Principal Matérias Velocidade no Asfalto Laurent Guerinaud estreia com drama na luta pelo tetracampeonato na Fórmula Vee

Laurent Guerinaud estreia com drama na luta pelo tetracampeonato na Fórmula Vee

Piloto Rokim/Motul recebe punição polêmica por acidente e ainda enfrenta quebra de embreagem na primeira etapa do Campeonato, em Interlagos.

São Paulo, 13 de fevereiro de 2023. Um verdadeiro drama. Na verdade, dois! Assim foi a estreia de Laurent Guerinaud na busca pelo tetracampeonato paulista da Fórmula Vee. O piloto francês foi punido por um acidente e ainda enfrentou quebra de embreagem nas provas disputadas no último fim de semana, em Interlagos.

O drama começou no sábado, ainda na largada para prova de abertura da primeira etapa do Campeonato Paulista. O piloto francês evitou um acidente com carros mais lentos no grid e desviou para fazer a ultrapassagem. A manobra foi seguida por um acidente envolvendo outros três carros. Todos seguiram na pista.

Guerinaud assumiu a liderança até o final, quando cruzou a linha de chegada em primeiro, com cerca de 14 segundos de vantagem. Ainda faturou a melhor volta. Mas uma hora após o encerramento da prova, ele recebeu uma punição com o acréscimo de um minuto no tempo final pelos comissários desportivos da Fasp, a Federação de Automobilismo de São Paulo.

“É uma decisão controvérsia, que me tira o resultado conseguido na pista”, disse Laurent Guerinaud. “Convido todos a olharem as imagens nas minhas redes sociais e formarem a sua própria opinião.”

Com a punição, Guerinaud caiu para a nona posição. A vitória ficou com o garoto Kauan Morais, campeão da FVee Júnior em 2022.

Na segunda prova, mais uma dificuldade. Já na volta de apresentação, a embreagem começou a patinar. Mesmo assim, o piloto Rokim/Motul foi para a luta, assumiu a liderança e ainda disputava a vitória quando a peça finalmente quebrou. “A embreagem patinava em todas a retomadas, mas apesar da perda de rendimento, consegui me manter na disputa. Quando quebrou, não tive o que fazer a não ser encostar o carro e abandonar a prova”, lamentou.

Os resultados serviram como um déjà-vu, expressão bem apropriada no momento para o francês. Nas três conquistas no Campeonato Paulista, ele sempre passou por adversidades e arrancou para o título nas últimas provas.

“Pelo jeito, a história está se repetindo”, afirmou. “Este foi um início muito ruim, além da vitória na primeira prova, perdi pontos importantes. Mas deu para perceber que estamos muito competitivos, me acostumei rápido com carro novo. Agora só resta aguardar a próxima etapa para subir a ladeira mais uma vez. Continuo muito confiante!”

Assim, Laurent Guerinaud começa o Campeonato na 16ª posição na classificação geral.

A segunda etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Vee será nos dias 14 a 16 de abril, novamente em Interlagos. Ao todo, a competição terá oito etapas, com provas também no Velocitta, em Mogi Guaçu. Antes, acontece a abertura da Copa ECPA e da FVee Open, dias 18 e 19 de março, em Piracicaba (SP).

Para acompanhar Laurent Guerinaud no Instagram e ver as imagens do acidente: @laurentguerinaud

Para saber como competir no Campeonato Paulista, na Copa ECPA e na FVee Open, acesse www.fvee.com.br e siga também no Instagram, Facebook e TikTok em @formulaveebrasil, ou escreva para contato@formulavee.com.br

Resultado da 1ª prova pela 1ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, sábado (11/2), em Interlagos:

