Principal Sem categoria NGK destaca os benefícios da utilização de velas especiais

NGK destaca os benefícios da utilização de velas especiais

De acordo com a multinacional japonesa, componentes feitos com materiais nobres proporcionam partida mais rápida e melhor aceleração e estabilidade de marcha lenta, além de economia de combustível

Divulgação

 

São Paulo, fevereiro de 2023 – Uma das recentes evoluções ocorridas em motores a combustão interna é a aplicação cada vez mais frequente das velas de alto desempenho. De acordo com a NGK, multinacional japonesa especialista em sistemas de ignição, o diferencial das velas especiais é obter os benefícios de desempenho, aceleração e dirigibilidade com um custo reduzido e sem modificar o veículo.

Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil, explica que o uso desses materiais – compostos pelas linhas G-Power, com ponta do eletrodo central de platina, e Iridium IX, com ponta de eletrodo central de Irídio – é uma opção segura para melhorar o sistema de ignição de veículos que utilizam velas convencionais – aquelas fabricadas com eletrodos de níquel.

Velas especiais não mudam características mecânicas do veículo

As duas linhas possuem um diâmetro de eletrodo central bem mais fino do que a vela de níquel que proporciona maior ignibilidade da vela, assim como menor massa no eletrodo, partida mais rápida, melhor aceleração e estabilidade de marcha lenta, além de rotações constantes e economia de combustível.

Linha G-Power apresenta um desenho exclusivo do eletrodo lateral com perfil trapezoidal que facilita a propagação da frente de chamas. Já a Linha Iridium IX tem a ponta chanfrada, que aperfeiçoa a propagação da frente de chamas e reduz a absorção de energia, melhorando a queima do combustível.

O uso de velas especiais não altera as características mecânicas do veículo, portanto os cuidados são os mesmos das velas convencionais. “O mecânico deve instalar o material com cuidado no alinhamento da rosca, rosquear manualmente, aplicar o torque correto e não bater na vela para não causar danos no isolador cerâmico ou fechar os eletrodos”, aconselha Mori.

Manutenção  

Para atingir o melhor desempenho das velas, Hiromori indica seguir o plano de manutenção da montadora. Caso o consumidor não disponha do manual ele pode solicitar ao mecânico que realize uma inspeção visual do material. Se houver alguma irregularidade ou a vela já tiver atingido a quilometragem de troca, é necessário realizar a substituição.

Linhas Laser Platinum e Laser Iridium

A NGK também possui as linhas Laser Platinum e Laser Iridium, utilizadas por montadoras como equipamento original de fábrica. Com os limites de emissões de poluentes cada vez mais baixos, precisa-se garantir uma queima de combustível perfeita. As tecnologias das velas especiais em conjunto com as tecnologias dos motores garantem menor emissão favorecendo o meio ambiente e garantindo uma alta durabilidade.

“As velas especiais foram desenvolvidas tanto para o mercado de montadoras como o de reposição automotiva para levar ao mercado a tecnologia do produto NGK com material de alta qualidade e desempenho. Esse mix oferece um amplo leque de benefícios aliado a uma grande tradição na fabricação de velas de ignição”, finaliza o especialista.

Sobre a NGK

Fundada em 1936, em Nagoya, no Japão, a NGK é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há mais de 60 anos, conta com aproximadamente 1.300 funcionários e tem uma fábrica com 625 mil m2 em Mogi das Cruzes, SP. A empresa – detentora das marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores e ferramentas de corte) – disponibiliza em seu site dezenas de opções de cursos online para mecânicos e aplicadores de produtos. Para mais informações, acesse: http://www.ngkntk.com.br/.

 

Texto por: Gabrielle Pepato/Fabiano Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Moraes empolga equipe com prova de superação no deserto

Com problema nos pneus logo no início, brasileiro caiu para 23º e chegou em 3º, mantendo-s…