Principal Matérias Velocidade no Asfalto Stuttgart Motorsport disputa as Quatro Horas de Santa Cruz do Sul

Stuttgart Motorsport disputa as Quatro Horas de Santa Cruz do Sul

Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport de Jacques Quartiero/Danilo Dirani

Bem posicionada nos campeonatos das categorias GT3 e GT4, a Stuttgart Motorsport disputa neste sábado (26 de novembro) as Quatro Horas de Santa Cruz do Sul visando permanecer na luta pelos títulos do Endurance Brasil 2022. A sexta etapa do campeonato terá largada às 12:00 com transmissão ao vivo pelo BandSports e pelo canal do Imperio Endurance Brasil no YouTube.

Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller estarão ao volante do Porsche 911 GT3 R número 55. O trio está empatado em pontos na vice-liderança da classe GT3 e ocupa a quarta colocação na Força Livre, que engloba todas as categorias do campeonato. A Stuttgart Motorsport lidera a classe GT4 com o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport número 21 da dupla Jacques Quartiero/Danilo Dirani. A dupla Bruno Xavier/Luiz Landi, do GT4 Clubsport número 718, ocupa o quinto lugar no campeonato. Xavier não correrá em Santa Cruz do Sul devido a compromissos particulares e será substituído nesta etapa por Tom Filho, campeão do Endurance Brasil na extinta categoria GT4 Light em 2021, duas vezes campeão da Porsche Club Cup (individual e por equipes) e três vezes campeão na Porsche Cup Brasil (classes Light, Endurance e Overall).

Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport número 718

Ricardo Mauricio acredita que o Porsche 911 GT3 R tem boas chances de conseguir um resultado positivo em Santa Cruz do Sul. “É uma pista que sempre foi muito boa para nós. Tem muitas frenagens fortes e curvas de baixa, onde o GT3 R é muito bom. A corrida anterior em Santa Cruz do Sul (terceira etapa do campeonato) não foi ideal porque tínhamos ‘lastro de sucesso’ e agora, por conta da nossa posição no campeonato, vamos ter um pouco menos de peso extra”, diz. “Por outro lado, a pista foi recapeada e vamos andar em um asfalto novo. Ele é mais abrasivo, gera mais aderência, e a gente pode se beneficiar por ter um desgaste menor de pneus mais baixo que o dos nossos concorrentes. Vamos ficar atentos porque, na corrida da Stock, o asfalto soltou um pouco e isso pode se repetir (espero que não aconteça!). Os GTs e protótipos P1 são mais rápidos que os Stock e, dependendo do carro e da categoria, geram forças laterais de 1.200 kg ou mais ao contornar as curvas.

Depois de Santa Cruz do Sul, o Endurance Brasil encerrará a temporada com uma rodada dupla no autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 16 e 17 de dezembro (sexta-feira e sábado). A primeira corrida desse fim de semana terá três horas de duração e substituirá a etapa que deveria ter acontecido em Santa Cruz do Sul no dia 5 de novembro, cancelada devido aos bloqueios nas estradas. A corrida final, no sábado, terá quatro horas de duração. Além dos três carros inscritos na corrida, a Stuttgart terá outros dois na retaguarda: o Safety Car (Porsche 911 Carrera GTS) e o Medical Car (Porsche Macan GTS).

Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport de Jacques Quartiero/Danilo Dirani

Stuttgart: 25 anos como referência Porsche no Brasil

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera oito Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.

Sobre a Stuttgart Motorsport

A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).

Fotos: Ricardo Saibro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

AMG Cup: Thaline Chicoski busca sua primeira vitória em Interlagos

Pilota Cavaleiro Sports quer repetir feito obtido no último mês pela Copa Hyundai HB20 A c…