invicto nas provas do Brasileiro de Rally Cross Country 2022, ele celebrou o bicampeonato nacional pela classe Brasil, além da segunda vitória consecutiva pela categoria no Sertões. “As expectativas são as melhores, vamos começar mais um ano e estou muito focado para buscar os objetivos da temporada. O Rally Minas Brasil é uma prova bem organizada, tenho certeza de que vai ser uma grande abertura para 2023”, conclui.

A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, DID, Fly e Honda Seguros.

Programação* – Rally Minas Brasil 2023
Parque de apoio – Grande Hotel Termas de Araxá – Araxá (MG)

8/3 (Quarta-feira)
14h – Prólogo
Deslocamento inicial – 14,25 km
Trecho cronometrado – 11,94 km
Deslocamento final – 11,69 km
Total – 37,88 km

18h – Briefing para equipes de apoio
19h – Briefing para competidores

9/3 (Quinta-feira) – Etapa 1
8h – Largada Especial – Etapa 1
Deslocamento inicial – 11,81 km
Trecho cronometrado – 201,88 km
Deslocamento final – 11,73 km
Total – 225,42 km

19h – Briefing

10/3 (Sexta-feira) – Etapa 2
8h – Largada Especial – Etapa 2
Deslocamento inicial – 25,30 km
Trecho cronometrado – 182,42 km
Deslocamento final – 24,98 km
Total – 232,70 km

19h – Briefing

11/3 (Sábado) – Etapa 3
8h – Largada Especial – Etapa 3
Deslocamento inicial – 11,73 km
Trecho cronometrado – 186,74 km
Deslocamento final – 11,70 km
Total – 210,17 km

19h – Cerimônia de premiação

TOTAL PERCURSO: 706,17 km
TOTAL TRECHOS CRONOMETRADOS: 582,98 km. 

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

 

Jornalista responsável: Ângela Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Recém-inaugurada Arena Dream Car viabilizará a retomada do campeonato de Supermoto em São Paulo, que já não ocorria há uma década

Em parceria com a Federação Paulista de Motociclismo, a partir de maio serão realizadas 8 …