Principal Matérias Velocidade na Terra Rally Ecológico 2022 destaca o pantanal mato-grossense

Rally Ecológico 2022 destaca o pantanal mato-grossense

Um percurso de 202 quilômetros entre as cidades de Várzea Grande e Poconé, levou os participantes até o pantanal mato-grossense. Mais de 1.000 mudas de árvores nativas foram plantadas na ação de 2022

Rally Ecológico é considerado a porta de entrada para o rally de regularidade

Por meio do Rally Ecológico realizado neste último sábado (19), pilotos e navegadores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do Pantanal mato-grossense e percorrer parte da famosa Transpantaneira. De acordo com a organização do evento, a Cronorally e o Sportsmotor Clube de Automobilismo, cerca de 95% do grid formado por 57 veículos inscritos (e aproximadamente 180 pessoas), nunca estiveram na região.

A largada da competição foi em frente a Prefeitura de Várzea Grande, às 8h. De lá, os competidores seguiram pelos vilarejos de Poço Fundo, Pirizal, Porto Cercado e Porto Jofre, com destino a cidade de Poconé. A chegada aconteceu as margens do Rio Pixaim, no Hotel Pantanal Mato Grosso.

Rally Ecológico 2022 teve um percurso de 202 km e reuniu 57 veículos

Porta de entrada para iniciantes

O grande diferencial do Rally Ecológico é que ele é feito para pessoas iniciantes no rally de regularidade, sendo considerado uma das portas de entrada para o esporte. As categorias disponíveis são 4×4 Máster, 4×4 Turismo, 4×2 Turismo, Motos, Motos Over 40, Motos Big Trail.

“Em todas as edições, sempre trazemos novas pessoas para a prática do off-road, por isso, levantamos um roteiro com nível leve de obstáculos”, explica o diretor de prova, Haroldo Pires. “Passamos por estradas de fazendas e vicinais, com cascalho, erosões e, devido à seca, poucas poças d’água. No entanto, exploramos a questão da navegação, para dar mais emoção às duplas. Foi diversão, alegria e aproveitar o Pantanal mato-grossense”, completou.

O evento levou os participantes ao Pantanal mato-grossense

Programa para famílias

Outra característica que chama a atenção no Rally Ecológico é a presença de crianças e famílias inteiras que participam do evento, tanto que na categoria 4×2 Turismo, o primeiro lugar foi conquistado pela família Nogueira, com o piloto Zeca, a navegadora Luana e os filhos João e Pedro que, inclusive, ao serem chamados para ocupar o topo do pódio, ficaram extremamente alegres e comemoram bastante o feito.

“Esse é um esporte muito gostoso, e as provas do Ecológico são incríveis. É importante estarmos juntos em um momento como esse, onde conhecemos lugares novos e vivemos (e compartilhamos) novas experiências”, disse Luana. É válido falar que Zeca é organizador do Rally da APAE que, no ano passado arrecadou mais de R$ 40 mil para a entidade e, em 2023, realizará a sexta edição.

Cunho social e ambiental

Um dos pilares do Rally Ecológico é o plantio de mudas de árvores nativas e, na edição de 2022, foram aproximadamente 1 mil exemplares plantados. Ainda, as vésperas do evento, foram arrecadadas 150 cestas básicas e entregues à Secretaria Municipal de Assistência social.

Para quem quiser fazer parte desta aventura em 2023, já pode reservar a data na agenda: 18 de novembro, com um elemento a mais. “Será um rally da meia noite. Isso mesmo, teremos um rally noturno”, divulgou o diretor geral do evento, Luiz Galvan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Disputas por títulos nacionais agitarão o Rally Terra Verde

Evento inédito conclui o Brasileiro de Rally Baja em São Carlos (SP) com brigas acirradas …