Kauan Morais, 25min13s849
Renan Casetta, 25min14s964
Gabriel Marçon, 25min15s083
Ara Mendonça, 25min22s298
Levi Simões, 25min31s227
Vyctor Sgarbi, 25min31s303
Lucas Veloso, 25min45s413
Daniel Rienda, 25min46s506
Laurent Guerinaud, 26min00s080
Sandro Andrade, a 1 volta
Pedro Henrique, a 1 volta
Fabio David, a 1 volta
Otavio Artoni, a 4 voltas
Vinas de Andrade, a 8 voltas
Resultado da 2ª prova pela 1ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, domingo (12/2), em Interlagos:

Levi Simões, 25min11s465
Lucas Veloso, 25min15s927
Pedro Henrique, 25min16s010
Kauan Morais, 25min21s833
Daniel Rienda, 25min24s765
Marcos Fortuna, 25min32s948
Vinícius Brito, 25min38s185
Fabio David, a 1 volta
Sandro Andrade, a 1 volta
Otavio Artoni, a 1 volta
Guilherme Ribeiro, a 1 volta
Laurent Guerinaud, a 7 voltas
Vinas de Andrade, a 7 voltas
Caio Castro, a 11 voltas
Classificação geral do Campeonato Paulista após a 1ª de 8 etapas:

Kauan Morais – 34 pontos
Levi Simões – 32
Lucas Veloso – 27
Gabriel Marçon – 25
Vinícius Brito – 25
Ara Mendonça – 24
Marcos Fotuna – 24
Pedro Henrique – 21
Daniel Rienda – 20
Renan Casseta – 18
Caio Castro – 18
Guilherme Ribeiro – 15
Vyctor Sgarbi – 15
Sandro Andrade – 13
Fabio David – 12
Laurent Guerinaud – 7
Otavio Artoni – 6
Vinas de Andrade – 0

Sobre os patrocinadores de Laurent Guerinaud:

Rokim Automotive (www.rokim.com.br)

A Rokim Automotive, fundada em 2012 em São Paulo, importa e comercializa equipamentos automotivos de oficina como, por exemplo, elevadores automotivos. Os produtos da Rokim Automotive se destacam pela tecnologia avançada, porém acessível, que providencia aos usuários a maior segurança e produtividade e o menor custo operacional. Com a homologação de seus produtos por várias montadoras e um pós-venda exemplar, a Rokim Automotive se destaca como líder no mercado das concessionárias e oficinas de alto padrão em todo Brasil. “Vimos no Laurent um grande piloto, apaixonado pelo automobilismo, espelhando os valores da Rokim Automotive, como sempre buscando o melhor de si mesmo”, disse o diretor Lionel Rossignol. “Agora, com essa parceria, nós vamos escrever juntos um novo capítulo da história do automobilismo brasileiro!”

Motul (www.motul.com)

Há mais de 165 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, veículos pesados (heavy duty), veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a divisão MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.

Presente no Brasil desde 1992, a Motul tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, IMSA, Rallycross, F1 Boat e Rally dos Sertões.

“A nossa estratégia de investimento no esporte de velocidade permeia diferentes categorias. Temos muito orgulho de apoiar um francês ‘abrasileirado’, como a própria Motul”, comentou Mariano Perez, CEO da Motul Brasil.

Nobile Assessoria Contábil (www.nobilecontabilidade.com.br)

A Nobile é uma empresa de assessoria e consultoria contábil, cujo propósito é ajudar o empreendedor a ter mais tempo para focar naquilo que realmente importa: o seu negócio.

GiPA (www.gipa.eu)

Laurent Guerinaud é diretor de GiPA do Brasil, instituto de referência em inteligência e pesquisas no aftermarket automotivo. A GiPA está presente em 40 países e possui 35 anos de experiência, tem escritório desde o ano 2000 no Brasil, onde se tornou referência em inteligência de mercado no aftermarket automotivo. A maioria das montadoras são clientes da GiPA de Brasil, além de fabricantes de peças de reposição, pneus, lubrificantes, tintas, seguradoras, bancos, etc.

Fernando Santos

Comunicação FVee

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Túlio Bendo lidera os treinos da Fórmula Truck em Guaporé

O piloto catarinense foi apenas 36 milésimos de segundos mais rápido do que o paranaense P…